DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL

SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN THE PERCEPTION OF BIOLOGY INITIAL TEACHER EDUCATION

Autores

  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN)
  • Maria Arminda Pedrosa Universidade de Coimbra (UC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160204%20

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável; Educação em Ciências; Professores em Formação.

Resumo

No contexto do que propõe a Década de Educação para Desenvolvimento Sustentável, a decorrer até 2014, foram avaliadas concepções de professores de Biologia em formação sobre desenvolvimento sustentável e práticas para o promover. Os inquiridos revelaram concepções que remetem para uma visão protecionista e conservacionista de desenvolvimento sustentável. A maioria deles referiu práticas ligadas a desenvolvimento sustentável, como reciclagem ou economia de água e energia, relacionando-as com políticas públicas, tanto globais, como locais. Porém, as práticas educativas estão entre as menos citadas como relacionadas com desenvolvimento sustentável. Assim, discute-se a necessidade de se desenvolverem ações educativas com enfoque em sustentabilidade ambiental, aliada a desenvolvimento social e econômico, enquanto pilares em que assenta desenvolvimento sustentável e, consequentemente, em sua promoção na prática pedagógica.

In the context of the Decade of Education for Sustainable Development, going from 2005 to 2014, conceptions of Biology teachers about sustainable development and practices that promote this goal were identified. Most responses showed a protectionist and conservationist view of sustainable development. Most respondents reported practices concerning sustainable development, such as recycling or saving water and energy, and connected these practices with public policies, both global and local. Neverthless, educational practices were among the least quoted as concerning sustainable development. The needs for developing educational activities focusing on environmental sustainability, in articulation with social and economic development, is discussed as a means to reorient science education towards sustainable development, and hence, promoting it in the pedagogical practice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALIXTO, P. S.; PRADOS, M.A.H. La evolución del concepto de sostenibilidad y su incidencia en la educación ambiental. Teoría de La Educación, Salamanca, v.20, p. 179-204, 2008. Disponível em: <http://campus.usal.es/~revistas_trabajo/index.php/1130-3743/article/viewFile/989/1087>. Acesso em: 08 mai. 2012. [ Links ]

CORTESE, A. D. Education for Sustainability: the Need for a New Human Perspective. Boston: Second Nature, 1999. Disponível em: <http://amper.ped.muni.cz/~miler/aktivity/Ecology/possum/humanpersp.pdf>. Acesso em 24 de fevereiro de 2012. [ Links ]

DALE, A.; NEWMAN, L. Ustainable development, education and literacy. International Journal of Sustainability and Higher Education, Hamburgo, v. 6, n. 4, p. 351-362, 2005. [ Links ]

FREIRE, M. A. Educação para a Sustentabilidade: Implicações para o Currículo Escolar e para a Formação de Professores. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 141-154. 2007. [ Links ]

GIL PÉREZ, D.; VILCHES, A. Contribución de la ciencia a la cultura ciudadana. Cultura y Educación, Barcelona, v. 6, n. 3, p. 259-272, 2004. [ Links ]

GIL-PEREZ, D.; VILCHES, A. Algunos obstáculos e incomprensiones en torno a la sostenibilidad. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciências, Cádiz, v. 3, n. 3, p. 507-516, 2006. [ Links ]

GIL PÉREZ, D.; VILCHES, A. La educación ambiental en la década de la educación para la sostenibilidad. In:LÓPEZ HERRERÍAS, J. A. (Ed.). El agua y la educación ambiental en la década del desarrollo sostenible. Madrid: Asociación Española de Educación Ambiental, 2009. p. 13-31. [ Links ]

MARTINEZ, J. J. B.; 2012. Retos para la sostenibilidad en el Área metropolitana Del Valle de Aburrá de Antioquia Colômbia: percepciones acerca de lo que entendemos por este término y ejemplos de actividades educativas. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciências, Cádiz, v. 9, n. 2, p. 278-293, 2012. [ Links ]

MOBERG, F.; SIMONSEN, S. H. (Eds). Executive Summary of scientific background reports, Nobel Laureate Symposium on Global Sustainability. Estocolmo: Stockholm University, 2011. 20p. [ Links ]

MOREIRA, W. W.; SIMÕES, R.; PORTO, E. Content analysis: elaboration technique and signified units analysis. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 13, n. 4, p. 107-114, 2005. [ Links ]

PEDROSA, M. A. Ciências, educação científica e formação de professores para desenvolvimento sustentável. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciências, Cádiz, v. 7, p. 346-362, 2010. [ Links ]

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Relatório do Desenvolvimento Humano 2011. Sustentabilidade e Equidade: um futuro melhor para todos. Washington: PNUD, 2011. 183p. [ Links ]

UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 2005. 120p. [ Links ]

UNESCO. Review of Contexts and Structures for Education for Sustainable Development. Paris: UNESCO, 2009. 80p. [ Links ]

VILCHES, A.; GIL-PÉREZ, D.; EDWARDS, M. A actual crise planetária: uma dimensão esquecida na educação em ciência. Revista de Educação, Porto, v. XII, n. 2, p. 59-73, 2004. [ Links ]

VILCHES, A. et al. Respuesta educativa a la situación de emergencia planetaria: necesidad de planteamientos y acciones globales. Investigación en la Escuela, Sevilla, v. 63, p. 5-16, 2007. Disponível em: <http://www.uv.es/gil/documentos_enlazados/2007_Inv_en_la_Esc.pdf>. Acesso em 08 de maio de 2013. [ Links ]

VILCHES, A.; MACÍAS, O.;GIL-PÉREZ, D. Década de la educación para la sostenibilidad. temas de acción clave. In: Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI). Doc. Trab.. N. 1. Madri, Espanha: Centro de Altos Estudios Universitarios de la OEI, 2009. [ Links ]

VILCHES, Amparo et al.The need for contributions to the decade of education for a sustainable future: an ethical commitment. In: GONÇALVES, F., PEREIRA, R., FILHO, W.L.,AZETEIRO, U.M. (eds.). Contributions to the decade of education for sustainable development. Frankfurt: Peter Lang GMBH, 2012. p. 11-32. [ Links ]

VILCHES, Amparo;GIL PÉREZ, Daniel.El Antropoceno como oportunidad para reorientar el comportamiento humano y construir un futuro sostenible. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, Vigo, v. 10, n. 3, p. 394-419, 2011. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen10/REEC_10_3_1.pdf. Acesso em 08 de maio de 2013. [ Links ]

Downloads

Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS