APROPRIAÇÃO DISCURSIVA DE MODELOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA
DISCURSIVE APPROPRIATION OF TEACHING TRAINING MODELS IN CONCLUSION WORKS OF A PHYSICS TEACHING MASTER
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172016180208%20Palavras-chave:
Mestrado profissional; Análise bakhtiniana; Formação de professores.Resumo
Este artigo teve como objetivo investigar em três trabalhos de conclusão a apropriação discursiva do modelo de formação docente com o qual o mestrado profissional em ensino de física da UFRGS se compromete. Inicialmente, depreendemos, por meio de uma análise bakhtiniana da proposta inicial do curso e de seu currículo - considerados contexto extraverbal do objeto de análise -, que o modelo de formação propagado é o do especialista técnico. Em seguida, a análise bakhtiniana dos trabalhos nos permitiu inferir a forma como os professores-alunos se apropriam desse discurso, quando, por exemplo, apresentam referenciais teóricos desvinculados do produto educacional proposto, não consideram a realidade educacional da escola ou se pautam apenas pelo discurso oficial ou por testes internacionais de aprendizagem.
This paper investigates, in three dissertations, the discursive appropriation of the teacher training model that the Professional Master in Physics Teaching at UFRGS promotes.First of all we performed a Bakhtinian analysis of the course's initial proposal and its curriculum, considered as extra verbal-context, from which we were able to infer that this training model is technical specialist. In the following, also by means of the Bakhtinian analysis, we were able to infer the way that teachers-students appropriate of this model, when, for example, the theoretical framework isn't articulated to the educational product developed, disregarded from real school's educational needs, or it is based on official educational discourse and international learning tests.
Downloads
Referências
AMORIM, F.; SOUZA, C. P.; TRÓPIA, G. Interdisciplinaridade, contextualização e pesquisa-ação: influências de um curso de formação continuada de professores de Ciências na prática docente. Atos de Pesquisa em Educação, v. 5, n. 2, p. 189-208, maio/ago., 2010. [ Links ]
BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética: A teoria do romance. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2002. [ Links ]
BAKHTIN, M. M. The Dialogic Imagination. 17th. ed. Texas: University of Texas Press, 2008. [ Links ]
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2010. [ Links ]
BAPTISTA, M. L. M.; FREIRE, A. M. V. L. M. S. Contributo do trabalho colaborativo para o desenvolvimento profissional de professores de Física e Química. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 19, n. 20, p. 16-30, maio/ago. 2011. [ Links ]
CHAILE, M. O.; JAVI, V. M. Formacion docente en servicio y su recurrencia a material multemedia para enseñarlas energias renovables. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos v. 7, n. 2, p. 381-398, 2013. [ Links ]
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012. [ Links ]
DARROZ, L. M. et al. Mapas conceituais como recurso didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 6, n. 3, p. 82-105, set./dez. 2013.[Links]
INZUNZA, J.H; ASSAÉL, J.B.; SCHERPING, G.V. Formación docente inicial y en servicio en Chile. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Ciudad de Mexico, v. 16, n. 48, p. 267-292, enero-feb. 2011. [ Links ]
LAIUS, A.; RANNIKMAE, M. Impact on student change in scientific creativity and socio-scientific reasoning skills from teacher collaboration and gains from professional in-service. Journal of Baltic Science Education, Siauliai,v. 10, p. 127-137, 2011. [ Links ]
LANGHI, R.; NARDI, R. Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 7-28, set. 2012. [ Links ]
LOPES, I. S. et al. Estudos coletivos de educação ambiental como instrumento reflexivo na formação continuada de professores de Ciências em espaços educativos formais e não-formais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 3, p. 516-530, 2011. [ Links ]
LORENZO, M. G. El modelo de integración multinivel para la formación en servicio del profesorado. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n. 3, p. 597-613, 2008. [ Links ]
MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Física de partículas y visiones epistemológicas contemporâneas en la formación post graduada de profesores de Física. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 4, n. 1, p. 57-64, 2009. [ Links ]
NERY, B. K.; MALDANER, O. A. Formação continuada de professores de química na elaboração escrita de suas aulas a partir de um problema. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 1, p. 120-144, 2012. [ Links ]
NZAU, D. K.; LOPES, J. B.; COSTA, N. Formação continuada de professores de física, em Angola, com base num modelo didático para o campo conceptual de força. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 3402/1 - 3402/13, 2012. [ Links ]
OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de Ensino de Ciências e Matemática: uma reflexão sobre os Mestrados Profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 66-80, abr. 2009. [ Links ]
POMBO, L.; COSTA, N. Avaliação do impacto de cursos de mestrado nas práticas profissionais de professores de Ciências: exemplos de boas práticas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 83-99, 2009.[Links]
RAMOS, M. G.; LIMA, V. M. R.; ROCHA FILHO, J. B. A Pesquisa como Prática na Sala de Aula de Ciências e Matemática: um olhar sobre dissertações. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 53-81, nov. 2009. [ Links ]
SANTOS, S. R. M et al. Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino de Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio. Revista Brasileira de Pós Graduação, Brasília, v. 9, n. 16, p. 115-138, abr. 2012. [ Links ]
SCHAFER, E. D. A. Impacto do Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS na prática docente: um estudo de caso. 2013. 338 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. [ Links ]
SCHAFER, E. D. A.; OSTERMANN, F. O impacto de um Mestrado Profissional em Ensino de Física na prática docente de seus alunos: uma análise bakhtiniana sobre os saberes profissionais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 87-103, maio/ago. 2013a. [ Links ]
SCHAFER, E. D. A.; OSTERMANN, F. Autonomia profissional na formação de professores: uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias,v. 12, n. 2, p. 287-312, 2013b. [ Links ]
SLONGO, I. I. P.; DELIZOICOV, N. C.; ROSSET, J. M. A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de Educação em Ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, v. 3, n. 3, p. 97-121, nov. 2010. [ Links ]
VENEU, A. A.; FERRAZ, G.; REZENDE, F. Análise de discursos no ensino de ciências: considerações teóricas, implicações epistemológicas e metodológicas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 126-149, 2015. [ Links ]
VOLOSHINOV, V. N. A estrutura do enunciado. Tradução de Ana Vaz, para fins didáticos. Texto de circulação acadêmica, 1981. {Texto original publicado na revista Literaturnja Ucëba, v. 3. p. 65-87, 1930.} [ Links ]
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva do professor: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. [ Links ]