AFETIVIDADE E METACOGNIÇÃO EM PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE SUA APRENDIZAGEM EM FÍSICA

AFFECTION AND METACOGNITION IN STUDENTS' PERCEPTIONS ABOUT THEIR OWN PHYSICS LEARNING

Autores

  • Marta Maximo Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Maria Lucia Vital dos Santos Abib Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180106%20

Palavras-chave:

Aprendizagem; Afetividade; Metacognição.

Resumo

A complexidade dos processos de ensino e aprendizagem em Física é um desafio tanto para professores como para pesquisadores em educação em ciências. Neste trabalho, investigou-se como as percepções dos estudantes sobre sua aprendizagem em Física se relacionam a aspectos cognitivos, afetivos e metacognitivos que permeiam tais processos. Foram analisadas as respostas de alunos de Ensino Médio a um questionário com perguntas abertas. Utilizaram-se como fundamentação teórica a perspectiva vigotskiana da relação entre a cognição e a afetividade e os conhecimentos metacognitivos. Concluiu-se que as percepções dos estudantes sobre suas aprendizagens, expressas em conhecimentos metacognitivos, colocam, por um lado, o professor e sua perspectiva de ensino em posição central nas explicações sobre os êxitos e, por outro, apontam características pessoais como as principais responsáveis pelos fracassos.

Physics teaching and learning processes' complexity is a challenge for both teachers and researchers in science education. In this study, we investigated how students' perceptions of their own physics learning are related to cognitive, affective and metacognitive aspects involved in such processes. Answers given by high school students to a questionnaire with open questions were analyzed. The Vygotskian perspective of relationship between cognition and affectivity and metacognitive knowledge were used as theoretical framework. It was possible to conclude that the students' perceptions about their learning, expressed in metacognitive knowledge, put the teacher and his teaching's perspective in a central position in the explanations of success. On the other hand, the questionnaire's answers indicated personal characteristics as the main responsible for failure.

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Publicado

2016-04-05 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS