RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO DE FÍSICA NO DISCURSO DE PROFESSORES

RECONTEXTUALIZATION OF NATIONAL CURRICULUM FOR TEACHING PHYSICS IN MIDDLE SCHOOL IN THE DISCOURSE OF TEACHERS

Autores

  • Flavia Rezende Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde Universidade Federal do Rio Janeiro (NUTES/UFRJ)
  • Fernanda Ostermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Josiane de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Roberta Comissanha de Carvalho Unidade Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160303%20

Palavras-chave:

Recontextualização Curricular; Currículo Nacional; Professores de Física.

Resumo

Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu "suposto" caráter de currículo nacional.

In this paper we analyzed the discourse of twenty Physics teachers in an activity proposed in a training distance learning course. After reading an academic text, teachers should post in a discussion forum, an excerpt from the text selected by them, together with a commentary and postioning. The analysis sought evidence of how teachers recontextualize and position themselves in relation to the academic discourse, the official discourse, and especially in relation to the project of national curriculum. It was possible to identify the positioning of 19 teachers. The majority (13 teachers) defends the national curriculum though recontextualized to meet regional diversity. Only six are against the official curriculum proposal rightly criticizing their supposed character of national curriculum.

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Publicado

2014-10-13

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS