CRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS

MODERNITY CRISIS, ENVIRONMENTAL EDUCATION, EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND EDUCATION IN GREEN CHEMISTRY: (RE)THINKING PARADIGMS

Autores

  • Ângelo Francklin Pitanga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180307%20

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Química Verde; Educação em Química Verde.

Resumo

Pensar na crise da modernidade e procurar contribuir com encaminhamentos para a superação desse quadro de instabilidade deve ser tarefa de responsabilidade de todos. Nesse sentido, faz-se necessário repensar e discutir os rumos tomados pela Educação Ambiental (EA), a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Educação em Química Verde (EQV). Para tanto, este artigo tem como objetivo apresentar um ensaio teórico, fundado em pesquisa bibliográfica, procurando situar o leitor, em especial os professores, sobre as discussões, os conflitos, as rupturas, as tensões e os consensos que envolvem os paradigmas da EA e da EDS. Por fim, pretendeu-se contextualizar o cenário do surgimento da química verde, buscando aproximá-la dos pressupostos da Educação Ambiental crítica, como paradigma norteador para a Educação em Química Verde, tencionando orientar uma nova perspectiva de formação dos profissionais da química em todos os níveis de ensino.

To think about the modernity crisis and contribute withreferrals to overcome this instability scenario should be everyone'sresponsibility. In this sense, it is necessary to rethink and discuss thedirection taken by the Environmental Education (EE), Educationfor Sustainable Development (DSE), Education Green Chemistry(GCE). To that end, this article aims to present a theoretical essay,based on the literature attempting to situate the reader, particularlyteachers, about the discussions, conflicts, breaks, tensions andconsensus involving EE and DSE paradigms. We intended tocontextualise the green chemistry's emergence scene and seek closerassumptions to Environmental Education's criticism as paradigm foreducation in green chemistry, trying to guide a new perspective ontraining chemistry professionals at all educational levels.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIAS, M. A. Educación, medio ambiente y sustentabilidad. Revista Investigación Educativa, n. 10, p. 1-11, enr./jun. 2010. [ Links ]

BERNARDES, M. B. J; PRIETO, E. C. Educação Ambiental: Disciplina versus Tema transversal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 24, p. 173-185, jan./jul. 2010. [ Links ]

BRAUN, B.; CHARNEY, R.; CLARENS, A.; FARRUGIA, J.; KITCHENS, C.; LISOWSKI, C.; NAISTAT, D.; O´NEIL, A. Completing Your Education: Green Chemistry in the Curriculum. Journal of Chemical Education, v. 83, n. 8, p. 1126-1129, ago. 2006. [ Links ]

CAPRA, F. O ponto de Mutação: A Ciência, a sociedade e a cultura emergente. 30. ed, São Paulo: Cultrix, 2012. [ Links ]

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da Educação. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Coor). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 13-24. [ Links ]

CASCINO, F. Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores. 4. ed. São Paulo: Senac, 2007 [ Links ]

DUPAS, G. O mito do progresso: ou progresso como ideologia. São Paulo: UNESP, 2006. [ Links ]

EDWARDS, M.; GIL PEREZ, D.; VILCHES, A.; PRAIA, J. La atención a la situación del mundo en la educación científica. Enseñanza de las Ciências, v. 22, n. 1, p. 1-18, 2004. [ Links ]

FREITAS, M. Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável? Uma análise centrada na realidade portuguesa. Revista Iberoamericana de Educación, n. 41, p. 133-147, 2006. [ Links ]

GIL PÉREZ, D.; VILCHES, A.; GRIMALDI, J. C. T.; ÁLVAREZ, O. M. Década de la educación para un futuro sostenible (2005 - 2014): Un punto de inflexión necesario en la atención a la situación del planeta. Revista Iberoamericana de Educación, n. 40, p. 125-178, 2006. [ Links ]

GONZÁLEZ GUADIANO, E. Campo de Partida. Educación ambiental y Educación para el desarrollo sustentable: ¿Tensión o Transición? Trayectorias, v. 8, n. 20-21, p. 52-62, ene./agos. 2006. [ Links ]

GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental, a conexão necessária. 14. ed. São Paulo, Papirus2011. [ Links ]

HABERMAS, J. Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa: Edições 70, 2011. [ Links ]

JESÚS PARRA, Y. La Enseñanza de la química en pro del desarrollo sostenible: una propuesta instruccional para la educación universitaria. Omnia, v. 17, n. 3, p. 68-85, sep./dec. 2011. [ Links ]

KARPUDEWAN, M.; ISMAIL, Z.; ROTH, W. Ensuring Sustainability of tomorrow through green chemistry integrated with sustainable development concepts (SDCs). Chemistry Education Research and Pratice, v. 13, p. 120-127, 2012. [ Links ]

LAMBACH, M.; MARQUES, C. A. Estilos de pensamento de professores de Química na educação de jovens e adultos (EJA) do Paraná em processo de formação permanente. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 85-100, jan./abr. 2014. [ Links ]

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. Mapeando as macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental contemporânea no Brasil. In: ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 6., 2011. Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: USP, 2011, p. 1-15. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/educacao_ambiental/Layrargues_e_Lima_-_Mapeando_as_macro-tend%C3%83%C2%AAncias_da_EA.pdf >. Acesso em:10 abr. 2016. [ Links ]

LAYRARGUES, P. P. Para onde vai a Educação Ambiental? O cenário político-pedagógico da educação Ambiental Brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 14, p. 398-420, ago./dez. 2012. [ Links ]

LEFF, E. Discursos Sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010. [ Links ]

LEFF, E. Racionalidade Ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. [ Links ]

LEFF, E. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. 9. ed. Petropólis: Vozes, 2012. [ Links ]

LENARDÃO, E. J.; FREITAG, R. A.; DABDOUD, M. J.; BATISTA, A. C. F.; SILVEIRA, C. C. "Green Chemistry" - Os 12 princípios da Química Verde, e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa. Química Nova, v. 26, n. 1, p. 123-129, 2003. [ Links ]

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e Epistemologia Crítica. Revista Eletrônica no Mestrado em Educação Ambiental, v. 32, n. 2, p. 159-176, jul./dez., 2015. [ Links ]

LOUREIRO, C. F. B. Sustentabilidade e Educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez , 2012 [ Links ]

MACHADO, A. A. S. C. Da gênese ao ensino da Química Verde. Química Nova, v. 34, n. 3, p. 535-543, 2011. [ Links ]

MARQUES, C. A.; GONÇALVES, F. P.; ZAMPORIN, E.; COELHO, J. C.; MELLO, L. C.; OLIVEIRA, P. R. S.; LINDERMANN, R. H. Visões de meio ambiente e suas implicações no ensino de química na escola média. Química Nova, v. 30, n. 8, p. 2013-2052, 2007. [ Links ]

MARQUES, C. A. Estilos de pensamento de professores italianos sobre a Química Verde na educação química escolar. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 316-340, 2012. [ Links ]

MARQUES, C. A.; SILVA, R. M. G.; GONÇALVES, F. P.; FERNANDES, C. S.; SANGIOGO, F. A. A abordagem de questões ambientais: contribuições de formadores de professores de componentes curriculares da área de ensino de química. Química Nova, v. 36, n. 4, p. 600-606, 2013. [ Links ]

MEIRA CARTEA, P. A. Crisis ambiental y globalización: una lectura para educadores ambientales en un mundo insostenible. Trayectorias, v. 8, n. 20-21, p. 110-123, 2006. [ Links ]

MORA PENAGOS, W. M. Educación Ambiental y Educación para el desarrollo sostenible ante de la crisis planetaria: demandas a los procesos formativos de los profesorados. Tecné, Episteme y Didaxis, n. 26, p. 7-35, 2009. [ Links ]

MONTIBELLER-F, G. Crescimento Econômico e Sustentabilidade. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 81-89, jun. 2007. [ Links ]

NOVO, M. La educación ambiental, una genuína educación para el desarrollo sostenible. Revista de Educación, n. extraordinario, p. 195-217, 2009. [ Links ]

PERREIRA, J. C.; CAMPOS, M. L. A. M.; NUNES, S. M. T.; ABREU, D.G. Um panorama sobre a abordagem ambiental no currículo de cursos de formação inicial de professores de química na região sudeste. Química Nova, v. 32, n. 2, p. 511-517, 2009. [ Links ]

PITANGA, A. F. A inserção das Questões Ambientais no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe. 2015. 200f. Tese (Doutorado em Educação) - Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. [ Links ]

ROLOFF, F. B.; MARQUES, C. A. Questões ambientais na voz dos formadores de professores de química em disciplinas de cunho ambiental. Química Nova, v. 37, n. 3, p. 549-555, 2014. [ Links ]

SÁ, P. A. P. Educação para o Desenvolvimento Sustentável no 1º CEB: contributos da formação de professores. 2008. 474 f. Tese (Doutorado em Didáctica) - Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro, Aveiro, 2008. [ Links ]

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as Ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 46-71, 1988. [ Links ]

SAUVÉ, L. La Educación Ambiental entre la modernidad y la Posmodernidad: En busca de un marco educativo de referencia integrador. Tópicos en educación ambiental, v. 1, n. 2, p. 7-27, 1999. [ Links ]

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In. SATO, M.; CARVALHO, I. (Org.). Educação Ambiental, Pesquisas e Desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17-44. [ Links ]

TILBURY, D.; HERNÁNDEZ, M. J. Educación para el Desarrollo sostenible. ¿Nada Nuevo bajo el sol? Consideraciones sobre Cultura y Sostenibilidad. Revista Iberoamericana de Educación, n. 40, p. 99-109, 2006. [ Links ]

TOZONI-REIS, M.F.C. Educação Ambiental: natureza, razão e história. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. [ Links ]

VILCHES, A.; PEREZ, D. G. Papel de la Química y su enseñanza en la construcción de un futuro sostenible. Educación Química, en Línea, p. 2-15, 2011. [ Links ]

ZANDONAI, D. P.; SAQUETO, K. C.; ABREU, S. C. S. R.; LOPES, A. P.; ZUIN, V. G. Química Verde e Formação de Profissionais no campo da Química: relato de uma experiência didática para além do laboratório de ensino. Revista Virtual de Química, v. 6, n. 1, p. 73-84, 2013. [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-10-27 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS