INTERAÇÕES ENTRE MODOS SEMIÓTICOS E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE ENSINO SUPERIOR

INTERACTIONS BETWEEN SEMIOTIC MODES AND THE MAKING OF MEANING IN LESSONS OF HIGH EDUCATION

Autores

  • Eduardo F. Mortimer Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Carolina Araújo da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Eliane Ferreira de Sá Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luciana Moro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Penha Souza Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Reane Fonseca Martins Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Renata Reis Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160306%20

Palavras-chave:

Modos semióticos; Multimodalidade; Gestos; Sala de aula; Ensino Superior.

Resumo

Nos últimos anos tem crescido o interesse em investigar a contribuição da linguagem na construção de significados em sala de aula. Neste trabalho investigamos como duas professoras do Ensino Superior mobilizam diferentes modos semióticos e promovem interações entre eles para a construção de significados em aulas de Química Orgânica. Gravamos um conjunto de aulas de duas professoras e selecionamos um episódio de cada uma para análise. Observamos que as professoras investigadas utilizam e articulam, idiossincraticamente, variados modos semióticos em suas interações com os estudantes. A análise demonstra a importância do uso de diferentes modos semióticos, tais como fala, gestos, olhar, modelos bola/vareta e desenhos no quadro, para o ato de comunicação. A articulação desses modos semióticos potencializa a construção de significados em sala de aula.

The interest on investigating the contribution of language to the making of meaning in classroom has increased lately. The present paper aims to investigate how two professors mobilize different-semiotic modes and promote interactions among the modes for the making of meaning in classes of Organic Chemistry. We recorded a set of classes of both professors and we selected an episode of each one of the professors for analysis. We observed that both professors use and articulate several modes idiosyncratically in their interactions with students. The analysis demonstrates the importance of the use of different-semiotic modes for communication such as: speech, gestures, the gaze, ball/stick models and drawings on the board. In addition, it is notable that the articulation of semiotic modes enhances the making of meaning in the classroom.

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Publicado

2014-09-11

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS