DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL
SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN THE PERCEPTION OF BIOLOGY INITIAL TEACHER EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172014160204%20Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável; Educação em Ciências; Professores em Formação.Resumo
No contexto do que propõe a Década de Educação para Desenvolvimento Sustentável, a decorrer até 2014, foram avaliadas concepções de professores de Biologia em formação sobre desenvolvimento sustentável e práticas para o promover. Os inquiridos revelaram concepções que remetem para uma visão protecionista e conservacionista de desenvolvimento sustentável. A maioria deles referiu práticas ligadas a desenvolvimento sustentável, como reciclagem ou economia de água e energia, relacionando-as com políticas públicas, tanto globais, como locais. Porém, as práticas educativas estão entre as menos citadas como relacionadas com desenvolvimento sustentável. Assim, discute-se a necessidade de se desenvolverem ações educativas com enfoque em sustentabilidade ambiental, aliada a desenvolvimento social e econômico, enquanto pilares em que assenta desenvolvimento sustentável e, consequentemente, em sua promoção na prática pedagógica.
In the context of the Decade of Education for Sustainable Development, going from 2005 to 2014, conceptions of Biology teachers about sustainable development and practices that promote this goal were identified. Most responses showed a protectionist and conservationist view of sustainable development. Most respondents reported practices concerning sustainable development, such as recycling or saving water and energy, and connected these practices with public policies, both global and local. Neverthless, educational practices were among the least quoted as concerning sustainable development. The needs for developing educational activities focusing on environmental sustainability, in articulation with social and economic development, is discussed as a means to reorient science education towards sustainable development, and hence, promoting it in the pedagogical practice.
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