MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS
MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172014160203%20Palavras-chave:
Mediação; Mediador; Museus; Centros de Ciências.Resumo
Este trabalho apresenta um conjunto de reflexões acerca do conceito de mediação e mediador em museus de ciência e tecnologia e centros de ciências (Science Centers), com o objetivo de inserir elementos teóricos que contribuam para ampliação e aprofundamento do debate sobre tais conceitos no campo da Educação em Ciências e/ou da divulgação científica. Buscamos, a partir dessas reflexões, entender e apresentar novos aspectos para discussão de como esses conceitos acabam por se impor em determinados campos e comunidades. Nesse sentido, destacamos alguns aspectos que consideramos relevantes para elencar uma pauta de discussão entre educadores em museus, para que eles possam reavaliar as práticas educativas nesses espaços e os processos de aprendizagem.
This paper presents a series of reflections on the concept of mediation and mediators in Museums of Science and Technology and Science Centers, with the objective of introducing theoretical elements that might contribute to a broader and deeper debate on these concepts in field of Science Education and Science Communication. These reflections lead us to a better understanding so that we can present new aspects for discussing about how these concepts end up dominating specific fields and communities. We also highlight some aspects that we consider relevant as proposals for further discussions among educators in museums in order to reevaluate their educational practices and learning processes in such spaces.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. A. Mediação cultural e da informação: considerações socioculturais e políticas em torno do conceito. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2007. Salvador. Anais... Salvador: ENANCIB. PPGCI-UFBA, 2007. [ Links ]
ALMEIDA, M. A. Mediações da cultura e da informação: perspectivas sociais, políticas e epistemológicas. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 1-24, 2008. [ Links ]
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. São Paulo: Editora HUCITEC, 1986. [ Links ]
BONATTO, M. P. O.; MENDES, I. A.; SEIBEL, M. I. Ação mediada em museus de ciências: o caso do Museu da Vida. In: MASSARANI, L. RODARI, P., MERZAGORA, M (org.) Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. [ Links ]
BORDEAUX, M.C. La médiation culturelle dans les arts de la scène.Thèse de Doctorat, Université d'Avignon, 2003. 2003 [ Links ]
CAZELLI, S. Ciência, cultura, museus, jovens e escolas: quais as relações? Orientador: Creso Franco. 2005. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2005. 2005 [ Links ]
CAZELLI, S. Alfabetização Científica e Processos Educativos. Perspicillum, Rio de Janeiro, v. 6, n.1, p. 75-104, 1992. [ Links ]
CHAGAS, M. ; NASCIMNETO JUNIOR, J. Museu e política: apontamentos de uma cartografia. Cadernos de diretrizes museológicas 1. 2ªed. Brasília: Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, Departamento de Museus e Centros Culturais, Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura e Superintendência de Museus, 2006. [ Links ]
CUCHE, D. A noção de Cultura nas Ciências Sociais. 2ª ed. Bauru: EDUSC, 2002. [ Links ]
DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo? Revista de Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação do CETAC.MEDIA, nº4 - junho de 2007. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/645/pdf>. Acesso em: Janeiro de 2013. [ Links ]
DAVALLON, J. L'exposition à l'ouvre: stratégies de communication et médiation symbolique. Paris: L'Harmattan,1999. [ Links ]
FALCÃO, D. ; CAZELLI, S. ; COIMBRA, C. A. Q.. Museus de ciência e tecnologia e inclusão social. In: GRANATO, M.; SANTOS, C. P. dos; LOUREIRO, M. L. N. (Orgs.). O caráter político dos museus. Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, v. 12, 2010. [ Links ]
GARCÍA BLANCO. A. La exposición, un medio de comunicación. Madrid: Ediciones Akal. (Arte y Estética, 55), 1999. 236 p. [ Links ]
GELLEREAU, Michèle. Pratiques culturelles et médiation. In: OLIVESI, Stéphane (dir.). Sciences de l'information et de la communication: objets, savoirs, discipline. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2006. [ Links ]
GOUVÊA, G. Mediação ou Intervenção? Práticas de Leituras em Museus In: I ENCONTRO NACIONAL DA REM - REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS E CENTROS CULTURAIS DO RIO DE JANEIRO, 1., 2007. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, v.1. 2010. [ Links ]
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968. [ Links ]
HALL, S. Política e Ideologia: Gramsci. In: Centre for Contemporary Cultura Studies da Universidade de Birmigham. (org.). Da Ideologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983. [ Links ]
JACOMY, B. Instrumentos, máquinas e aparatos interativos de ciência e tecnologia exibidos nos museus. In: VALENTE, M. E. A. (org.). Museus de Ciências e Tecnologia: interpretações e ações dirigidas ao público. Rio de Janeiro: Mast, 2007. [ Links ]
JÚNIOR, O. F. ALMEIDA. Mediação da informação e múltiplas linguagens. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: ANCIB, 2008. [ Links ]
LENOIR, Y. "Médiation cognitive et médiation didactique. Au-delà des didatiques, le didactique:débats autour de concepts fédérateurs", em Raisky, C. e Caillot, M. (eds.). Perspectives em éducation. Bruxelas: De Boeck Université, 1996. [ Links ]
MACMANUS, P. Memories as indicators of the impact of museum visits. International Journal of Museum Management and Curatorship, n. 12, p.367-380. 1993. [ Links ]
MAHEU, C. M. A. T. Decifra-me ou te devoro: o que pode o professor frente ao manual escolar? 2001. Tese. (Doutorado em Educação). Universidade Federal da Bahia, 2001. 2001 [ Links ]
MARANDINO, M. et al. Aprendizagens em Biologia a partir da visita ao museu de Zoologia da USP. In: Ensino de Biologia: fios e desafios na construção de saberes. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2008. [ Links ]
MASSARANI, L., RODARI, P., MERZAGORA, M. (orgs.). Diálogos e Ciência: mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007 [ Links ]
MORAES, R. et al. Mediação em museus e centros de ciências: o caso do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. In: MASSARANI, L., RODARI, P., MERZAGORA, M (orgs.). Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. [ Links ]
NASCIMENTO, S. S. O corpo humano em exposição: promover mediações socioculturais em um museu de ciências. In: MASSARINI, L. (ed). Worshop Sul-Americano & Escola de Mediação em Museus e Centros de Ciências. - Fiocruz, Rio de Janeiro, 2008. [ Links ]
QUEIROZ, G. R. P. C. et al. Construindo saberes da mediação na educação em museus de ciências: o caso dos mediadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins/Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 77-88, mai/ago. 2002. [ Links ]
SOARES, J. M. Saberes da Mediação Humana em Museus de Ciência e Tecnologia. 2003. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003. 2003 [ Links ]
SEPULVEDA, L. Parceria museu e escola como experiência social e espaço de afirmação do sujeito. In: GOUVÊA, G.; MARANDINO, M.; LEAL, M. C. (orgs.). Educação e Museu: a construção do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Access, 2003. p. 107-128. [ Links ]
COELHO, J. T. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1989. [ Links ]
COELHO, J. T. Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997. [ Links ]
VALENTE, A. Língua e significação. In: A linguagem nossa de cada dia. 3ª ed. Petrópolis:Vozes, 1998. p. 187-202. [ Links ]
VALENTE, E. A conquista do caráter público do museu. In: GOUVÊA, G. MARANDINO, M. LEAL, M. C. (orgs.). Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Access Editora, FAPERJ, 2003. p.21-45. [ Links ]
VAN-PRAËT, M. & POUCET, B. Les musées, liex de contre-éducation et de partenariat avec l'école. Éducation & Pédagogies, n.16, p.22-29, 1993. [ Links ]
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes Editora, 1993. [ Links ]