ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION: AN EDUCATIONAL STRATEGY TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY IN PRIMARY EDUCATION'S FIRST YEAR

Autores

  • Liliane Oliveira de Brito Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Elton Casado Fireman Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180107%20

Palavras-chave:

Ciências; Aprendizagem; Alfabetização científica; Ensino por investigação.

Resumo

O presente estudo aponta o ensino de ciências por investigação como uma prática pedagógica que facilita a alfabetização científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para fazer o levantamento dos dados, uma sequência didática foi aplicada abordando a temática "De onde vem o arco-íris?". A pesquisa é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação e foi desenvolvida em um 5º ano de Ensino Fundamental. Os resultados revelaram que os alunos, quando convidados a fazer investigações semelhantes às feitas pela cultura científica, desenvolvem conteúdos conceituais em um contexto dotado de significados. De tal modo, os alunos se tornam capazes de utilizar conceitos científicos como instrumentos de leitura, significação e compreensão do mundo, isto é, alfabetizam-se cientificamente.

This study defends science teaching by research as a pedagogical practice that facilitates scientific literacy in primary school's first years. To collect data, a didactic sequence was applied addressing the theme "Where does the rainbow come from?" The research is qualitative and of the action-research kind. It was developed in a primary school's 5th year class. The results revealed that students develop conceptual contents in a context endowed with meaning when invited to do research similarly to those made by the scientific culture. In this way, students become able to use scientific concepts such as reading instruments, meaning and understanding of the world, which means they become scientifically literate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. [ Links ]

BRICCIA, Viviane. Sobre a natureza da ciência e o ensino. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 111-128. [ Links ]

CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação no ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005. [ Links ]

CAMPOS, Maria Cristina da Cunha; NIGRO, Rogério Gonçalves. Didática de ciências. São Paulo: FTD, 1999. [ Links ]

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula., São Paulo: Cengage Learning 2013. [ Links ]

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. (Pensamento e Ação no Magistério). [ Links ]

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2000. [ Links ]

DEMO, Pedro. Educação e alfabetização científica. São Paulo: Papirus, 2010. (Papirus Educação). [ Links ]

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. 2000. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação na área de Educação em Ciência) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/35/66>. Acesso em: 2 abr. 2013. [ Links ]

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006. [ Links ]

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possiblidades. Caderno de pesquisa em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 2. sem. 1996. Disponível: <http://www.dcoms.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/pesquisa_qualitativa_caracteristicas_usos_e_possibilidades.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2007. [ Links ]

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. [ Links ]

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13(3), n. 3, p. 333-352, dez. 2008. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2014. [ Links ]

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino por CTSA: almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental, 2007. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p487.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2014. [ Links ]

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed., São Paulo: Cortez 2007. [ Links ]

SELBACH, Simone. et al. Ciências e didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. (Como bem ensinar). [ Links ]

SILVA, Márcia Gorete Lima da; SILVA, Antônia Francismar da; BELTRAN NUÑES, Isauro. Dos modelos de mudança conceitual à aprendizagem como pesquisa orientada. In: BELTRAN NUÑES, Isauro; RAMALHO, Betânia Leite (Org.). Fundamentos do ensino: aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática: o novo Ensino Médio. Porto Alegre: Sulina, 2004. [ Links ]

SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte (Centro de alfabetização, leitura e escrita - Universidade Federal de Minas Gerais), n. 25, p. 5-17, jan./fev./mar./abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf/>. Acesso em: 8 fev. 2014. [ Links ]

ZIMMERMANN, Erika Maíra. Letramento científico e CTS na formação de professores para o ensino de ciências. In: CONGRESO ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 7., 2005. Anais... (número extra). Disponível em: <http://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp320letcie.pdf>. Acesso em: 6 nov. 2014. [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-04-07 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS