ENTRE REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS: OS SENTIDOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR NAS FORMULAÇÕES DE DOCENTES

BETWEEN REPRESENTATIONS AND DISCOURSES: THE MEANINGS OF SCHOOL MATHEMATICS IN THE FORMULATION OF TEACHERS

Autores

  • Guilherme Adorno de Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Luzia Marta Bellini Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Renata Marcelle Lara Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160201%20

Palavras-chave:

Discurso; Representações sociais; Matemática escolar.

Resumo

Mediante o constructo teórico-metodológico, no entremeio da Teoria das Representações Sociais e da Análise do Discurso materialista, parte-se do incômodo de como e quais representações sociais são sustentadas, produzindo efeitos de sentidos sobre a matemática escolar, no discurso dos professores que a lecionam. O objetivo é analisar os efeitos de sentido sobre a disciplina. O campo teórico-analítico permite compreender o modo como a discursividade estrutura e processa tais representações. Dessa maneira, esta pesquisa revela as regularidades temáticas: a matemática escolar 1) está presente no cotidiano, 2) leva ao raciocínio lógico, 3) é imprescindível na formação de um cidadão. Ancoradas na organização do mundo contemporâneo, pela lei e pela regra, as significações docentes reiteram o efeito de transparência da disciplina como conhecimento imprescindível para todos.

Through the theoretical-methodological construct, with the Theory of Social Representations and the materialistic Discourse Analysis in between, we took as a starting point the nuisance of how and what social representations are sustained, producing meaning effects on school mathematics, in the discourse of teachers who teach it. The goal is to analyze the meanings effects about the discipline. The theoretical and analytical framework allows understanding how the discourse structures and processes these representations. As a result three thematic regularities were identified about school mathematics: 1) it is present in everyday life, 2) it leads to logical reasoning, 3) it is essential for being a citizen. Anchored in the organization of the contemporary world, by laws and rules, the meanings expressed by the teachers reiterate the transparency effect of the discipline as an indispensable knowledge for all.

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Publicado

2014-01-29

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS