“QUEM ME SALVA DE TI?”: REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL

"WHO SAVED ME FROM IT?": REPRESENTATIONS ABOUT TEACHERS DIGITAL TECHNOLOGY

Autores

  • Marcelo Prado Amaral Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marcelo Leandro Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Francisco Catelli Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-211720175170104

Palavras-chave:

Ensino de Química; Tecnologias Digitais; Representações Docentes.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as representações dos docentes sobre a relação entre o ensino dos conteúdos programáticos da disciplina de química e as tecnologias digitais, com a finalidade de identificar aspectos que permeiam e/ou circundam as estratégias didático-pedagógicas. A pesquisa teve como sujeitos cinco docentes. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista aberta. A análise dos dados foi baseada no método da análise textual discursiva. Do contexto emergiram duas categorias: i) Aqui não tem condições; e ii) Ajuda a ver o cotidiano. Foi possível constatar a existência de divergências com relação aos discursos e às práticas no que concerne à utilização das tecnologias digitais.

The aim was to investigate the role of teachers on the relationship between teaching the syllabus content of chemical and digital technologies, with the aim of identifying aspects that permeate and/or surround the didactic and pedagogical strategies. The research had five teachers as subjects. The instrument for data collection was open interview. Data analysis was based on the method of discursive textual analysis. Context emerged two categories: i) There are no conditions; and ii) Help to see the everyday. It was established that differences exist with respect to the discourses and practices regarding the use of digital technologies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE NETO, Agostinho Serrano de; RAUPP, Daniele Trajano; MOREIRA, Marco Antonio. A evolução histórica da linguagem representacional química: uma interpretação baseada na teoria dos campos conceituais. In: ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7. Florianópolis, nov. 2009. [ Links ]

BARBIER, René. Escuta sensível na formação de profissionais de saúde. Conferência na Escola Superior de Ciências da Saúde - FEPECS - SES - GDF. Brasília, 2002. Disponível em: <http://www.barbier-rd.nom.fr/ESCUTA SENSIVEL.PDF>. Acesso: 20 mar. 2011. [ Links ]

BENITE, Anna M. Canavarro; BENITE, Cláudio R. Machado; SILVA FILHO, Supercil Mendes da. Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino de modelos atômicos. Química Nova na Escola, v. 33, n. 2, p. 71-76, mai. 2011. [ Links ]

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sábio al saber enseñado. [Título original: La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné] Traducción de Claudia Gilman. Buenos Aires: Aique, 2005. [ Links ]

COUTINHO, Clara Pereira. A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa: questões relativas à fidelidade e validade. Educação Unisinos, 12(1), p. 5-15, jan./abr. 2008. [ Links ]

CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, v. 12, n. 1, p. 11-24, 1999. [ Links ]

DIAS, Altamir Souto; SILVA, Ana Paula Bispo da. A argumentação em aulas de ciências como uma alternativa ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação em cenários comuns à escola pública brasileira. Rev. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 91, n. 229, p. 622-633, set./dez. 2010. [ Links ]

DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. [ Links ]

EICHLER, Marcelo Leandro; DEL PINO, José Cláudio. Computadores em educação química: estrutura atômica e tabela periódica. Química Nova, 23(6), p. 835-840, 2000. [ Links ]

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. [ Links ]

GABEL, Dorothy L. Use of the particle nature of matter in developing conceptual understanding. Journal of Turkish Science Education, v. 70, n. 3, p. 193-194, 1993. [ Links ]

GEBARA, Jamile; MARIN, Conceição Aparecida. Representação do professor: um olhar construtivista. Ciências & Cognição, v. 6, p. 26-32, 2005. [ Links ]

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. [ Links ]

GIORDAN, Marcelo; GÓIS, Jackson. Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares. Linhas Críticas, Brasília, v. 11, n. 21, p. 285-301, jul. 2005. [ Links ]

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004. [ Links ]

JOHNSTONE, Alex H. Macro and micro-chemistry. The School Science Review, 64-377, 1982. [ Links ]

JOHNSTONE, Alex H. The Development of chemistry teaching: A changing response to changing demand. Journal of Chemical Education, n. 70, 701-704, 1993. [ Links ]

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 1999. [ Links ]

LOPES, Cesar Valmor Machado; SOUZA, Diogo Onofre; DEL PINO, José Cláudio. Professor/a de Ciências Naturais e de Química: a busca de uma identidade. Educação, Porto Alegre, ano XXVII, 1(52), p. 153-167, jan./abr. 2004. [ Links ]

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. [ Links ]

MAROJA, Claúdio. (2007). O Currículo de Química nas Escolas Públicas de Ensino Médio da Cidade de São Paulo. 219 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2007. [ Links ]

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. [ Links ]

NOVALIS. L'encyclopédie: notes et fragments. In: PESSOA, Fernando. Novas Poesias inéditas. Lisboa: Ática, 1973. [ Links ]

PESSOA, Fernando. Poemas de Álvaro de campos: obra poética IV. Organização, introdução e notas Jane Tutikian. Porto Alegre, RS: L&PM, 2008a. [ Links ]

PESSOA, Fernando. Mesangem: obra poética I. Organização, introdução e notas Jane Tutikian. Porto Alegre, RS: L&PM, 2008b. [ Links ]

POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução Naila Freitas. 5 ed., Porto Alegre: Artmed, 2009. [ Links ]

RAUPP, Daniele; et al. Uso de um software de construção de modelos moleculares no ensino de isomeria geométrica: um estudo de caso baseado na teoria de mediação cognitiva. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 9, n. 1, p. 18-34, 2010. [ Links ]

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1999. [ Links ]

SÁ, Lucas Vivas de; ALMEIDA, Juscilene de; EICHLER, Marcelo Leandro. Classificação de objetos de aprendizagem: uma análise de repositório brasileiros. In: ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 15., Brasília, 21 a 24 de julho, 2010. Disponível em: <http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0839-1.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2014. [ Links ]

SANTOS, Danilo Oliveira; WARTHA, Edson José; SILVA FILHO , Juvenal Carolino da. Softwares educativos livre para o ensino de química: análise e categorização. In: ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15. Brasília, jul. 2010. [ Links ]

SANTOS, Wildson Luiz P. dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Função social: o que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, n. 4, p. 28-34, nov. 1996. [ Links ]

STECANELA, Nilda. Jovens e Cotidiano: trânsitos pelas culturas juvenis e pela escola da vida. Caxias do Sul: Educs, 2010. [ Links ]

TALANQUER, Vicente. Macro, Submicro, and Symbolic: the many faces of the chemistry "triplet". Internacional Journal of Science Education, v. 33, n. 2, p. 179-195, jan. 2011. [ Links ]

VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; et al. A utilização de software educativo aplicado ao ensino de Física com o uso da modelagem. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 16. Rio de Janeiro. Anais... 2005. [ Links ]

WU, Hsin-Kai; SHAH, Priti. Exploring visuospatial thinking in Chemistry learning. Inc. Sci. Ed., 88: 465-492, 2004. [ Links ]

WU, Hsin-Kai; KRAJCIK, J Joseph S; SOLOWAY, Elliot. Promoting understanding of chemical representations: student's use of a visualization tool in the classroom. Journal of Research in Science Teaching, v. 38, n. 7, p. 821-842, 2001. [ Links ]

Downloads

Publicado

2015-03-16

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS