FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS DE CIÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS

SCIENCE MUSEUM MEDIATORS' EDUCATION: KNOWLEDGE AND PRACTICES

Autores

  • Isabel Gomes Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI)
  • Sibele Cazelli Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180102%20

Palavras-chave:

Museu de ciência; Educação não formal em ciências; Mediação; Formação de mediadores.

Resumo

A despeito do uso frequente da mediação humana em museus de ciência há pouco investimento na formação de profissionais para a função. O presente trabalho visa analisar a formação de mediadores em dois museus de ciência, a partir da compreensão dos saberes mobilizados nesse processo. A coleta de dados consistiu na observação de cursos de formação de mediadores, em entrevistas com profissionais atuantes nos processos estudados e questionários autoaplicados com mediadores. A formação de mediadores incluiu cursos organizados pelos museus em questão, mas também a formação acadêmica prévia, a prática e o diálogo entre os mediadores. Os processos estudados envolveram, com ênfases distintas em cada caso, saberes disciplinares, da formação profissional e da experiência, todos essenciais a uma boa prática.

Despite the frequent use of human mediation in science museums, there is little investment in training professionals for the role. The present work analyzes mediatortraining in two science museums by understanding the knowledge comprehension mobilized in these processes. Data collection consisted of training courses for mediators' observation, interviews with professionals working in the studied processes and self-administered questionnaires with mediators. The mediator training included courses organized by the museums in question, but also prior academic training, practice and dialogue among mediators. The processes studied involved disciplinary, training and experience knowledge, with different emphasis in each case.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, V. O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de exposições e museus de arte. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2008. [ Links ]

ALMEIDA, P.; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostasde formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, 2007. [ Links ]

ALVES-MAZZOTTI, A.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisas quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1999. 203 p. [ Links ]

AZEVEDO, M. do R. Mediação cultural na contemporaneidade: os museus. 2003.154 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Lisboa, 2003. [ Links ]

BOGDAN, R.; BICKLEN, S. Qualitative research for education: An introduction to theory and methods. Boston: Alyn and Bacon, 1982. 253 p. [ Links ]

BORGES, C.; TARDIF, M. Dossiê: Os saberes docentes e sua formação. Educação e Sociedade, Campinas: Cedes, v. 22, n. 74, p. 11-26, 2001. [ Links ]

BRITO, F. Experimentando a mediação: desafio constante. In: MASSARANI, L. (Ed.) Workshop sul americano e Escola de mediação em Museus e Centros de Ciências. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, 2008. p. 37- 42. [ Links ]

BRUNO, M. C. (Org.). A memória do pensamento museológico contemporâneo: documentos e depoimentos. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM), 1995. [ Links ]

CAFFAGNI, C. W. O estudo das analogias como recurso didático por monitores em um centro de ciência e tecnologia de São Paulo-SP. 2010. 207 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. [ Links ]

CAZELLI, S.; COIMBRA, C. A. Avaliar as ações educativas em museus: como, para quê e por quê? In: ENCONTRO NACIONAL DA REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS E CENTROS CULTURAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, v. 1, 2007, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2010. p. 165-187. [ Links ]

COUTINHO-SILVA, R.; PERSECHINI, P.; MASUDA, M.; KURTENBACH, E. Interação museu de ciências-universidade: contribuições para o ensino não-formal de ciências. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 4, 2005, p. 24-25. [ Links ]

DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo? Revista virtual Prisma de Ciências da Informação e Comunicação, n. 4, p. 3-36. jun. 2007. Disponível em: http://www.prisma.cetac.up.pt/edicao_n4_junho_de_2007 >. Acesso em: 5 abr. 2012. [ Links ]

JACOMY, B. Instrumentos, máquinas e aparatos interativos de ciência e tecnologia exibidos nos museus. In: VALENTE, M. E. (Org.) Museus de Ciência e Tecnologia - interpretações e ações dirigidas ao público (Museums of Science and Technology - interpretations and activities to the public). Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2007. p. 15-24. [ Links ]

LUDKE, M.; ANDRE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99 p. [ Links ]

MARANDINO, M. Perspectivas da pesquisa educacional em museus de ciências. In: SANTOS, F. M.; GRECA, I. M. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2006. p. 89-122. [ Links ]

MARANDINO, M. (Org). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/ Universidade de São Paulo/ Faculdade de Educação, 2008a. 48 p. [ Links ]

MARANDINO, M. Ação educativa, aprendizagem e mediação nas visitas aos museus de ciências. In: MASSARANI, L. (Ed.) Workshop sul americano e Escola de mediação em Museus e Centros de Ciências. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, 2008b. p. 21-28. [ Links ]

MARTINS, L. A constituição da educação em museus: o funcionamento do dispositivo pedagógico museal por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia. 2011. 390 f. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2011. [ Links ]

MASSARANI, L.; MERZAGORA, M.; RODARI, P. (Org.) Diálogos e ciência: mediação em museus e centros de ciências. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, 2007. 92 p. [ Links ]

MINAYO, M. C.; DESLANDES, S.; NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. 80 p. [ Links ]

MORAES, R.; BERTOLETTI, J.; BERTOLETTI, A. C.; ALMEIDA, L. de. Diálogos e ciência: mediação em museus e centros de ciências In: MASSARANI, L.; MERZAGORA, M.; RODARI, P. (Org.) Diálogos e ciência: mediação em museus e centros de ciências. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, 2007. p. 55-66. [ Links ]

MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS. Plano diretor, 2011-2015: planejamento estratégico do MAST. Rio de Janeiro, 2010, 25 p. [ Links ]

NASCIMENTO, S.; VENTURA, P. C. A dimensão comunicativa de uma exposição de objetos técnicos. Ciência e Educação, Bauru, v. 11, n. 3, p. 445-455, 2005. [ Links ]

OVIGLI, D. Os saberes da mediação humana em centros de ciências: contribuições para a formação inicial de professores. 2009. 228 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. [ Links ]

OVIGLI, D.; FREITAS, D. Contribuições de um centro de ciências para a formação inicial do professor. In: ISIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Anais... Paraná: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2009. p. 693-708. [ Links ]

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigação em ciências sociais. 5. ed. Lisboa: Graduva, 2008. 282 p. [ Links ]

QUEIROZ, G.; KRAPAS, S.; VALENTE, E.; DAVID, É.; DAMAS, E.; FREIRE, F. Construindo saberes da mediação na educação em museus de ciência: o caso dos mediadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 77-88, 2002. [ Links ]

RIBEIRO, M. das G.; FRUCCHI, G. Mediação - a linguagem humana dos museus. In: MASSARANI, L.; MERZAGORA, M.; RODARI, P. (Org.) Diálogos e ciência: mediação em museus e centros de ciências. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, 2007. p. 67-74. [ Links ]

RODARI, P.; MERZAGORA, M. Mediadores em museus e centros de ciência: Status, papéis e treinamento. Uma visão geral européia. In: MASSARANI, L.; MERZAGORA, M.; RODARI, P. (Org.). Diálogos e ciência: mediação em museus e centros de ciências. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, 2007. p. 7-20. [ Links ]

SILVA, C. Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, 2009. [ Links ]

SOARES, B. O reencontro com o humano no museu contemporâneo. 2008. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro /Museu de Astronomia e Ciências Afins, Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, 2008. [ Links ]

SOARES, J. M. Saberes da mediação humana em museus de ciência e tecnologia. 2003. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003. [ Links ]

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional.10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. 325p. [ Links ]

VALENTE, M. E. Educação em museu: o público de hoje no museu de ontem.1995. 208 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica, Departamento de Educação, Rio de Janeiro, 1995. [ Links ]

VALENTE, M. E. Museus de Ciências e Tecnologia no Brasil: uma história da museologia entre as décadas de 1950-1970. 2008. 276 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Pós-graduação em Ensino de História e Ciências da Terra, Campinas, 2008. [ Links ]

VALENTE, M. E. Educação em museus: a dimensão educativa do museu. In: GRANATO, M.; SANTOS, C. dos; LOUREIRO, M. L. (Org.). Museu e Museologia: interfaces e perspectivas. v. 11.Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2009. p. 83-98. [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-03-15 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS