INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE QUÍMICA AO REDOR DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA

DISCURSIVE INTERACTIONS IN CHEMSTRY CLASSROOMS RELATED TO EXPERIMENTAL ACTIVITIES: A SOCIOLOGICAL ANALYSIS

Autores

  • Bruno Ferreira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Karina Novaes dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Eliana Sardinha da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160311%20

Palavras-chave:

Interações Discursivas; Prática Pedagógica; Atividades Experimentais.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com dois professores de química do ensino médio. Com base na observação e no registro das aulas, analisamos as interações verbais entre professores e alunos em torno da definição das atividades experimentais, utilizando, para isso, uma perspectiva oriunda da sociologia da educação desenvolvida por Basil Bernstein, o que nos permitiu contrastar as situações de ensino originadas em contextos escolares socialmente diferentes. Os resultados obtidos nos indicaram quais práticas pedagógicas se mostraram mais favoráveis à intervenção dos alunos e à produção por estes das tarefas solicitadas. Percebemos que os alunos submetidos à prática cuja professora exerce maior controle sobre a comunicação tiveram menos oportunidade de intervir nas atividades e uma instrução sobre a tarefa mais pobre que aqueles que possuíam maior liberdade nas interações com o professor.

This article presents the results of a research done with two chemistry teachers of secondary schools. Based on observation and on registering classes, we analyzed verbal interactions amongst teachers and students around experimental activities and the tasks that followed them. We used a sociologic perspective from Basil Bernstein to analyze our data, which allowed us to contrast the teaching in two socially different school contexts. The results pointed out those pedagogic practices were most favorable to intervention of students and to production of the requested tasks. We noticed that the students submitted to a practice which teacher has a greatest control over communication had fewer chances to intervene during the activities and also a poorest instruction than students that had a major freedom during interactions with their teacher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTET, M. Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Porto: Porto Editora, 2000. [ Links ]

BAHIA. Avalie Ensino Médio 2012. Revista do Sistema de Avaliação. Juiz de Fora, v. 3, 2012. [ Links ]

BERNSTEIN, B. Pedagogía, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 1998. [ Links ]

CANDELA, A. Ciencia en el aula: los alumnos entre la argumentación y el consenso. México, DF: Paidós, 1999. [ Links ]

CAZDEN, C.B. El discurso del aula. In: WITTROCK, M. (comp.). La investigación de la enseñanza, Barcelona, v. 3, 1997. p. 627-709. [ Links ]

COLL, C.; EDWARDS, D. (org.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998. [ Links ]

COLL, C.; SÁNCHEZ, E. Presentación. El análisis de la interacción alumno-profesor: líneas de investigación. Revista de Educación, n. 346, p. 15-32, 2008. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.mec.es/re346/re346.pdf>. Acesso em: 3 nov. 2014. [ Links ]

DANIELS, H. Pedagogic practices, tacit knowledge and discoursive discrimination: Bernstein and post-Vygotskian research. British Journal of Sociology of Education, n. 4, v. 16, 1995. [ Links ]

DOYLE, W. Academic work. Review of Educational Research, n. 53, p. 159-199, 1983 citado por NUTHALL, G. El razonamiento y el aprendizaje del alumno en el aula. In: BIDDLE, B.J.; GOOD, T.L.; GOODSON, I.F. (comp.). La enseñanza y los profesores II: la enseñanza y sus contextos. Barcelona: Paidós, 2000. p. 19-113. [ Links ]

EDWARDS, D.; MERCER, N. El conocimento compartido: El desarrollo de la comprensión em el aula. Barcelona: Paidós, 1994. [ Links ]

GREEN, J. L. Research on teaching as a linguistic process: A state of the art. In: GORDON, E.W. (Ed.). Review of research in education, v. 10. Washington: AERA apud CAZDEN, C.B.El discurso del aula. In: WITTROCK, M.C. (comp.). La investigación de la enseñanza, v. 3. Barcelona: Paidós, 1997, p. 627-709. [ Links ]

HOADLEY, U.; MULLER, J. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação bernsteiniana. In: APPLE, M.W.; BALL, S.J.; GANDIN, L.A. Sociologia da educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 89-98. [ Links ]

KELLY, G. Discourse in science classrooms. In: ABELL, S.K.; LEDERMAN, N.G. (eds.). Handbook of research on science education. New York: Routledge, 2008, p. 443-469. [ Links ]

LEE, O. Science education with English language learners: synthesis and research agenda. Review of Educational Research, n. 4, v. 75, p. 491-521, 2005. [ Links ]

LEMKE, J. Aprender a hablar ciencia: lenguaje, aprendizaje y valores. Barcelona: Paidós, 1997. [ Links ]

LOPES, J.B. et al. Investigação sobre a mediação de professores de ciências físicas em sala de aula. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2010. [ Links ]

LOUCA, L.; ZACHARIA, Z.; TZIALLI, D. Identification, interpretation-evaluation, response: an alternative framework for analyzing teacher discourse in science. International Journal of Science Education, n. 12, v. 34, 2012. p. 1823-1856. [ Links ]

MAINARDES, J.; STREMEL, S. A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Teias, n. 22, v. 11, 2010. Disponível em:<http://ri.uepg.br:8080/riuepg/bitstream/handle/123456789/243/ARTIGO_TeoriaBasilBernstein.pdf?sequence=1f>. Acesso em: 28 maio 2014. [ Links ]

MORAIS, A.M.; NEVES, I. "Pedagogic social contexts: studies for a sociology of learning". In: MORAIS, A.M. et al. (eds.). Towards a sociology of pedagogy: the contribution of Basil Bernstein to research. New York: Peter Lang, 2001. p. 185-221. [ Links ]

MORTIMER, E. et al. Uma metodologia para caracterizar os gêneros de discurso como tipos de estratégias enunciativas nas aulas de Ciências. In: NARDI, R. (org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 53-116. [ Links ]

NASCIMENTO, S. A linguagem e a investigação em Educação Científica: uma breve apresentação. In: NARDI, R. (org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 131-142. [ Links ]

NUTHALL, G. El razonamiento y el aprendizaje del alumno en el aula. In: BIDDLE, B.J.; GOOD, T.L.; GOODSON, I.F. (comp.). La enseñanza y los profesores II: la enseñanza y sus contextos. Barcelona: Paidós, 2000. p. 19-113. [ Links ]

PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995. [ Links ]

ROSA, R.T.; VEIT, M.H. Estágio docente: análise de interações sociais em sala de aula. Educação e Realidade, v. 36, n. 1. p. 295-316, 2011. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/3172/317227056016.pdf>. Acesso em: 3 jun. 2014. [ Links ]

SANTOS, B. F. Uma aproximação ao estudo entre a linguagem e o ensino de ciências. In: CHAPANI, D.T.; Silva, J. (orgs.). Debates em educação científica. São Paulo: Escrituras, 2013. p. 107-114. [ Links ]

SANTOS, L.L. Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 120, p. 15-49, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n120/a04n120.pdf>. Acesso em: 26 maio 2014. [ Links ]

SOUZA, G.M. et al. A pesquisa sobre linguagem e ensino de ciências no Brasil em teses e dissertações (2000-2011). In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais (eletrônicos). Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2013. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1326-1.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014. [ Links ]

SILVA, A.C.; MORTIMER, E.F. Caracterizando estratégias enunciativas em uma sala de aula de química: aspectos teóricos e metodológicos em direção à configuração de um gênero do discurso. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 121-153, 2010. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID231/v15_n1_a2010.pdf>. Acesso em: 27 maio 2014. [ Links ]

Downloads

Publicado

2014-11-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS