PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO POR LICENCIANDOS: UM ESTUDO SOBRE RECEPÇÃO FÍLMICA E MODOS DE LEITURA

EDUCATIONAL VIDEOPRODUCED BY PRE-SERVICE TEACHERS: A STUDY ON VIDEO RECEPTION AND MODES OF READING

Autores

  • Wagner Gonçalves Bastos Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde Universidade Federal do Rio Janeiro (NUTES/UFRJ)
  • Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde Universidade Federal do Rio Janeiro (NUTES/UFRJ)
  • Américo de Araujo Pastor Junior Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde Universidade Federal do Rio Janeiro (NUTES/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-211720175170102%20

Palavras-chave:

Vídeo Educativo; Estudos de Recepção Fílmica; Ensino de Biologia.

Resumo

Neste trabalho, analisamos a produção e a recepção de um vídeo de autoria de alunos de uma Licenciatura em Biologia a fim de identificar o endereçamento e o significado preferencial de acordo com seus produtores e com as leituras feitas por um grupo de espectadores. Para isso, analisamos o vídeo, entrevistamos os produtores e fizemos uma exibição para seus colegas de turma. Os resultados indicam que o grupo, em sua maioria, identificou um significado preferencial ligeiramente diferente daquele concebido pelos produtores, contudo, avaliou como adequadas as estratégias de endereçamento utilizadas no vídeo. Além disso, notamos que mesmo a produção de um vídeo com intenções educativas explícitas está imersa em indeterminações e que os lugares construídos para o espectador podem ser diversamente reconfigurados por ele.

In this paper, we examined the production and reception of a video produced by Biology pre-service teachers in order to identify the mode of address and the preferred meaning according to its producers and according to the readings made by a group of spectators. For this, we analyze the video, interviewed the producers and screened the video for their classmates. The results indicate that the group mostly identified a slightly different preferred meaning than the one conceived by the producers. Neverthelessthey assessed as appropriate the strategies for addressing used in the video. Besides we noted that even the production of a explicit educational purposevideo is immersed in indetermination and that the places constructed for the viewers can be diversely reconfigured by them.

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Publicado

2015-02-10

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS