MEDIAÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

READING DIDATIC TEXTS' MEDIATION IN CHEMSTRY TEACHING CLASSES: AN APPROACH WITH FOCUS ON ENEM'S REFERENCE MATRIX

Autores

  • Ana Cristina Barbosa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)
  • Nilma Soares da Silva Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG)
  • Célio da Silveira Júnior Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG)
  • Luiza Renata Lourêdo da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180309%20

Palavras-chave:

Mediação de leitura; Habilidades; Enem.

Resumo

Este estudo relata o desenvolvimento, a aplicação e a análise de mediações de leitura realizadas com turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Belo Horizonte-MG. Nesse contexto, foram desenvolvidas atividades de leitura e interpretação relacionadas a textos de um material didático que aborda o tema Água, as quais propiciaram aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do Enem. Percebemos, por intermédio da análise dos dados, que houve significativo avanço dos estudantes em relação à interação com os textos científicos escolares. Dessa forma, sugerimos esse tipo de mediação como uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos contendo "coisas de química" no contexto do planejamento habitual do professor.

This study reports the development, application and reading mediation's analysis conducted with third year high school classes of a public school in Belo Horizonte - MG. In this context it was developed reading and interpretation activities related to a courseware's text that addresses the water theme. It allowed students to develop skills and expertise present in Enem' Reference Matrix. We realized, through data analysis, that there was significant student's progress related to interaction with school's scientific texts. Thus, we suggest this type of mediation as a strategy for developing reading skills and writing texts containing "Chemistry things" in the usual teacher planning context.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2001. 304 p. [ Links ]

APEC - AÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Construindo Consciências: Ciências - 6º ano. Ensino Fundamental. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2009. 280 p. [ Links ]

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. [ Links ]

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes , 2010. [ Links ]

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos PCN. Brasília: MEC, 2009.141 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2014. [ Links ]

CANTO, E. L. do; PERUZZO, T. M. Química: na abordagem do cotidiano. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006. v. 3, 264 p. [ Links ]

CASTELLO-PEREIRA, L. T. Leitura de Estudo: ler para aprender a estudar e estudar para aprender a ler. Campinas: Alínea, 2003. [ Links ]

ESPINOZA, A. La especificidad de las situaciones de lectura em "naturales". Lectura y vida: Revista Latinoamericana de Lectura, Buenos Aires, v. 27, n. 1, p. 6-16, 2006. [ Links ]

ESPINOZA, A. Ciências na escola: novas perspectivas para a formação dos alunos. Tradução de Camila Bogea. São Paulo: Ática, 2010. [ Links ]

FLÔR, C. C. Leitura e formação de leitores em aulas de química no Ensino Médio. 2009. 235 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florinópolis, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/92247/275216.pdf?sequence=1>. Acesso em: 24 out. 2014. [ Links ]

FRANCISCO JÚNIOR, W. E. F. Estratégias de leitura e educação química: que relações? Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 4, p. 220-226, 2010. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_4/03-EA5809.pdf>. Acesso em: 19 out. 2016. [ Links ]

FRANCISCO JÚNIOR, W. E.; GARCIA JÚNIOR, O. Leitura em sala de aula: um caso envolvendo o funcionamento de ciência. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 191-199, 2010. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/09-PE-8809_novo.pdf>. Acesso em: 19 out. 2016 [ Links ]

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. [ Links ]

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 281 p. [ Links ]

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA (Brasil). Matriz de referência Enem. Brasília, 2012. 79 p. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf>. Acesso em: 24 out. 2014. [ Links ]

MORTIMER, E. F.; COUTINHO, F.; SILVA, P. S. Projeto água em foco: qualidade de vida e cidadania. Belo Horizonte, 2012. 86 p. [ Links ]

PAULA, H. F.; LIMA, M. E. C. C. A leitura de textos didáticos de ciências como confronto de perspectivas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte: FaE/UFMG: CECIMIG, v. 13, n. 3, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v13n3/1983-2117-epec-13-03-00185.pdf>. Acesso em: 25 out. 2016. [ Links ]

PAULA, H. F.; LIMA, M. E. C. C. Formulação de questões e mediação da leitura. Investigações em ensino de ciências Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 429-461, 2010. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/257>. Acesso em: 25 out. 2016. [ Links ]

QUADROS, A. L.; SILVA, D. C.; SILVA, F. C. Formulação de questões a partir da leitura de um texto: desempenho dos estudantes de licenciatura em Química da modalidade à distância. Revista Ensaio, Belo Horizonte: FaE/UFMG: CECIMIG, v. 13, n. 1, p. 43-56, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/376>. Acesso em: 25 out. 2016. [ Links ]

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Função social: o que significa ensino de química para formar o cidadão. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 4, p. 28-34, 1996. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/pesquisa.pdf>. Acesso em: 19 out. 2016. [ Links ]

SILVEIRA JÚNIOR, C. da. A mediação docente da leitura de textos didáticos para o ensino e aprendizagem de ciências nos últimos anos do Ensino Fundamental. 2015. 236 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2015. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-A3BG5K>. Acesso em: 30 set. 2016. [ Links ]

SILVEIRA JÚNIOR, C. da. Ler para aprender ligações químicas em aulas de ciências: investigação, reflexão e lições. 2012. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-966G62>. Acesso em: 24 out. 2014. [ Links ]

SILVEIRA JÚNIOR, C. da.; LIMA, M. E. C. C.; MACHADO, A. H. Leitura em sala de aula de ciências como uma prática social dialógica e pedagógica. Revista Ensaio, Belo Horizonte: FaE/UFMG: CECIMIG , v. 17, n. 3, p. 633-656, set./dez. 2015a. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172015000300633&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 30 set. 2016. [ Links ]

SILVEIRA JÚNIOR, C. da.; LIMA, M. E. C. C.; MACHADO, A. H. Livro didático de ciências e a mediação da leitura de seus textos em sala de aula. Leitura: Teoria e Prática, Campinas, v. 33, n. 65, p. 53-69, 2015b. Disponível em: <https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/411>. Acesso em: 30 set. 2016. [ Links ]

SMOLKA, A. L. B. A prática discursiva na sala de aula: uma perspectiva teórica e um esboço de análise. In: SIRGADO, A. P.; GÓES, M. C. R. (Org.). Cadernos Cedes 24 - Pensamento e linguagem: estudos na perspectiva da psicologia soviética. 3. ed. Campinas: Cedes, 2000. p. 51-65. [ Links ]

SUISSO, C.; GALIETA, T. Relações entre leitura, escrita e alfabetização/letramento científico: um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 4, p. 991-1009, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132015000400013&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 28 set. 2016. [ Links ]

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. [ Links ]

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. [ Links ]

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-10-28 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS