AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O SER BIÓLOGO E SER PROFESSOR

SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES ABOUT BEING A BIOLOGIST AND BEING A TEACHER

Autores

  • Patricia Caldeira Tolentino Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160301%20

Palavras-chave:

Formação de professores; Representações Sociais; Ciências e Biologia.

Resumo

O artigo analisa as Representações Sociais (RS) construídas no cotidiano da formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas. As informações derivam de questionário aplicado aos alunos do 1º ao 4º ano (n=138) em 2010. Os dados coletados foram processados pelos softwares Evoc e Simi. Os conceitos de habitus, proposto por Bourdieu, de RS, por Moscovici, e núcleo central das RS, por Abric, subsidiam a análise. O núcleo central da RS de biólogo mostrou-se homogêneo em torno do elemento pesquisador. A representação de professor, mais abstrata e heterogênea, se estrutura em torno dos elementos educador e conhecimento. A docência manifestou-se como construção arraigada na trajetória escolar e na área de conhecimento sem alterar-se significativamente durante a formação inicial.

The paper analyzes the Social Representations (SR) built on everyday routineof undergraduate courses in Biological Sciences. Data were gathered by applying a questionnaire to students from the 1st to the 4th grade (n=138) in 2010. The database was then processed by the softwares EVOC and SIMI. The concepts of habitus, proposed by Bourdieu, of SR, by Moscovici and the central nuclei of SR, by Abric, come as a base to support the present analysis. The central nuclei of the SR of a biologist has been seen as homogeneous around the element researcher. On the other hand, a SR of a teacher has revealed itself as something more abstract and heterogeneous, it is structured around the elements educator and knowledge. Teaching is perceived as a construction rooted in the schooling trajectory and in the knowledge area without significant changes throughout pre-service teacher education.

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Publicado

2014-11-13

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS