IMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADE

PHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHING

Autores

  • Andréa Cristina Souza de Jesus Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180303%20

Palavras-chave:

Ensino de Física; Educação de Jovens e Adultos; Formação inicial de professores; Imaginário.

Resumo

Relatamos aqui resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar imaginários de um grupo de licenciandos em física sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino nessa modalidade. Como apoio teórico-metodológico, utilizamos aportes da Análise de Discurso, conforme publicações de Eni Orlandi. A análise ocorreu a partir das respostas dadas pelos licenciandos a quatro questões abertas sobre a EJA. Os resultados revelam que os imaginários dos licenciandos relacionam-se pouco com seus saberes construídos na formação inicial e são decorrentes de suas vivências em diversas condições de produção, evidenciando aspectos como a preocupação com a carga horária reduzida da modalidade, o vínculo da EJA somente ao processo de alfabetização e a necessidade de simplificar os conteúdos de física.

We report here a qualitative study's outcomes whose goal was to investigate a future physics teachers group's imaginary about Youth and Adult Education (EJA) and this modality's teaching. As theoretical and methodological support, we used contributions of Discourse Analysis, mainly those by Eni Orlandi. The analysis was based on responses given by the individuals to four open questions about EJA. The results revealed that the future teachers' imaginaries relate very little to their initial training's knowledge, and derive from their experiences in different production conditions; resulting in aspects such as concern with reduced workload, EJA's bond only to the literacy process and the need to simplify physics content.

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Publicado

2016-08-31 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS