CONTEXTUALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE

CONTEXTUALIZATION IN INITIAL SCIENCE TEACHERS' TRAINING AND PAULO FREIRE'S EDUCATIONAL PERSPECTIVE

Autores

  • Carolina dos Santos Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Carlos Alberto Marques Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Demétrio Delizoicov Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180201%20

Palavras-chave:

Formação de professores; Ensino de Ciências; Perspectiva freireana de educação.

Resumo

Este trabalho pretende favorecer reflexões de ordem teórico-metodológica sobre práticas contextualizadas na formação inicial de professores e no ensino de ciências a partir da perspectiva educacional de Paulo Freire, tendo como base sua obra Extensão ou Comunicação?. Os elementos apontados como possibilidades de abordagem contextualizada não são conclusivos, mas, sim, reflexões que abrem caminhos para um trabalho contextualizado na formação de professores e no ensino de ciências, especialmente no que se refere a romper com uma formação pautada nos pressupostos da racionalidade técnica. Em linhas gerais, ressalta-se a contribuição da perspectiva freireana na superação de concepções extensionistas de ensino.

This work proposes to support theoretical and methodological reflections on contextualized practice in the initial teacher training and in teaching Science, from Paulo Freire's educational perspective. The proposal builds on the work Extension or Communication?, from the aforementioned author. The elements identified as contextualized approach possibilities are not conclusive, but they are reflections that open paths for a work contextualized in teacher's training and science education, especially about cutting off training guided in technical rationality assumptions. In general, the contribution is that it highlights Freire's perspective in overcoming educational extension conceptions.

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Publicado

2016-07-18 — Atualizado em 2021-04-27

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS