A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA

ORIENTED PRACTICE OF WRITING AND REWRITING AS A CONCEPTUAL MEANING PROCESS IN CHEMISTRY CLASSES

Autores

  • Judite Scherer Wenzel Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Otavio Aloisio Maldaner Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180206%20

Palavras-chave:

Aprendizagem química; Interação discursiva; Escrita e reescrita.

Resumo

Apresenta-se um recorte de pesquisa de doutoramento que teve como objetivo principal propiciar a estudantes de curso de licenciatura em Ciências o uso e a significação da linguagem química mediante a escrita e a reescrita em processo de orientação qualificada. Para a produção de dados, foram utilizados princípios da análise textual discursiva segundo categorias de análise a priori e elaboração de categorias emergentes. A discussão contempla os resultados da análise dos textos dos estudantes e de orientação com atenção, em especial, para a interação discursiva e a possibilidade de apropriação conceitual e evolução conceitual. Os resultados permitem afirmar que o uso da linguagem química pelos estudantes em espaços orientados possibilitou avanços na significação conceitual em química, com diferentes níveis de generalização.

We present a Doctoral Degree Research clipping that had, as main goals, to offer the use and the meaning of Chemistry language Science Undergraduate Students, through writing and rewriting in qualified guidance process. To produce data, textual content analysis principles were used a priori and we elaborated emerging categories in the process. The discussion considers the results of the students' textual analysis and guidance with attention in particular, especially discursive interaction and the possibility of conceptual appropriation and conceptual evolution. The results can state that Chemistry language use by the students in guided places enabled advances in the conceptual meaning in chemistry with different levels of generalization.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail M. (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006. 201 p. [ Links ]

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 5.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010, 476p. [ Links ]

CRUZ, M. N da; GÓES, M. C. R de. Sentido, Significado e Conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vigotski. Pro-Posições, v. 17, n. 2, p. 31-45, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/~proposicoes/textos/50_dossie_goes_mcr_etal.pdf>. Acesso em: out. 2012. [ Links ]

FONTANA, R. A. C. A Mediação pedagógica na sala de aula. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. [ Links ]

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. ver. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. 224p. [ Links ]

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. [ Links ]

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 296 p. [ Links ]

WENZEL, J. S.; MALDANER, O. A. A significação conceitual pela escrita e reescrita orientada em aulas de química. Química Nova, São Paulo, v. 37, n. 5, p. 908-914, 2014. [ Links ]

WENZEL, J. S. A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica. 2013, 230f. (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, 2013. [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-07-18 — Atualizado em 2021-04-27

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS