ANÁLISE DE QUESTÕES DE FÍSICA DO ENEM PELA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA

ANALYSIS OF QUESTIONS OF PHYSICS FOR THE NATIONAL STANDARD EXAM OF MIDDLE-HIGH SCHOOL (ENEM) ACCORDING TO REVISED BLOOM'S TAXONOMY

Autores

  • Vailton Afonso da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Maria Inês Martins Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160309%20

Palavras-chave:

Enem; Taxonomia de Bloom Revisada; Ensino de física.

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), instituído em 1998, ganhou notoriedade em 2005 como mecanismo de acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e consagrou-se a partir de 2009 como mecanismo de acesso ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu), superando 7 (sete) milhões de inscritos em 2013. O presente trabalho analisa, na perspectiva da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR), 105 questões de física do Enem aplicadas entre 2009 e 2013, almejando compreender as dimensões do conhecimento e do processo cognitivo da TBR privilegiadas no Exame. Entre as dimensões do conhecimento, destacam-se o conhecimento conceitual (56%), seguido pelo conhecimento procedural (31%), e, entre os processos cognitivos, destacam-se entender (49%) e aplicar (23%), indicando que o exame enfatiza domínios de complexidade intermediários nas dimensões analisadas.

The National Standard High School Exam (ENEM), established in 1998, gained prominence in 2005, when it became the mechanism to get into the high education program University to Everybody (PROUNI) and even more notorious in 2009 as an entrance exam to the United Access System (SISU), which exceeded seven (7) million subscribers in 2013. We analyze 105 (one hundred and five) questions of Physics from ENEM applied between 2009 and 2013 in an attempt to understand the scope of knowledge and the cognitive process demanded by such exam according to the Revised Bloom's Taxonomy (TBR). Among the dimensions of knowledge we highlight the Conceptual Knowledge (56%), followed by Procedural Knowledge (31%) and among the Cognitive Processes, what stands out is Understanding (49%) and Application (23%), which indicates that the exam emphasizes intermediate levels of complexity in the analyzed dimensions.

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Publicado

2014-08-11

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS