INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO

INTERVENTION AT SCHOOL ENVIRONMENT USING HEALTH CARE PROMOTION AS A TOOL TO IMPROVE TEACHING

Autores

  • Phillip Vilanova Ilha Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ana Paula Santos de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Daniela Sastre Rossi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Félix Alexandre Antunes Soares Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160302%20

Palavras-chave:

Promoção da Saúde; Pesquisa-Ação Colaborativa; Ensino.

Resumo

O presente estudo avaliou o impacto de intervenções colaborativas noambiente escolar e, com esse intuito, utilizou o tema da promoção da saúde como forma de melhoria do ensino. Para tanto, empregou-se a pesquisa-ação colaborativa como principal aporte metodológico. As análises dos dados evidenciaram que as intervenções colaborativas desenvolveram mais mudanças cognitivas e motivacionais do que na prática docente. Encontraram-se indícios de que os professores têm dificuldades em modificar suas práticas docentes, por ainda não estarem preparados para experimentar uma mudança mais profunda e com segurança, bem como por estarem muito atrelados às rotinas pedagógicas exigidas pelo sistema de ensino. No entanto, o estudo revelou modificações nos conceitos e concepções, aos quais novos saberes foram incorporados, ressignificados e desmistificados.

The present study evaluates the impact of collaborative interventions at school environment by using the theme of promoting health care as a means of improving teaching. For that, a collaborative action research was employed as the main methodological framework. Data analysis showed that collaborative interventions developed more cognitive and motivational changes than in teaching practices. We find evidences that teachers have difficulties in modifying their teaching practices for not being prepared to experience a deeper and safely change and for being too tied to pedagogical routines required by the education system. However, the research found changes in concepts and ideas to witch new knowledge was incorporated reassigned and demystified.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schon e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I.Formação reflexiva de professores (estratégias de supervisão). Porto: Porto Editora, 1991. [ Links ]

ANDRADE, M. I. Educação para a saúde - Guia para professores e educadores. Lisboa: Texto, 1995. [ Links ]

ARAÚJO, U. F. de. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, 2003. [ Links ]

ASSIS, S. S. de; BORGES, J. N.; PAPOULA, N. da R. P. R.; SANTIAGO, C. M. da S.; TEIXEIRA, G. A. P. B. Educação em saúde - proposta de utilização de um modelo no ensino de ciências. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v.3n.2, p. 108-120, agosto, 2010. [ Links ]

BERBEL, N. A. N.; GAMBOA, S. A. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez. Revista Filosofia e Educação, Campinas, v.3, n.2, 2011. [ Links ]

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. [ Links ]

BERTIN, R. L.; MALKOWSKI, J.; ZUTTER, L. C. I.; ULBRICH, A. Z. Estado Nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Rev. Paulista de Pediatria, São Paulo, v.28, n.3, p.3003-8, 2010. [ Links ]

BRASIL, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão; Ministério da Saúde; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Pesquisa Nacional de saúde do escolar. Rio de Janeiro, 2009. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Saúde. As cartas da promoção da saúde. Brasília-DF, 2002. [ Links ]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC /SEF, 1998. [ Links ]

CACHAPUZ, A. F. Do que temos, do que podemos ter e temos direito a ter na formação de professores: em defesa de uma formação em contexto. In: RAQUEL, L. L. B. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2003. [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50ª. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2011. [ Links ]

GARRIDO, E.; PIMENTA, S. G.; MOURA, M. O. A pesquisa colaborativa na escola como abordagem facilitadora para o desenvolvimento da profissão do professor.Sd [ Links ]

In: Alda Marin. (Org.). Educação continuada: reflexões, alternativas. Campinas: Papirus, 2000, p. 89-112. [ Links ]

MARIN, A. J. (Org.). Educação continuada: reflexões, alternativas. Campinas, SP: Papirus, 2000. [ Links ]

IBIAPINA, I. M. L M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. [ Links ]

LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In:; LIBÂNEO, J. C. SANTOS, A. (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005. [ Links ]

LOMÔNACO, A. F. S. Concepções de Saúde e Cotidiano Escolar - O Viés do Saber e da Prática. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 27.2004. Caxambu/MG.Anais... Caxambu: ANPEd, 2004. Disponível em: <http://27reuniao.anped.org.br/gt06/t063.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2012. [ Links ]

MAINARDI, N. Educação em Saúde: Problema ou solução?. Orientador: Isabel Maria Teixeira Bicudo Pereira. 2010. 135f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. [ Links ]

MENDES, M. R. M. Pesquisa colaborativa e comunidade de aprendizagem: possíveis caminhos para a formação continuada. 2007. 168f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. [ Links ]

MIZUKAMI, M. G. N. A pesquisa sobre formação de professores: metodologias alternativas. In: BARBOSA, R. L. L (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2003. [ Links ]

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus Editora, 12 ed. 2006. [ Links ]

NÓVOA, A. Professor se forma na escola. Nova Escola, São Paulo. Editora Abril, 2001. [ Links ]

PEREIRA, M. G, et al. Aprender a escolher: promoção da saúde no contexto escolar. Psicologia: teoria, investigação e prática, São Paulo, v.5. n.1, p. 147-158, 2000. [ Links ]

PIMENTA, S. G.; GARRIDO, E.; MOURA, M. O. Pesquisa colaborativa na escola facilitando o desenvolvimento profissional de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24., 2001. São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2001. Disponível em: <http://www.cefetes.br/gwadocpub/Pos-Graduacao/Especializa%C3%A7%C3%A3o%20em%20educa%C3%A7%C3%A3o%20EJA/Publica%C3%A7%C3%B5es/anped2001/textos/sesselma.PDF>. Acesso em: 10 jul. 2012. [ Links ]

PRADO, M. Pedagogia de Projetos. In: BRASIL. Ministério da Educação. Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias. MEC: Brasília, 2003. p.1-14. [ Links ]

RAMOS, P.; STRUCHINER, M. Concepções de educação em pesquisas sobre materiais informatizados para o ensino de ciências e de saúde. Ciência e Educação. São Paulo, 15(3): 13-27, 2009. [ Links ]

RIBEIRO, G. F. P. A importância do professor pesquisador. 2010. 14f. Monografia (Especialização em Docência na Educação Superior) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG, 2010. [ Links ]

SÍCOLI, J. L; NASCIMENTO, P. R. do. Promoção de saúde: concepções, princípios e operacionalização. Revista Interface, Botucatu, v.7, n.12, p.101-22, fev - 2003. [ Links ]

SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Normas técnicas: Classificação do estado nutricional em crianças. Brasília, 2006. 4 p. Disponível em: <http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/sisvan_norma_tecnica_criancas.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2011. [ Links ]

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação - 18. Ed. - São Paulo: Cortez, 2011. [ Links ]

TRICHES, R. M.; GIUGLIANI, E. R. J. Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Revista Saúde Pública, São Paulo, v.39, n.4, p.541-547, 2005. [ Links ]

ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor, pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTI, D.; PEREIRA, E. M. de A. Cartografia do trabalho docente: Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998. [ Links ]

Downloads

Publicado

2014-08-13

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS