INTRODUÇÃO À PESQUISA COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

INTRODUCTION TO RESEARCH WITH DIDACTIC SEQUENCES IN ON LINE CONTINUOUS EDUCATION FOR SCIENCE TEACHERS

Autores

  • Luciana Massi Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Marcelo Giordan Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160304%20

Palavras-chave:

Formação de Pesquisadores e Professores; Trabalho de Conclusão de Curso; Ensino de Ciências; Introdução a Pesquisa.

Resumo

A inserção da pesquisa na prática docente assume cada vez maior importância e complexidade no campo da educação. Um aspecto envolvido na questão e pouco investigado é a formação dos professores para o desenvolvimento de pesquisas articuladas à sua prática. Nesse contexto, apresentamos uma proposta de formação para a pesquisa desenvolvida em um curso a distância de especialização em Ensino de Ciências envolvendo a elaboração, aplicação e análise de sequências didáticas: o Estudo Dirigido de Iniciação ao Trabalho de Conclusão de Curso (EDITCC). O objetivo do trabalho é apresentar a proposta formativa, produzida a partir dos resultados de pesquisa recolhidos da literatura da área, e investigar sua aplicação e seus resultados na formação continuada de professores de Ciências. Por meio de dados extraídos da produção de cursistas e tutores, percebemos que o EDITCC teve boa aceitação, foi positivamente avaliado pelos professores, além de ter promovido um maior entendimento sobre pesquisa.

The integration of research in teaching practices assumes increasing importance and complexity in education. One aspect involved in this issue and poorly investigated is the training of teachers for the development of research linked with their practices. In this context, we present a training for research developed on a distance-learning course in the Science Teaching, which involves the design, implementation and analysis of didactic sequences: the Study Guide to the Initiation of the Term Paper (SGITP). Our research goal is to present a training proposal produced from the results collected from a survey of the literature of the area, and to investigate its application and its results in the teachers' continuing education program. Using data extracted from the production of students and tutors, we concluded that SGITP had a good acceptance among them and it was positively evaluated by teachers, in addition to promoting a greater understanding of research.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, I. B.; MAZZILLI, D. B.; BISCHOFF, I. M.; LIMA, V. M. R. Qualificando o processo ensino e aprendizagem: construindo a educação ambiental no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis, p.1-12. [ Links ]

ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação de professores. 12a. Ed. Campinas: Papirus, 2012. [ Links ]

CALLONI, J. G.; RIBEIRO-TEIXEIRA, R. M.; SILVEIRA, F. L. Relato de uma experiência didática que introduz a física dos movimentos na oitava série através da análise de vídeos do cotidiano do aluno. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis, p.1-12. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. 8. São Paulo: Cortez, 2006, 120 p. [ Links ]

COSTA, E. V. Um Estudo de Álgebra Elementar com Balança de Dois Pratos. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v.23, n.3, p.456-465, 2010. [ Links ]

GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Editora Unijuí, 2003, 285 p. [ Links ]

GIORDAN, M. Diseño de ambientes virtuales de aprendizage de la química bajo uma perspectiva sociocultural. Alambique: Didáctica de las Ciencias Experimentales, Barcelona, n.69, p.52-66, 2011. [ Links ]

GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências. Ijuí: Editora Unijuí, 2013, 312 p. [ Links ]

GIORDAN, M. e NERY, B.K. Fundamentos da Teoria dos Sistemas de Atividades para organizar e interpretar programas de formação continuada de professores em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Anna Maria Pessoa de Carvalho (Org.). Formação de professores: múltiplos enfoques. São Paulo: Sarandi, 2013, p. 267-296. [ Links ]

JUCÁ, R. N.; SILVA, J. L.; SILVA, R. L. Formação do conceito de saúde no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis, 2009, p.1-12. [ Links ]

JUNIOR, J. L.; GOMES, P. C. Recursos interpretativos das interações em sala de aula no ensino fundamental: aspectos metodológicos na formação de professores de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis, p. 1-12. [ Links ]

LÜDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação e Sociedade, v.22, n.74, p.77-96, 2001 [ Links ]

LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v.35, n.125, p.81-109, 2005. [ Links ]

MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova, São Paulo, v.22, n.2, p.289-292, 1999. [ Links ]

______. A formação inicial e continuada de professores de Química professor/pesquisador. 2. Ijuí: Editora Unijuí, 2003, 419 p. [ Links ]

MATOS, M. S.; MOTOKANE, M. T.; KAWASAKI, C. S. O percurso do professor no planejamento de ensino expresso nas sequências didáticas sobre biodiversidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 5., 2006, Bauru. Atas... Bauru, 2006, p.1-9. [ Links ]

MIYAKAWA, T.; WINSLOW, C. Didactical designs for students' proportional reasoning: an "open approach" lesson and a "fundamental situation". Educational Studies in Mathematics, n.72, p.199-218, 2009. [ Links ]

NASCIMENTO, L. M. M.; GUIMARÃES, M. D. M.; CHARBEL, N. E. Construção e avaliação de sequências didáticas para o ensino de biologia: uma revisão crítica da literatura. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 7., 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis, 2009, p. 1-12. [ Links ]

NUNES, D. R. P. Teoria, pesquisa e prática em Educação: a formação do professor-pesquisador. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 1, p. 97-107, 2008. [ Links ]

SANTANA, V. R.; SANTOS, W. L. P. Visão socioambiental no ensino de ciências naturais no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 7., 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis, 2009, p. 1-12. [ Links ]

SÃO PAULO. Projeto Rede São Paulo de Formação Docente: Cursos de especialização para o quadro do magistério da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, RedeFor. São Paulo. Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. São Paulo, 2010. [ Links ]

SILVA, N. S. D.; AGUIAR JÚNIOR, O. G. D. As estratégias do professor e as explicações dos estudantes em uma aula de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 7., 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis, 2009, p.1-12. [ Links ]

TARDIF, M; ZOURHLAL, A. Difusão da pesquisa educacional entre profissionais do ensino e círculos acadêmicos. Cadernos de Pesquisa, v.35, n.125, p.13-35, 2005. [ Links ]

WERTSCH, J. Mind as action. New York: Oxford University Press, 1998. [ Links ]

Downloads

Publicado

2014-09-15

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS