AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O SER BIÓLOGO E SER PROFESSOR
SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNDERGRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES ABOUT BEING A BIOLOGIST AND BEING A TEACHER
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172014160301%20Palavras-chave:
Formação de professores; Representações Sociais; Ciências e Biologia.Resumo
O artigo analisa as Representações Sociais (RS) construídas no cotidiano da formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas. As informações derivam de questionário aplicado aos alunos do 1º ao 4º ano (n=138) em 2010. Os dados coletados foram processados pelos softwares Evoc e Simi. Os conceitos de habitus, proposto por Bourdieu, de RS, por Moscovici, e núcleo central das RS, por Abric, subsidiam a análise. O núcleo central da RS de biólogo mostrou-se homogêneo em torno do elemento pesquisador. A representação de professor, mais abstrata e heterogênea, se estrutura em torno dos elementos educador e conhecimento. A docência manifestou-se como construção arraigada na trajetória escolar e na área de conhecimento sem alterar-se significativamente durante a formação inicial.
The paper analyzes the Social Representations (SR) built on everyday routineof undergraduate courses in Biological Sciences. Data were gathered by applying a questionnaire to students from the 1st to the 4th grade (n=138) in 2010. The database was then processed by the softwares EVOC and SIMI. The concepts of habitus, proposed by Bourdieu, of SR, by Moscovici and the central nuclei of SR, by Abric, come as a base to support the present analysis. The central nuclei of the SR of a biologist has been seen as homogeneous around the element researcher. On the other hand, a SR of a teacher has revealed itself as something more abstract and heterogeneous, it is structured around the elements educator and knowledge. Teaching is perceived as a construction rooted in the schooling trajectory and in the knowledge area without significant changes throughout pre-service teacher education.
Downloads
Referências
ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das Representações Sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB Editora, 2000. [ Links ]
ACOSTA, S. F.; et al. Trabalho docente na ótica de universitários ingressantes. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED [ Links ]
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações da identidade docente: uma contribuição para a formulação de políticas. Ensaio: Avaliação em políticas públicas, Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p. 579-574, Out/Dez 2007. [ Links ]
ANDRADE, E. P. et al. A dimensão prática na formação inicial docente em Ciências Biológicas e em História: Modelos formativos em disputa. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, n. 12, v. 1, p. 7-21, jul/2004. [ Links ]
BERGER, P.; LUCKMANN, T. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 2004. [ Links ]
BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. Petrópolis: Vozes, 2003. [ Links ]
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1997. [ Links ]
______. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 1999. [ Links ]
______. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R.(Org.) A Sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d'Água, 2003. p. 39-72, [ Links ]
______. Futuro de classe e causalidade do provável. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Orgs.) Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2008. [ Links ]
______. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009. [ Links ]
BRANDO, F. R.; CALDEIRA, A. M. A. Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Ciência e Educação, São Paulo v. 15, n. 1, 2009. [ Links ]
BRASIL, MEC/CNE. Resolução CNE/CP 1/2002a- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf.> Acesso em: 23 mar. 2013. [ Links ]
BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papiros, 1996. [ Links ]
CANDAU, V. M. F. Universidade e formação de professores: Que rumos tomar? In: CANDAU, V. M. F. (Org.) Magistério, construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. [ Links ]
CANDAU, V. M. F.; LELIS, I. A. A relação teoria-prática na formação do educador. In: CANDAU, V. M. F. (Org.). Rumo a uma nova didática. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 56-72. [ Links ]
CARVALHO, A. M. P.; VIANNA, D. A quem cabe a licenciatura. Ciência e Cultura, Campinas, v. 40, n. 2, p. 143-47, 1988. [ Links ]
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2006. [ Links ]
CUCHE, D. O Conceito de Cultura nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2002. [ Links ]
DESCHAMPS, J. C.; MOLINER, P. A identidade em Psicologia Social: Dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2009. [ Links ]
DINIZ-PEREIRA, J. E. As Licenciaturas e as novas políticas educacionais para formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, n. 68, p. 109-125, 1999. [ Links ]
______. Formação de professores: Pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. [ Links ]
DOISE, W. Da Psicologia Social à Psicologia Societal. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 27-35, 2002. [ Links ]
FREITAS, D.; VILLANI, A. Formação de professores de ciências: um desafio sem limites. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, 2002. [ Links ]
GATTI, B. A formação dos docentes: O confronto necessário professor x academia. Cadernos de Pesquisa, n. 81, p. 70-74, 1992. [ Links ]
______. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas: Autores Associados, 2000. [ Links ]
______. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, out/dez 2010. [ Links ]
GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.) Introdução. Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2003. [ Links ]
IBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. [ Links ]
JODELET, D. Representações Sociais: Um domínio em Expansão. In: JODELET, D. (Org.) As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. [ Links ]
KUENZER, A. As políticas de formação: A constituição da identidade do professor sobrante. Educação e Sociedade, São Paulo, n. 68, p. 163-183, dez/1999. [ Links ]
LUDKE, M. Formação de docentes para o ensino fundamental e médio: As Licenciaturas. Rio de Janeiro: CRUB, 1994. [ Links ]
MALDANER, O. A. A necessária conjugação da pesquisa e do ensino na formação de professores e professoras. In: CHASSOT, A.; OLIVEIRA, R. Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1998, p. 193-214. [ Links ]
MELLO, G. N. Formação inicial de professores para Educação Básica: uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva, n. 14, v. 1, 2000. [ Links ]
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2003. [ Links ]
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994. [ Links ]
RESOLUÇÃO CNE/SESU 07/02, de 11 de março de 2002. 11 de março de 2002 Estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces07_02.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2013. [ Links ]
RIBEIRO, M. L. et al. Análise das representações sociais da afetividade na relação educativa. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 20, p. 31-54, jun/2005. [ Links ]
ROSSO, A. J. Avaliação dos significados atribuídos pelos estagiários à Metodologia e Prática de Ensino de Biologia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 2, n. 2, 2007. [ Links ]
SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996. [ Links ]
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan/abr 2009. [ Links ]
SETTON, M. G. J. A socialização como fato social total: notas introdutórias sobre a teoria do habitus. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 14, n. 41, 2009. [ Links ]
SPINK, M. J. Desvendando as teorias implícitas: uma metodologia de análise das Representações Sociais. In: Guareschi, P. A.; Jovchelovitch, S. (Org.) Textos em Representações Sociais, Petrópolis: Vozes, 1995. [ Links ]
SUGAHARA, L. Y.; SOUZA, C. P. A dimensão afetiva nas representações sociais sobre o trabalho docente. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 33., 2010, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2010. [ Links ]
TOLENTINO, P. C. As referências da formação inicial na representação dos licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2010. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2010. [ Links ]
VILLANI, A.; PACCA, J. L. A.; FREITAS, D. Formação do professor de Ciências no Brasil: tarefa impossível? In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, Águas de Lindóia, Sociedade Brasileira de Ensino de Física. Anais... Águas de Lindóia: SBEF, 2002. [ Links ]