“FAZER O DESCONHECIDO SER DESCOBERTO”: ATUALIZAÇÃO NOS MODOS DE ENUNCIAR A CIÊNCIA NOS GRUPOS DA REGIÃO SUL DA REDE NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA – NOVOS TALENTOS DA REDE PÚBLICA (RNEC/NT)

"MAKING THE UNKNOWN KNOWN": AN UPDATE ON THE WAYS OF ENUNCIATING SCIENCE IN THE SOUTHERN GROUPS OF THE EDUCATION AND SCIENCE NATIONAL NETWORK- NEW TALENTS OF THE PUBLIC SYSTEM (RNEC/NT)

Autores

  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-211720175170108%20

Palavras-chave:

Ciência; Discurso; Rede Nacional de Educação e Ciência.

Resumo

O discurso moderno de ciência ainda constitui-se como a episteme de nossa época. Ele é presente em muitos projetos de pesquisa e extensão como o da Rede Nacional de Educação e Ciência, que associa muitas universidades em todo o país. Neste trabalho, objetivamos analisar o discurso de ciência dos grupos da região Sul pertencentes à Rede. Utilizamos algumas ferramentas da análise de discurso foucaultiana para análise de entrevistas com pesquisadores e monitores desses grupos. Percebemos que muitos entrevistados vinculamseus discursos ao viés moderno da ciência devido a diferentes contextos. No entanto, algumas rachaduras e flexibilizações vêm acontecendo no discurso de alguns grupos, produzindo um afrouxamento do discurso recorrente de ciência.

The modern discourse of science is still established as the episteme of our times. It is present in many research and extension projects like the one of the Education and Science National Network, linking many universities across the country. In this study, we sought analyzing the science discourse of southern groups from the Network. Weused some foucaultian tools of discourse analysis to investigate the interviews with researchers and observers of these groups. We noticed that many respondents link their speeches to the modern aspect of science due to different contexts. However, some cracks and flexibilizations have been happening in the discourses of some groups, producing a loosening of the recurrent discourse of science.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACON, Francis. Novum Organum: Verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Os pensadores. Tradução de José Aluysio Reis Andrade. São Paulo: Abril cultural, 1984. [ Links ]

DESCARTES, René. O discurso do método. Petrópolis: Vozes, 2008. [ Links ]

FEYERABEND, Paul. Contra o método. São Paulo: Ed. UNESP, 2007. [ Links ]

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 21 ed. São Paulo: Loyola, (s/d) [ Links ]

FOUCAULT, Michel. 2011 História da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 2010. [ Links ]

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. [ Links ]

FOUCAULT, Michel. Sobre a História da Sexualidade. In: _____. Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2009a. [ Links ]

FOUCAULT, Michel. Verdade e poder. In: ______. Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2009b. [ Links ]

FOUCAULT, Michel. O que é o autor? In: ______. Ditos e escritos III: estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009c.p. 264-298. [ Links ]

FOUCAULT, Michel. A Prosa do Mundo. In: _____. Ditos e Escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. p. 10-29. [ Links ]

FOUCAULT, Michel. Sobre as maneiras de escrever a história. In: _____. Ditos e Escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a. p. 62-77. [ Links ]

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2007. [ Links ]

GRECA, Ileana María, FREIRE JR, Olival. A "crítica forte" da ciência e implicações para a educação em ciências. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 343-361, 2004. [ Links ]

HENNING, Paula Correa. Resistência e criação de uma Gaia Ciência em tempos líquidos. Ciência & Educação, v. 18, n. 2, p. 487-502, 2012. [ Links ]

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2009. [ Links ]

LATOUR, Bruno. Ciência em ação. São Paulo: Ed UNESP, 2000. [ Links ]

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagensqualitativas. São Paulo, SP: EPU, 1986. [ Links ]

OLIVEIRA, Bernardo Jefferson; CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão. Thomas Kuhn e a nova historiografia da ciência. Revista Ensaio-pesquisa em educação em ciência, v. 4, n.2, dez 2002. [ Links ]

REDE. Rede Nacional de Educação em Ciências: novos talentos da rede pública. Disponível em: <http://www.educacaoeciencia.net.br/site_on/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Itemid=107>. Acesso em: 15 mar. 2013. [ Links ]

REZENDE, Sergio Machado. Momentos da Ciência e tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2010. [ Links ]

RIBEIRO, Wallace Carvalho; LOBATO, Wolney; LIBERATO, Rita de Cássia. Paradigma tradicional e paradigma emergente: algumas implicações na educação. Revista Ensaio-pesquisa em educação em ciência, v. 12, n. 1, p.27-42, jan-abr, 2010. [ Links ]

RUIZ, Adriano Rodrigues. Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 319-326, 2005. [ Links ]

RUMJANEK, Vivian M. Plenária dos grupos. Encontro Anual da Rede de Educação em Ciência: Novos Talentos da Rede Pública. 2012. Anotações Pessoais. [ Links ]

SILVEIRA, Rosa Hessel. A entrevista na pesquisa em educação: uma arena de significados. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DPeA, 2002. [ Links ]

SOKAL, Alan & BRICMONT, Jean. Imposturas intelectuais: o abuso da ciência pelos filósofos pós-modernos. 4a ed. Rio de Janeiro: Record, 2010. [ Links ]

SUSIN, Loredana. Como acontece a construção do conhecimento científico em um laboratório de pesquisa? In: WORTMANN, Maria Lucia; SANTOS, Luis Henrique Sacchi; RIPOLL, Daniela; SOUZA, Nadia Geisa Silveira de; KINDEL, Eunice Aita Isaia. Ensaios em Estudos culturais Educação e Ciência. Porto Alegre: Ed UFRGS, p. 273-296, 2007. [ Links ]

Downloads

Publicado

2015-03-09

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS