CARACTERIZAÇÃO DAS INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS EMITIDAS DURANTE ATIVIDADE DISCURSIVA POR UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA SEMIÓTICA

CIRCUMSTANTIAL INDICATIONS CHARACTERIZATION TRANSMITTED DURING DISCURSIVE ACTIVITY BY A SCIENCE TEACHER: A SEMIOTIC READING

Autores

  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Marcela Teixeira Godoy Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Andreia de Freitas Zômpero Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180302%20

Palavras-chave:

Educação científica; Semiótica; Sinais; Análise de discurso.

Resumo

Baseados na teoria da Comunicação de Prieto, propomos uma transposição didática com o objetivo de estabelecer análises que permitam estruturar e compreender determinadas dinâmicas discursivas na escola. O principal conceito a ser destacado da teoria é o signo de tipo indicação circunstancial. Mostra-se que há atividades discursivas em que o professor se serve da emissão de indicações circunstanciais como instrumentos de interlocução para contextualizar o assunto e estimular a reflexão dos estudantes, tornando-os participantes ativos na construção do conhecimento. Fazendo uso de metodologia qualitativa, cinco aulas de um professor de ciências foram examinadas. Entre as várias emissões sígnicas produzidas pelo professor, é possível identificar signos qualificados de indicações circunstanciais que se apresentam com diversas características e fins instrucionais. Como se poderá constatar, o emprego das indicações circunstanciais se justifica por sua fundamental participação na contextualização discursiva e na função cognitiva com vistas ao aprimoramento conceitual dos aprendizes.

Based on Prieto's theory of communication we propose a didactic transposition of its concepts to establish an analytical look to understand certain discursive dynamics in classroom. The main concept of the theory to be highlighted is circumstantial indication sign. In the discursive activities, it is shown that the teacher serves up of circumstantial indications emission as interlocution tools to contextualize and encourage discussion with students, thus making them active participants in constructing knowledge. Making use of qualitative methodology, five science teacher classes were examined. In moments of discursive process of these classes, and between various semiotic emissions produced by the teacher, it is possible to identify certain types of signs qualified as circumstantial indications that present different characteristics and purposes in education. As we will see, the use of circumstantial indications is justified by its fundamental role in cognitive function and discursive context in order to enhance the learners' concepts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR JR., O. G.; MORTIMER, E. F. Tomada de consciência de conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, 10, 2, p. 179-207, 2005. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm>. Acesso em: 9 mar. 2014. [ Links ]

BAILIN, s Critical thinking and science education. Science & Education, Netherlands, 11, p. 361-375, 2002. [ Links ]

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. Tradução de M. Lahud e Y. T. Vieira. São Paulo: Hucitec, 1992. [ Links ]

BUYSSENS, E. Semiologia & comunicação linguística. São Paulo: Cultrix, 1974. [ Links ]

CAPECCHI, M. C. V. M.; CARVALHO, A. M. P. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 171-189, 2000. [ Links ]

COJOCARIU, V. M.; BUTNARU, C. E. Asking questions: critical thinking tools. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Amsterdam, v. 128, p. 22-28, 2014. [ Links ]

COLL, Cesar; ONRUBIA, Javier. A construção de significados compartilhados em sala de aula: atividade conjunta e dispositivos semióticos no controle e no acompanhamento mútuo entre professores e alunosIn: COLL, C. (Org.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 143-169. [ Links ]

COUTINHO, M. J.; ALMEIDA, P. A. Promoting student questioning in the learning of Natural Sciences. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Amsterdam, v. 116, p. 3781-3785, 2014. [ Links ]

DRIVER, R.; NEWTON, P.; OSBORNE, J. Establishing the norms of scientific argumentation in classrooms. Kawalkar, v. 84, p. 287-312, 2000. [ Links ]

DUVAL, R Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Colombia: Universidad del Vale, 2004. [ Links ]

ECO, H. Tratado geral de semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003. [ Links ]

EDWARDS, D.; MERCER, N. Common knowledge: the development of understanding in the classroom. London: New York: Routledge, 1993. [ Links ]

FIDALGO, A Semiótica: a lógica da comunicação, 1998. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt >. Acesso em: 9 out. 2005. [ Links ]

FIDALGO, A.; GRADIM, A. Manual de semiótica, 2005. Disponível em: http://www.ubi.pt >. Acesso em: 9 out. 2005. [ Links ]

FONTANA, R. Ap. C. Mediação pedagógica na sala de aulaCampinas: Autores Associados, 2005. [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010. [ Links ]

JAIPAL, k. Meaning making through multiple modalities in biology classroom: a multimodal semiotics discourse analysis. Science Education, London, 94, p. 48-72, 2010. [ Links ]

KAWALKAR, A.; VIJAPURKAR, J. Scaffolding Science Talk: the role of teachers' questions in the inquiry classroom. International Journal of Science Education, London, v. 35, n. 12, p. 2004-2027, 2013. [ Links ]

KUBLI, F. Science teaching as dialogue: Bakthin, Vygotsky and some applications in the classroom. Science & Education, Netherlands, v. 14, p. 501-534, 2005. [ Links ]

LEACH, J Students understanding of the co-ordination of theory and evidence in science. International Journal of Science Education, London, 21, 8, p. 798-806, 1999. [ Links ]

LORENCINI JR., A. O ensino de ciências e a formulação de perguntas e respostas em sala de aula. In: TRIVELATO, S. L. F. (Org.). Coletânea Escola de Verão para professores de prática de ensino de física, química e biologia. São Paulo: FEUSP, 1995. p. 105-114. [ Links ]

MALONEY, J.; SIMON, S. Mapping children's discussions of evidence in science to assess collaboration and argumentation. International Journal of Science Education, London, v. 28, n. 15, p. 1817-1841, 2006. [ Links ]

MARTINS, Isabel et al Contribuições da análise crítica do discurso para uma reflexão sobre questões do campo da Educação Ambiental: olhares de educadores em ciências. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 129-154, 2008. [ Links ]

MARTINS, Isabel et al Contributions from critical perspectives on language and literacy to the conceptualization of scientific literacy. In: LINDER, Cedric; ÖSTMAN, Leif; WICKMAN, Per-Olof (Ed.). Promoting scientific literacy: science education research in transaction proceedings of the Linnaeus Tercentenary Symposium. Sweden: Uppsala, 2007. [ Links ]

MONACO, Sebastián. Compreender la educación para enseñar mejor: acciones docentes apoyadas em la psicolinguística. Enseñanza de las ciências, Barcelona, n. 31.2, p. 209-227, 2013. [ Links ]

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de Ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, 7, 3, p. 283-306, 2002. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm >. Acesso em: 15 maio 2015. [ Links ]

NERI DE SOUZA, F. Questionamento activo na promoção da aprendizagem activa. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2009, Florianópolis. Anais... Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009. p. 1-12. [ Links ]

OGDAN, C. K.; RICHARDS, I. A. The meaning of meaning. USA: HBJ, 1989. [ Links ]

OLIVEIRA, M. K Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993. (Série Pensamento e Ação no Magistério). [ Links ]

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, SP: Pontes, 1996. [ Links ]

OSBORNE, J.; ERDURAN, S.; SIMON, S. Enhancing the quality of argument in school science. Journal of Research in Science Teaching, USA, v. 41, n. 10, p. 994-1020, 2004. [ Links ]

PRAIN, V.; WALDRIP, B. An exploratory study of teachers 'and students' use of multi-modal representations of concepts in primary science. International Journal of Science Education, London, v. 28, n. 15, p. 1843-1866, 2006. [ Links ]

PRIETO, L. J. Mensagens e sinais. São Paulo: Cultrix, 1973. [ Links ]

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson, 2005. [ Links ]

SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Comunicação & semiótica. São Paulo: Hacker, 2004. [ Links ]

SCOTT, P. H.; MORTIMER, E. F.; AGUIAR, O. G. The tension between authoritative and dialogic discourse: a fundamental characteristics of meaning making interactions in high science lessons. Science Education, London, v. 90, n. 7, p. 605-631, 2006. [ Links ]

SIEGEL, H. Pensamento crítico como ideal de educação. The Educational Forum, São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1984. p. 1-23. (Cadernos de Didática, n.1, v. XLV, p. 7-23, nov. 1980). [ Links ]

SINCLAIR, J. McH; COULTHARD, R. M. Towards an anlalysis of discourse: the english used teachers and pupils. London: Oxford Univesity Press, 1975.[Links]

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007. [ Links ]

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem São Paulo: Martins Fontes , 2001. [ Links ]

WELLS, Gordon. Da adivinhação à previsão: discurso progressivo no ensino e na aprendizagem de ciências. In: COLL, C. (Org.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula. Porto Alegre: ArtMed , 1998. p. 143-169. [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-08-31 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS