EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

EVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS

Autores

  • Jeronymo Dalapicolla Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).
  • Victor de Almeida Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Junia Freguglia Machado Garcia Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-211720175170107

Palavras-chave:

Evolução; Análise de Conteúdo; Livro Didático.

Resumo

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) prevê a universalização e a avaliação dos livros, levando em conta alguns documentos oficiais. Esses documentos aconselham que os conteúdos de biologia sejam pautados em explicações ecológicas e evolutivas, de forma interdisciplinar, com a evolução funcionando como um eixo integrador do conhecimento. Baseando-se na Análise de Conteúdo de Bardin e na Estrutura Conceitual da Biologia de Mayr, foram examinados os conteúdos referentes ao filo dos cordados em três coleções didáticas. O objetivo foi avaliar como esses materiais abordam a evolução. Notou-se que os livros didáticos utilizam os conceitos evolutivos de forma escassa e superficial. A forma mais comum é a descritiva, com o acréscimo de termos evolutivos ou que remetem à evolução.

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) aims to universalize the textbooks and to evaluate these materials based on official documents. In biology for high school official documents advise that contents should be guided by ecological and evolutionary explanations in an interdisciplinary method and that evolution should work as a central theme. Based on Bardin's Content Analysis and Mayr's Conceptual Framework of Biology the contents concerning the phylum Chordata were examined in three textbook collections approved by PNLD. The aim was to evaluate how textbooks approved for student's use discuss evolution. This study showed that textbooks utilize evolution superficially and sparsely. The most common use is in descriptions with addition of evolutionary concepts or terms that refer to evolution.

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Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS