OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE SER VIVO/CÉLULA DOS ESTUDANTES INGRESSOS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA

FISHING ENGINEERING ENTERING STUDENT'S PREVIOUS KNOWLEDGE ABOUT LIVING BEINGS/CELL

Autores

  • Darcy Ribeiro de Castro Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Jacqueline de Araújo Guerra Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Keisyara Bonfim dos Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Nadijara Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Samara Rocha Mendes dos Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Taliany Santos de Amorim Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180304%20

Palavras-chave:

Conhecimento prévio célula/ser vivo; Vygotsky; Formação; Ensino Superior.

Resumo

Este trabalho trata da formação de conceitos científicos no Ensino Superior do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XXIV, Xique-Xique-BA, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos. Envolve uma turma com 43 estudantes ingressos no primeiro semestre de 2013, na faixa etária de 17 a 30 anos. Este estudo tem como base as concepções espontâneas e científicas de estudantes sobre célula/ser vivo. Objetivamos identificar os conhecimentos dos alunos nessa área e usamos para tal a entrevista estruturada (questionário). Os dados foram analisados de acordo com o método comparativo e os referenciais apresentados. Observamos que os estudantes, em geral, apresentaram um conhecimento científico limitado, tanto para os conceitos biológicos centrais quanto para os derivados.

This work deals with the formation of scientific concepts in High Education in the Fishing Engineering course at the State University of Bahia (UNEB), Campus XXIV-Xique-Xique- BA, from students' previous knowledge. It envolves a class with 43 students' starting in 2013's first semester, aged 17 to 30 years. This study is based on student's spontaneous and scientific conceptions about cell/living beings. We aimed to identify students' knowledge in this area and use structured interview (questionnaire). Data was analyzed according to the dialectical method and references presented. We observe that, in general, students presented a limited scientific knowledge for both central and derivative biological concepts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAHAR, M.; JOHNSTONE, A. H.; HANSELL, M. H. Revisiting Learning Difficulties in Biology. Journal of Biological Education, Glasgow, n. 33, 84-87, 1999. [ Links ]

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. A investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. [ Links ]

CABALLER, M. J.; GIMÉNEZ, I. Las ideas del alumnado sobre el concepto de célula al finalizar la educación general básica. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 11, n. 1, p. 63-68, 1993. [ Links ]

CASTRO, D. R. Estudo de Conceitos de Estrutura e Funcionalidade de Seres Vivos no Ensino Fundamental I. 2014. 341f.. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2014. [ Links ]

CASTRO, D. R.. Estudo de Conceitos de Seres Vivos nas Séries Iniciais. 2010. 174f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2010. [ Links ]

GASPARIN, João Luiz. A construção dos conceitos científicos em sala de aula. 2007. Disponível em: <http://www.pesquisa.uncnet.br/pdf/palestraConferencistas/ACONSTRUCAODOSCONCEITOSCIENTIFCOS EMSALADEAULA.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2009. [ Links ]

GÓMEZ, D. A. R. Propuesta didáctica para la enseñanza del concepto célula a partir de su historia y epistemología. 2011. 167f. Tese (Doutorado em Educación Ciencias Y Tecnología) - Universidad Del Vale. Santiago de Cali, Colombia, 2011. [ Links ]

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M.P; DÍAZ-BUSTAMANTE, J. Drawing and slicing cells: In: THE PROCEEDINGS OF THE THIRD INTERNATIONAL SEMINAR ON MISCONCEPTIONS AND EDUCATIONAL STRATEGIES IN SCIENCE AND MATHEMATICS, 1993, Nova York. Anais... Nova York: Misconceptions Trust, 1993. [ Links ]

MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative Data Analysis. 2nd ed. London: SAGE Publications, 1994. [ Links ]

MOURA, M. P. Desenvolvimento do pensamentoum estudo sobre formação de conceitos com jovens e adultos em processo de escolarização. 2000. 157f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000. [ Links ]

SAVIANI, D. Escola e democracia. 37. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. [ Links ]

SFORNI, M.S.F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: Junqueira & Marin, 2004. [ Links ]

SHAEFER, G. Concept Formation in Biology: The Concept "Growth". European Journal of Science Education, California, v. 1, Issue 1, 1979. [ Links ]

TEKKAYA, C.; OZKAN, O.; AND SUNGUR, S. Biology Concepts Perceived as Difficult by Turkish High School Students. Journal of Hacettepe University Faculty of Education, Ankara, 21, p. 145-150, 2001. [ Links ]

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. [ Links ]

VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [ Links ]

VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000. [ Links ]

VYGOTSKY, L. S.. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes , 1991. [ Links ]

Yorek, N., Sahin, M. & Aydin, H. Are animals 'More Alive' than plants? Animistic-anthropocentric construction of life concept. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, Ankara, v. 5, n. 4, p. 369-378, 2009. [ Links ]

YOREK, N.; SAHIN, M.; UGULU, I. Students' representations of the cell concept from 6 to11 grades: Persistence of the "fried-egg model". International Journal of Physical Sciences, Alsancak/İzmir, v. 5, n. 01, p. 15-24, jan. 2010. Disponível em: <http://www.academicjournals.org/IJPS>. Acesso em: 20 mar. 2013.[Links]

ZAMORA, M. C.; SILVIA, E.; GUERRA, M. Misconceptions about cells: In: THE PROCEEDINGS OF THE THIRD INTERNATIONAL SEMINAR ON MISCONCEPTIONS AND EDUCATIONAL STRATEGIES IN SCIENCE AND MATHEMATICS, 1993, Nova York. Anais... Nova York: Misconceptions Trust, 1993. [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-08-31 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS