AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A PRÁTICA DE PRODUZIR REGISTROS DAS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS

STUDENTS’ ASSESSMENT ABOUT THE PRACTICE TO PRODUCE RECORDS OF SCIENCE EDUCATION ACTIVITIES

Autores

  • Helder de Figueiredo e Paula Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec/UFMG)
  • Sérgio Luiz Talim o Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec/UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-211720175170101%20

Palavras-chave:

Avaliação da Prática Pedagógica; Recursos Mediacionais para o Ensino das Ciências; Análise de Enunciações e Gramática Sistêmico-Funcional.

Resumo

Nesta pesquisa, apresentamos os resultados da avaliação de um recurso que utilizamos para ensinar ciências: a produção de registros das atividades realizadas pelos estudantes em seus próprios cadernos. Nós investigamos se os estudantes valorizam a produção dos registros, bem como suas justificativas para o interesse ou o desinteresse por essa prática. Nossos dados foram gerados a partir de uma análise das respostas dadas por 196 estudantes a um questionário de avaliação do curso. No processo, nós utilizamos métodos estatísticos combinados com uma análise de enunciações fundamentada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin e na Gramática Sistêmico- Funcional de Halliday. Nossos dados mostram que a maioria dos estudantes declara ter feito os registros com frequência e interesse, além de atribuir diversas funções aos mesmos.

In this research, we present a students' assessment about the practice to produce records of Science Education Activities. We wonder if students value the production of records, and how they justify their interests or disinterests in this practice. Our data were generated by analyzing the responses of 196 students to a questionnaire course evaluation. In this process we use typical statistical analysis of quantitative research methods, but we also produced an analysis of utterances inspired in the Bakhtin's Philosophy of Language and in Halliday's Systemic Functional Grammar. Our data shows that most students claims to have made records with attendance and interest. Moreover, they ascribe various functions to records.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Discourse in the novel. In: BAKHTIN, M. The dialogic Imagination: four essays. Austin: University of Texas Press, 1981. [ Links ]

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 6ª Ed. São Paulo: Hucitec. 1992. [ Links ]

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal: os gêneros do discurso. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes. 1997. [ Links ]

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1998. [ Links ]

ENGESTRÖM, Yrjö. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to development research. Finland: Orienta-konsultit, 1987. [ Links ]

HALLIDAY, Michael. Estrutura e função da linguagem. In: LYONS, J. (Org.) Novos horizontes em linguística. Tradução de Jesus Antônio Durigan. São Paulo: Cultrix, 1976, p. 134-160. [ Links ]

HALLIDAY, Michael. Language as social semiotic: The social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978. [ Links ]

HALLIDAY, Michael. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985. [ Links ]

HIDI, S., RENNINGER. K. The Four-Phase Model of Interest Development. Educational Psychologist, v.41(2), 111-127, 2006 [ Links ]

KOZULIN, Alex. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygotsky, seus discípulos, seus críticos. In: DANIELS, H. (Org.) Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 111-138. [ Links ]

KRAPP, A. Structural and dynamic aspects of interest development: theoretical considerations from an ontogenetic perspective. Learning and Instruction. Oxford, v.12, p.383-409, 2002. [ Links ]

KRAPP, A. Basic needs and the development of interest and intrinsic motivational orientations: learning and Instruction. Oxford, v.15, n.5, p.381-395, 2005. [ Links ]

LINCOLN, Y. e GUBA, E. Naturalistic inquiry. New York, Sage, 416 p. 1991. [ Links ]

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Sentidos do trabalho: a educação continuada de professores. Belo Horizonte, Editora: Autêntica, 2005. [ Links ]

PAULA, H. F.; LIMA, M. E. C. C. Formulação de questões e mediação da leitura. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 15(3), 429-461, 2010. [ Links ]

PAULA, H. F. e TALIM, S. L. Uso coordenado de ambientes virtuais e outros recursos mediacionais no ensino de circuitos elétricos. Caderno Brasileiro de Ensino. (Física). Florianópolis, v. 29, n. Especial 1, 614-650, 2012. [ Links ]

PAULA, H. F e MOREIRA, A. F. Atividade, ação mediada e avaliação escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30(1), 17-36, 2014. [ Links ]

SWARAT, S.: ORTONY, A.: REVELLE, W. Activity Matters: Understanding Student Interest in School Science. J Res Sci Teach, 49: 515-537, 2012. [ Links ]

WERTSCH, James. Vygotsky's semiotic analysis. In: WERTSCH, J. Vygotsky and the social formation of mind. USA: Harvard College, 1985, p. 77-128. [ Links ]

WERTSCH, James. Mind as action. New York: Oxford University Press, 1998. [ Links ]

WERTSCH, James. Mediation. In: DANIELS, H.; COLE, M.; WERTSCH, J. (Org.). The Cambrigde Companion to Vygotsky. Cambridge Collections Online. New York: Cambridge University Press, 2007, p. 178-192. [ Links ]

Downloads

Publicado

2014-11-13

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS