CIENTISTAS EM REVISTA: EINSTEIN, DARWIN E MARIE CURIE NA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS

SCIENTISTS IN A MAGAZINE: EINSTEIN, DARWIN AND MARIE CURIE INSIDE CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS MAGAZINE

Autores

  • Sheila Alves de Almeida Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Maria Emília Caixeta de Castro Lima Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180202%20

Palavras-chave:

Divulgação científica para crianças; Representação dos cientistas; Dialogismo.

Resumo

Este trabalho analisou três edições da revista Ciência Hoje das Crianças, em que Einstein, Darwin e Marie Curie são apresentados. Frente ao desafio de divulgar a vida e a obra desses cientistas de forma adequada às crianças, para análise dos artigos consideramos a linguagem utilizada, as imagens apresentadas e, principalmente, a representação da revista sobre os cientistas. A metodologia de análise do material é inspirada nos trabalhos de Bakhtin sobre dialogismo e na compreensão por meio dos procedimentos discursivos, verbais e visuais com que a revista interpela e dialoga com as crianças. Os resultados mostram que a chancela editorial opta por focar a infância dos cientistas e uma imagem do cientista curioso e aventureiro. Entretanto, veicula-se nos artigos analisados uma visão estereotipada do cientista como alguém que já se anunciava cientista. Reitera-se a importância da Ciência Hoje das Crianças para a promoção da leitura e a democratização da linguagem de divulgação científica para crianças.

This work analyzes articles from Ciência Hoje das Crianças magazine's three editions, where Einstein, Darwin and Marie Curie are presented. Facing the challenge of spreading the life and work of these scientists to children, to analyze the magazine's articles we consider language used, images presented and especially the magazine's representation of scientists. The analysis' methodology of the material is inspired by Bakhtin's work on dialogism and understanding through discursive procedures, verbal and visual, with which the magazine challenges and dialogues with children. The results show that the publication chooses to put into focus the childhood of scientists and an image of a curious scientist and adventurer. However, the emphasis on some typical aspects of childhood are linked to a stereotypical view of the scientist as someone who was already an announced scientist. We reiterate the importance of Ciência Hoje magazine as a reading promotion material and democratization of science communication language for children.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, S. Interações e práticas de letramento mediadas pela revista Ciência Hoje das Crianças. 2011. 308 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2011 [ Links ]

ALMEIDA, M. J. Cinema: arte da memória. Campinas-SP: Autores Associados, 1999. [ Links ]

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1981. [ Links ]

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. [ Links ]

BUENO, C. Imagens de crianças, ciências e cientistas na divulgação científica para o público infantil. 2012. 235 p. Dissertação (Mestrado em Divulgação científica) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. 2012. [ Links ]

CASTELFRANCHI, Y. et al O cientista é um bruxo? Talvez não: ciência e cientistas no olhar das crianças. In: MASSARANI, L. Ciência e criança: a divulgação científica para o público infantojuvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida; Casa de Oswaldo Cruz; Fiocruz, 2008. [ Links ]

DE MEIS, L. Ciência e educação: o conflito humano-tecnológico. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1998. [ Links ]

GINZBURG, C. Nenhuma ilha é uma ilha: quatro visões da literatura inglesa. Traduzido por Samuel Titan Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.[Links]

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais. Tradução por Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras , 2007. [ Links ]

GOUVÊA, G. A divulgação científica para crianças: o caso da Ciência Hoje das Crianças. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2000. [ Links ]

MOREIRA, I. Marie Sklodowska Curie: A cientista que ajudou a mudar o mundo. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, v. 24, n. 225, p. 12-15, jul. 2011.[Links]

ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica: a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Ling. (dis)curso, Tubarão-SC, v. 8, n. 3, p. 581-612, dez. 2008. [ Links ]

SIQUEIRA, D. O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais. Revista em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 131-148, 2006. [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-05-29 — Atualizado em 2021-04-27

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS