O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR POR ALUNOS EM AULAS DE BIOLOGIA

PHOTOSYNTHESIS AND CELL-BREATHING CONCEPTS' APPROPRIATION PROCESS BY STUDENTS IN BIOLOGY CLASS

Autores

  • Patricia Silveira da Silva Trazzi Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Ivone Martins de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180105%20

Palavras-chave:

Fotossíntese; Conceitos científicos; Mediação.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos do processo de apropriação dos conceitos de "fotossíntese" e "respiração celular" em aulas de Biologia por alunos da 1ª série do Ensino Médio. A matriz teórico-metodológica utilizada é a histórico-cultural. A metodologia foi de cunho qualitativo/colaborativo e apresentou como instrumento de produção dos dados registros em diário de campo das reuniões formativas, do planejamento conjunto das aulas e das observações em sala de aula. Além disso, foram feitas gravações em vídeos das aulas e coleta de registros escritos produzidos pelos alunos. As análises apontaram que, a partir da ação mediada intencional realizada pela professora, emergiram indícios de apropriação de conceitos científicos com níveis distintos de generalização e integração conceitual.

This research's main goal is to analyze appropriation process aspects of photosynthesis and cell-breathing concepts in biology classes by freshman high school students. The theory-method matrix used is the historic-cultural. Methodology was qualitative/collaborative and presented as data production instrument the registers done daily by the teachers during the formative meetings, class planning made collectively and classroom observation. Classes' video recordings and written registers made by students were also taken into account. The analysis points that, from intentional mediated action made by the teacher, clues of scientific concepts appropriation emerged with distinct levels of generalization and conceptual integration.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. [ Links ]

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009. [ Links ]

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002. [ Links ]

BARKER, M. "A plant is an animal standing on its head". Journal of Biological Education, New York, v. 29, n. 3, p.201-208, 1995. [ Links ]

BARKER, M.; CARR, M. Teaching and learning about photosynthesis. Part 1: An assessment in terms of students' prior knowledge. International Journal of Science Education, London, v. 11, n. 1, p. 49-56, 1989. [ Links ]

CASSIANI, S. Aprendendo a conversar ciências no Ensino Fundamental. In: FLORES, C. R; CASSIANI, S. (Org.). Tendências contemporâneas nas pesquisas em Educação Matemática e Científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas: Mercado das Letras, 2014. p. 225-258. [ Links ]

DRIVER, R. et al. Making sense of secondary science: research into children's ideas. London, New York: Routledge, 1994. [ Links ]

EISEN, Y.; STAVY, R. How to make the learning of photosynthesis more relevant. International Journal of Science Education, London, v. 15, n. 2, p. 117-125, 1993. [ Links ]

ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação. Ensino médio: área de ciências da natureza (currículo básico da escola estadual). v. 2. Vitória: Sedu, 2009. 128 p. [ Links ]

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. [ Links ]

GÓES, M. C. R. A aprendizagem e o ensino fecundo: apontamentos na perspectiva da abordagem histórico-cultural. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE, 14., 2008, Porto Alegre. Anais..., Porto Alegre: EdiPUC-RS, 2008, p. 414-426. [ Links ]

KAWASAKI, C. S. Nutrição vegetal: um verdadeiro campo de estudos para a educação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1., 1987, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, 1987. [ Links ]

LIMA, M. E. C. C; AGUIAR JUNIOR, O.; CARO, C. M. A formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos. Ciência & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, p. 855-871, 2011. [ Links ]

MEDEIROS, S. C. S.; COSTA, M. F. B.; LEMOS, E. S. O ensino e a aprendizagem dos temas fotossíntese e respiração: práticas pedagógicas baseadas na aprendizagem significativa. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 8, n. 3, p. 923-935, 2009. [ Links ]

MILLAR, R. Bending the evidence: the relationship between theory and experiment in science education. In: MILLAR, R. (Ed). Doing Science: images of science in science education. London, New York, Philadelphia: Falmer Press, 1989. [ Links ]

MILLAR, R. Um currículo de ciências voltado para a compreensão por todos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 73-91, 2003. [ Links ]

MORTIMER, E. F. Aprender ciências: tensões e diálogos entre a linguagem comum e a linguagem científica. In: FLORES, C. R; CASSIANI, S. (Orgs.). Tendências contemporâneas nas pesquisas em Educação Matemática e Científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas: Mercado das Letras, 2014. p. 185-202. [ Links ]

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Elaboração de conflitos e anomalias na sala de aula. In: MORTIMER, E.; SMOLKA, A. L. B. (Orgs). Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 107-138. [ Links ]

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Meaning making in secondary science classrooms. Maidenhead, Philadelphia: Open University Press, 2003. [ Links ]

ROTH, W. M. Language, learning and context: talking the talk. London, New York: Routledge, 2010. [ Links ]

SÁ, E. F.; LIMA, M. E. C. C.; AGUIAR JUNIOR, O. A construção de sentidos para o termo Ensino por Investigação no contexto de um curso de formação. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, UFRGS, v. 16, n. 1, p. 79-102, 2011. [ Links ]

SESSA, P. S.; TRIVELATO, S. L. F. A ação mediada no ensino de biologia e argumentação: tensões permanentes. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, SP. Atas... Campinas, 2011. [ Links ]

SEYMOUR, J.; LONGDEN, B. Respiration: that's breathing isn't it? Journal of Biological Education, New York, v. 25, n. 3, p. 177-183, 1991. [ Links ]

SMOLKA, A. L. B. A prática discursiva em sala de aula: uma perspectiva teórica e um esboço de análise. Cadernos Cedes, Campinas, v. 1, n. 24, p. 51-65, 1991. [ Links ]

SOUZA, S. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos. Ciência e Educação, Baurú-SP, Unesp, v. 8, n. 1, p. 97-111, 2002. [ Links ]

STAVY, R.; EISEN, Y.; YAAKOBI, D. How students aged 13-15 understand photosynthesis. International Journal of Science Education, London, v. 9, n. 1, p. 105-115, 1987. [ Links ]

VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Plano, 2003. [ Links ]

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Martins Fontes: São Paulo, 2009. [ Links ]

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 27 [ Links ]

WAHEED, T.; LUCAS, A. M. Understanding interrelated topics: photosynthesis at age 14. Journal of Biological Education, New York, v. 26, n. 3, p. 193-199, 1992. [ Links ]

YPI, D. Y. Identification of misconceptions in novice biology teachers and remedial strategies for improving biology learning. International Journal of Science Education, London, v. 20, n. 4, p. 461-477, 1998 [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-04-04 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS