TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA

ACTOR-NETWORK THEORY, LITERATURE AND EDUCATION IN SCIENCE: A SOCIEOTECHNICAL NETWORK MATERIALIZATION PROPOSITION FOR THE CLASSROOM

Autores

  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Débora do Prado Lisboa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Denise do Prado Lisboa Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Francisco Ângelo Coutinho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180101

Palavras-chave:

Literatura; Educação científica; Teoria Ator-Rede.

Resumo

O artigo apresenta a teoria ator-rede como uma abordagem que permite entender a complexidade da rede de produção sociomaterial do conhecimento científico. Como exemplo de estudo, toma a tarefa de analisar o conto "O alienista", de Machado de Assis. Metodologicamente, o artigo procura identificar os personagens e as entidades, descrevendo as suas ações e as suas associações. Com a construção desse relato, pretende-se, ainda, apresentar como Machado de Assis torna evidente de que maneira o conhecimento científico é utilizado como um instrumento de poder e de dominação. Espera-se que a análise aqui realizada possibilite a construção de estratégias de ensino que utilizem o conto machadiano como mediador do entendimento dos processos de produção da ciência.

The paper presents the actor-network theory with an approach that allows us to understand the complexity of scientific knowledge's socio-material production network. As an example, we analyze Machado de Assis' short story "O alienista". Methodologically, the paper searches to identify the characters and the entities by describing their actions and associations. With the report's production, we also intend to explore how Machado de Assis reveals the way in which scientific knowledge is used as a power and domination tool. We hope our analysis make the construction of teaching strategies that use Machado de Assis' short stories possible, as a way of understanding the processes of producing science.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Machado de. O alienista. In: ASSIS, Machado de. Papéis avulsos. Rio de Janeiro: Garnier, 2006. p. 17-73. [ Links ]

BRAGA, M., GUERRA, A. The Name of the Rose: A Path to Discuss the Birth of Modern Science. Science & Education, v. 23, n. 3. p. 643-654, 2014. [ Links ]

CALLON, M.; LASCOUMES, P.; BARTHE, Y. Acting in an uncertain world. Cambridge: MIT Press, 2011. [ Links ]

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993. [ Links ]

FREIRE, L. L. Seguindo Bruno Latour: notas para uma antropologia simétrica. Comum, Rio de Janeiro, v. 11, n. 26, p. 46-65, 2006. [ Links ]

GALVÃO, C. Ciência na Literatura e literatura na ciência. Interacções, Lisboa, v. 2, n. 3, p. 32-51, 2006. [ Links ]

GEDEÃO, A. Poesias completas. 9. ed. Lisboa: Sá da Costa, 1983. [ Links ]

GELFERT, A. Observation, inference, and imagination: Elements of Edgar Allan Poe's Philosophy of Science. Science & Education, v. 23, n. 3, p. 589-607, 2014. [ Links ]

GOMES, R. O alienista: loucura, poder e ciência. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, São Paulo, v. 5, n. 1-2, p. 145-160, 1993. [ Links ]

JASANOFF, S. Science and public reason. London: Routledge. 2012. [ Links ]

LATOUR, B. Ciência em ação. Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Unesp, 2000. [ Links ]

LATOUR, B. A esperança de Pandora. Bauru: Edusc, 2001. [ Links ]

LATOUR, B. Joliot: a história e a física misturadas. In: SERRES, M. (Dir.). Elementos para uma História das Ciências. Lisboa: Terramar, 2003. p. 131-155. [ Links ]

LATOUR, B. Entrevista. Por uma antropologia do centro. Mana, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 397-414, 2004. [ Links ]

LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: EDUFBA; Edusc, 2012. [ Links ]

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a construção dos fatos científicos. Relume-Dumará: Rio de Janeiro, 1997. [ Links ]

LAW, J. Collateral realities. In: RUBIO, F. D.; BAERT, P. The politics of knowledge. London: Routledge, 2012. p. 156-178. [ Links ]

PIASSI, L. Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sociocultural. 2007. 462 f. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2007. [ Links ]

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de encontrar erros em filmes. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, p. 525-540, 2009. [ Links ]

PIROTA, P. G. Por entre quadros e uma pena de galhofa: diálogos entre tecnologia, ciência e linguagem nas adaptações para os quadrinhos do conto "O alienista", de Machado de Assis. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2011. [ Links ]

POULIOT, C. Students' inventory of social actors concerned by the controversy surrounding cellular telephones: a case study. Science Education, cidade, v. 92, p. 543-559, 2008. [ Links ]

RUBIO, F. D.; BAERT, P. Politics of Knowledge. An introduction. In: RUBIO, F. D.; BAERT, P. The politics of knowledge. London: Routledge, 2012. p. 1-10. [ Links ]

SANTOS, C. B. O alienista e o mal-estar entre a razão e desrazão: "para que transpor a cerca?". 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. [ Links ]

SLAVUTZKY, A. A psicanálise entre o peso e a leveza. In: AUTOR, X. Fundamentos da psicanálise. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre: APPOA, ano XII, n. 31. p. 167-178, 2006. [ Links ]

SLAUGHTER, A. Ray Guns and Radium: Radiation in the Public Imagination as Reflected in Early American Science Fiction. Science & Education, v.23, n.3, p. 527-39, 2014. [ Links ]

VLAHAKIS, G. N.; SKORDOULIS, K.; TAMPAKIS, K. Introduction: Science and Literature Special Issue. Science & Education, v. 23, n. 3, p. 521-526, 2014. [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-03-15 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS