UM RESGATE HISTÓRICO E FILOSÓFICO DOS ESTUDOS DE CHARLES DU FAY

A HISTORICAL RESCUE AND PHILOSOPHICAL STUDIES OF CHARLES DU FAY

Autores

  • Anabel Cardoso Raicik Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luiz Q. Q. Peduzzi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-211720175170105

Palavras-chave:

Du Fay; Experimentos; Contexto da descoberta.

Resumo

Charles Du Fay, um filósofo natural do início do século XVIII, entregou-se a uma intensa busca por encontrar mecanismos que pudessem explicar certos fenômenos elétricos ainda não compreendidos na sua época. Realizando inúmeros experimentos em constante diálogo com as hipóteses desenvolvidas, ele enuncia dois princípios e "descobre" a repulsão como algo legítimo das interações elétricas. Nessa perspectiva, este artigo ressalta, além do percurso histórico desse estudioso, a relevância da análise do contexto da descoberta para que se possam compreender, com maior propriedade, a não neutralidade do estudioso, os erros que impulsionam aos acertos e os diferentes métodos de construção do conhecimento. Ademais, ressalta-se a importância de considerações históricas e filosóficas para o ensino que visa discutir, além de conceitos físicos, concepções relativas à Natureza da Ciência.

Charles Du Fay, a natural philosopher of the early eighteenth century, indulged himself an intense search to find mechanisms that could explain certain electrical phenomena not yet understood in his time. Performing numerous experiments in constant dialogue with the developed hypotheses, "discovers" sets out two principles and the repulsion as something legitimate of electrical interactions. In this perspective, this article points out, beyond the historical course of this scholar, the importance of analyzing the context of discovery, more appropriately, so that they can understand the non-neutrality of the scholar, the mistakes that drive the successes and the different methods of knowledge construction. Moreover, emphasizes the importance of historical and philosophical considerations in education that discusses, in addition to physical concepts, conceptions related to Nature of Science.

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Publicado

2015-04-14

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS