(RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS
(RE)THINKING WRITING PRACTICES ON SUPERVISED INTERNSHIP IN CHEMISTRY: INTERNS' POINT OF VIEW Wallace Alv
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172016180308%20Palavras-chave:
Escrita; Estágio Supervisionado; Formação de professores.Resumo
Apresentamos nesta pesquisa uma proposta que foi desenvolvida com os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado em Química da UFJF no ano de 2013, buscando (re)pensar as práticas de escrita para além dos relatórios técnicos que comumente são desenvolvidos neste momento da formação inicial. Nesse sentido, a partir das observações escolares e dos estudos nas dependências da UFJF, os estudantes produziram quatro relatos, que foram elaborados em um processo dialógico de escrita e (re)escrita. Em uma roda de conversas, os estudantes falaram sobre esse movimento na disciplina de estágio. De modo geral, os estagiários apontaram como essencial esse processo de (re)escrever os relatos durante os dois semestres letivos, permitindo uma reflexão sobre a prática e um aprofundamento quanto às questões postas.
We present in this research a proposal that was developed with the Supervised Internship in Chemistry class' students at UFJF, in 2013. We sought to (re)think writing practices beyond the technical reports that are commonly developed during initial formation. In this sense, from school observations and studies on UFJF's premises, the students produced four reports, which were prepared in a dialogic process of writing and (re)writing. In conversation meetings, the students talked about writing processes at the internship discipline. In general, the trainees pointed out how essential this process of (re)writing reports during the two semesters, allowing a reflection on the practice and a deepening of the questions proposed.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. J. P. M.; CASSIANI, S.; OLIVEIRA, O. B. Leitura e escrita em aulas de Ciências: luz, calor e fotossíntese nas mediações escolares. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2008. [ Links ]
BACCON, A. L. P.; ARRUDA, S. M. Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o Estágio Supervisionado. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 3, p. 507-524, 2010. [ Links ]
CASSIANI, S.; ALMEIDA, M. J. P. M. Escrita no ensino de Ciências: autores do ensino fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 3, p. 367-382, 2005. [ Links ]
CASSIANI, S.; NASCIMENTO, T. G. Um diálogo com as Histórias de Leituras de futuros professores de Ciências. Pro-Posições, Campinas, v. 17, p. 105-136, 2006. [ Links ]
COLELLO, S. M. A escola que (não) ensina a escrever. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012. [ Links ]
FLÔR, C. C.; CABRAL, W. A. Estranhamento: o trabalho com leituras de textos diferenciados na disciplina de Estágio Supervisionado em Química na UFJF. In: CALDERANO, M. A. (Org.). Estágio curricular: concepções, reflexões teórico-práticas e proposições. Juiz de Fora: UFJF, 2012, v. 1, p. 103-123. [ Links ]
FRANCISCO JUNIOR, W. E. Analisando uma estratégia de leitura baseada na elaboração de perguntas e de perguntas com respostas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 161-175, 2011. [ Links ]
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996. 142 p. [ Links ]
GONÇALVES, F. P. et al. O diário de aula coletivo no Estágio da licenciatura em Química: dilemas e seus enfrentamentos. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 30, p. 42-48, 2008. [ Links ]
GONÇALVES, F. P.; FERNANDES, C. S. Narrativas acerca da prática de ensino de Química: um diálogo na formação inicial de professores. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 120-127, 2010. [ Links ]
KASSEBOEHMER, A. C.; FERREIRA, L. H. O espaço da prática de ensino e do Estágio Curricular nos cursos de formação de professores de Química da IES públicas paulistas. Química Nova, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 694-699, 2008. [ Links ]
MINER, Horace. Ritos corporais entre os Nacirema. In: ROONEY, A. K.; DE VORE P. L. (Org.). You and the others: Readings in Introductory Anthropology. Cambridge: Erlich, 1976. [ Links ]
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 10. ed. Campinas: Pontes Editores, 2012. [ Links ]
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade Teoria e Prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012. [ Links ]
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012. v. 1. [ Links ]
QUEIROZ, S. L. A linguagem escrita nos cursos de graduação em Química. Química Nova, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 143-146, 2001. [ Links ]
SILVA, R. M. G.; SCHNETZLER, R, P. Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o Estágio Supervisionado: propostas brasileiras e portuguesas. Química Nova, São Paulo, v. 31, n. 8, p. 2174-2183, 2008. [ Links ]
SILVA, W. R. O que revelam os relatórios de Estágio Supervisionado sobre o letramento do professor em formação inicial? In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, XVI, 2012, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: Unicamp, 2012, p. 2-13. [ Links ]