ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA
ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172014160308%20Palavras-chave:
Enem; Temas Estruturadores do Ensino de Física; Conceitos Unificadores.Resumo
A adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelas universidades públicas vem redimensionando as políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior. Para o ensino de física, isso potencializa a problematização do conhecimento desta disciplina. Neste trabalho, investigamos as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias relacionadas à física das edições do Enem de 2009 a 2012. A contextualização está muito presente em aspectos do cotidiano e do par ciência-tecnologia. Os temas "calor, meio ambiente e usos da energia" e "equipamentos elétricos e telecomunicações" articulam a interdisciplinaridade e a contextualização, privilegiando a abordagem conceitual unificadora, mas estão perdendo espaço para o tema "movimento, variações e conservações". Nas análises, revelamos aspectos essenciais para o trabalho escolar interdisciplinar e contextualizado, preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
The adoption of the National Standard Exam of Middle School (ENEM) by Public Universities has been reconfiguring public policies of access and permanence in High Education. For the teaching of Physics, it enhances the discussion of the knowledge of this subject. In this paper, we investigate the items of evaluation of Natural Sciences and Their Technologies related to Physics in the editions of ENEM from 2009 to 2012. The contextualization is presented in aspects of daily life and science-technology pair. The themes "heat, environment and uses of energy" and "electrical devices and telecommunications", though losing space for the theme "movement, variation, conservation", where the highlighted key aspects for interdisciplinary and contextualization with focus on a conceptual-unifying approach. In the analysis, we emphasize on essential aspects for interdisciplinary and contextualized work for school, as recommended by the board for national-standard exams.
Downloads
Referências
ANGOTTI, J. A. P. Conceitos unificadores e ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 15, n. 1-4, p. 191 - 198, 1993. [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 1999. [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o Enem 2009. Brasília: MEC, 2009, 26p. [ Links ]
COSTA-BEBER, L. B.; MALDANER, O. A. O Novo Enem como instrumento de gestão e intervenção no sistema educacional: características de suas questões. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16., ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 10., 2012, Salvador. Anais... Salvador: SBQ, 2012. [ Links ]
GUARIGLIA, C. E. et al. Categorias de questões sobre energia no Enem. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 7., 2006, Florianópolis. Atas... Florianópolis: Abrapec, 2009. [ Links ]
HERNANDES, J. S.; MARTINS, M. I. Categorização das questões de Física do Novo Enem. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis, v. 30, n. 1, p. 58-83, 2013. [ Links ]
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: O Instituto, 2005, 121 p. [ Links ]
KAWAMURA, M. R. D.; HOSOUME, Y. A contribuição da Física para um novo Ensino Médio. Física na Escola, São Paulo, v. 4, n. 2, 2003. [ Links ]
MACENO, N. et al. A matriz de referência do Enem 2009 e o desafio de recriar o currículo de química na educação básica. Química nova na escola, v. 33, n. 3, p. 153-159, 2011. [ Links ]
MACEDO, L. A situação-problema como avaliação e como aprendizagem. In: INEP. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: O Instituto, 2005, 121 p. [ Links ]
MACHADO, N. J. Interdisciplinaridade e contextualização. In: INEP. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: O Instituto, 2005, 121 p. [ Links ]
MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO (MEC), Portaria 807/2010, 2010. [ Links ]
MIRANDA E. M. et al. Enem 2009: articulações entre cts, interdisciplinaridade e contextualização evidenciadas nas questões das ciências da natureza. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 8., CONGRESO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 1., 2011, Campinas. Atas... Campinas: Abrapec, 2011. [ Links ]
PEIXOTO, K. C. Q. C. et al. Um olhar investigativo sobre as questões do Enem que abordam a Física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18., 2009. Vitória. Atas... Vitória: SBF, 2009. [ Links ]
PEIXOTO, K. C. Q. C.; LINHARES, M. P. Novo Enem: o que mudou? Uma investigação dos conceitos de física abordados no exame. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 12., 2010, Águas de Lindoia. Atas... Águas de Lindoia: SBF, 2010. [ Links ]
PEIXOTO, K. C. Q. C.; LINHARES, M. P. A Física do Enem/2010. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 8., CONGRESO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 1., 2011, Campinas. Atas... Campinas: Abrapec, 2011. [ Links ]
PINHEIRO, N. C.; OSTERMANN, F. Uma análise comparativa das questões de física no novo Enem e em provas de vestibular no que se refere aos conceitos de interdisciplinaridade e de contextualização. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 12., 2010, Águas de Lindoia. Atas... Águas de Lindoia: SBF, 2010. [ Links ]
SILVA, A. M. M.; PRESTES, R. F. Conhecimentos de Física nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18., 2009, Vitória. Atas... Vitória: SBF, 2009. [ Links ]
SOUZA, C. A et al. Resolução de problemas de física mediada por tecnologias. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis, v. 25, nº 2, p. 310-339, 2008. [ Links ]
VIGGIANO E. et al. Uma investigação sobre o impacto do Sistema de Seleção Unificada nas questões sobre energia no Exame Nacional do Ensino Médio. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 8., CONGRESO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 1, 2011, Campinas. Atas... Campinas: Abrapec, 2011. [ Links ]