ENTRE REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS: OS SENTIDOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR NAS FORMULAÇÕES DE DOCENTES
BETWEEN REPRESENTATIONS AND DISCOURSES: THE MEANINGS OF SCHOOL MATHEMATICS IN THE FORMULATION OF TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172014160201%20Palavras-chave:
Discurso; Representações sociais; Matemática escolar.Resumo
Mediante o constructo teórico-metodológico, no entremeio da Teoria das Representações Sociais e da Análise do Discurso materialista, parte-se do incômodo de como e quais representações sociais são sustentadas, produzindo efeitos de sentidos sobre a matemática escolar, no discurso dos professores que a lecionam. O objetivo é analisar os efeitos de sentido sobre a disciplina. O campo teórico-analítico permite compreender o modo como a discursividade estrutura e processa tais representações. Dessa maneira, esta pesquisa revela as regularidades temáticas: a matemática escolar 1) está presente no cotidiano, 2) leva ao raciocínio lógico, 3) é imprescindível na formação de um cidadão. Ancoradas na organização do mundo contemporâneo, pela lei e pela regra, as significações docentes reiteram o efeito de transparência da disciplina como conhecimento imprescindível para todos.
Through the theoretical-methodological construct, with the Theory of Social Representations and the materialistic Discourse Analysis in between, we took as a starting point the nuisance of how and what social representations are sustained, producing meaning effects on school mathematics, in the discourse of teachers who teach it. The goal is to analyze the meanings effects about the discipline. The theoretical and analytical framework allows understanding how the discourse structures and processes these representations. As a result three thematic regularities were identified about school mathematics: 1) it is present in everyday life, 2) it leads to logical reasoning, 3) it is essential for being a citizen. Anchored in the organization of the contemporary world, by laws and rules, the meanings expressed by the teachers reiterate the transparency effect of the discipline as an indispensable knowledge for all.
Downloads
Referências
ANDRADE, E. R. Entre o desejo e a necessidade de aprender línguas: a construção de representações de língua e de aprendizagem do aluno-professor de língua inglesa. Orientador: Maria José Rodrigues Faria Coracini. 2008. 266f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos de Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. [ Links ]
BLOOR, D. Uma abordagem naturalista da Matemática. In: TEM, Grupo (Org.). Sociologia da Matemática. Lisboa: APM, 1998a. (Cadernos de Educação e Matemática, 3). [ Links ]
______ . Poderá existir uma matemática alternativa? In: TEM, Grupo (Org.). Sociologia da Matemática. Lisboa: APM, 1998b (Cadernos de Educação e Matemática, 3). [ Links ]
D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. [ Links ]
DUVEEN, G. Introdução: o poder das idéias. In: MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 7-28. [ Links ]
GOMES, M. L. M. Quatro visões iluministas sobre a educação matemática: Diderot, D'Alambert, Condillac e Condorcet. Orientador: Antonio Miguel. 2003. 291p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. 2003 [ Links ]
GUILHAUMOU, J; MALDIDIER, D. Efeitos do arquivo. A análise do discurso no lado da história. In: ORLANDI, E. P. (Org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. p. 163-178. [ Links ]
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 16 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007. [ Links ]
JODELET, D. (org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. [ Links ]
______ . Loucuras e representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2005. [ Links ]
JOVCHELOVITCH, Sandra. Representações sociais e esfera pública: a construção simbólica dos espaços públicos no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000. [ Links ]
MACHADO, N. J. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1993. [ Links ]
MARIANI, B. Textos e conceitos fundadores de Michel Pêcheux: uma retomada em Althusser e Lacan. Alfa, São Paulo, v. 54, n. 1, p. 113-127, 2010. [ Links ]
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2004. [ Links ]
ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez, 1988. [ Links ]
______ . A linguagem e seu funcionamento. 4 ed. Campinas: Pontes, 1996. [ Links ]
______ . Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 2 ed. Campinas: Pontes, 2005. [ Links ]
______ . Língua e conhecimento lingüístico: para uma história das idéias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. [ Links ]
______ Análise de discursoprincípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009. [ Links ]
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2 ed. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1995. [ Links ]
______ . O discurso: estrutura ou acontecimento. 2 ed. Campinas: Pontes, 1997. [ Links ]
PERRY, A. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. [ Links ]
SANTALÓ, L. A. La matemática: una filosofia y una técnica. Barcelona: Ariel, 1994. [ Links ]
______ . Aportes para seguir enseñando matemática. In: SANTALÓ, Luis Antonio (Org.). Enfoques: hacia una didáctica humanista de la matemática. Buenos Aires: Troqvel Educación, 1999. [ Links ]
SOUZA FILHO, E. A. A análise das representações sociais. In: SPINK, Mary Jane (org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. [ Links ]
STRUIK, D. Sobre a Sociologia da Matemática. In: TEM, Grupo (Org.). Sociologia da Matemática. Lisboa: APM, 1998(Cadernos de Educação e Matemática, 3). [ Links ]
VESCHI, J. L. Nas espumas do tempo. Rio de Janeiro: Butiá, 1996 [ Links ]
WILDER, R. A base cultural da Matemática. In: TEM, Grupo (Org.). Sociologia da Matemática. Lisboa: APM, 1998(Cadernos de Educação e Matemática, 3). 1998 [ Links ]