A ESTRUTURA ARGUMENTATIVA E AS CARACTERÍSTICAS DOS ARGUMENTOS NO TEXTO QUE ABORDA A "NOVA TEORIA SOBRE LUZ E CORES" DE ISAAC NEWTON

THE ARGUMENTATIVE STRUCTURE AND CHARACTERISTICS OF ARGUMENTS IN ISAAC NEWTON'S TEXT ABOUT HIS "NEW THEORY ABOUT LIGHT AND COLORS"

Autores

  • Fábio Marineli Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Lúcia Helena Sasseron Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160206%20

Palavras-chave:

Argumentação; Linguagem Científica; Texto Científico.

Resumo

O presente trabalho busca analisar a estrutura argumentativa e as características dos argumentos que aparecem no texto em que Isaac Newton descreve sua "Nova teoria sobre luz e cores", escrito em 1672. Para tanto, o padrão de Toulmin é utilizado como ferramenta analítica. A identificação da estrutura argumentativa de um texto científico pode ajudar na compreensão da construção do argumento na ciência e servir de apoio à utilização da argumentação na educação científica, inclusive na elaboração de textos didáticos. A análise realizada caracterizou os argumentos apresentados no texto e mostrou como se relacionam na elaboração da explicação de Newton para o fenômeno da formação de cores devido à refração da luz em um prisma.

This paper aims to analyze the argumentative structure and the characteristics of arguments used in Isaac Newton´s paper where he describes his "New theory about light and colors", written in 1672. For this purpose, we have used "Toulmin's Argument Pattern" as analytical tool. The identification of argumentative structure in a scientific text can help to understand the construction of arguments in science and support the use of argumentation in science education, particularly in the organization of textbooks. This analysis has characterized the arguments presented in the text and shown its relation on Newton's explanation to the phenomenon of color in the refraction of light in a prism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIBENI, S.S. A inferência abdutiva e o realismo científico. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Campinas, v.6, n.1, p.45-73, 1996. [ Links ]

ERDURAN, S. Methodological Foundations in the Study of Science Classroom Argumentation. In: ERDURAN, S; JIMENEZ-ALEIXANDRE, M. P. (Ed.) Argumentation in Science Education: Perspectives from Classroom-Based Research. Dordrecht: Springer, 2007. p.47-69. [ Links ]

HALLIDAY, M.A.K.; MARTIN, J.R. Writing Science: Literacy and Discursive Power. London: Falmer Press, 1993. [ Links ]

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M.P. e AGRASO, M.F. A argumentação sobre questões sócio-científicas: processos de construção e justificação do conhecimento na aula. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.24, p.13-33, 2006. [ Links ]

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M.P.; BUGALLO RODRÍGUEZ, A.; DUSCHL, R.A., "Doing the Lesson" or "Doing Science": Argument in High School Genetics. Science Education, v.84, p.757-792, 2000. [ Links ]

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; ERDURAN, S. Argumentation in science education: An overview. In ERDURAN, S; JIMENEZ-ALEIXANDRE, M. P. (Ed.), Argumentation in science education: Perspectives from classroom-based research. Dordrecht, the Netherlands: Springer, p. 3-27, 2008. [ Links ]

KELLY, G.J. Inquiry, activity and epistemic practice. In: DUSCHL, R.A.; GRANDY, R.E. Teaching Scientific Inquiry: recommendations for research and implementation. Rotterdam: Sense Publishers, 2008. [ Links ]

LEMKE, J. Aprender a Hablar Ciencia: language, aprendizage y valores. Barcelona: Paidós, 2006. [ Links ]

NEWTON, I. (1672). Uma carta do Sr. Isaac Newton, professor de Matemática na Universidade de Cambridge; contendo sua Nova Teoria sobre Luz e Cores: enviada pelo Autor para o Editor da Cambridge, 6 de fevereiro de 1671/72; para ser comunidade à R. Society. Tradução de Cibelle Celestino Silva e Roberto de Andrade Martins. In: SILVA, C.C. e MARTINS, R.A. A "Nova Teoria sobre Luz e Cores" de Isaac Newton: uma Tradução Comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.18, n.4, 1996. [ Links ]

PIETROCOLA, M. Linguagem e estruturação do pensamento na ciência e no ensino de ciências. In: PIETROCOLA, M.e FREIRE JR., O. (Org.) Filosofia, Ciência e História: Michel Paty e o Brasil, uma homenagem aos 40 anos de colaboração. São Paulo: Discurso Editorial, 2005. p.315-333. [ Links ]

SASSERON, L.H. e CARVALHO, A.M.P. Alfabetização Científica: uma Revisão Bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.16, n.1, p.59-77, 2011. [ Links ]

SCARPA, D.L. e TRIVELATO, S.L.F. A linguagem e a alfabetização científicas: características linguísticas e argumentativas de artigos científicos. Genética na escola, Uberlândia, v.7, n.2, 2012. [ Links ]

SILVA, C.C. e MARTINS, R.A. A "Nova Teoria sobre Luz e Cores" de Isaac Newton: uma Tradução Comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.18, n.4, p.313-327, 1996. [ Links ]

SILVA, C.C. e MARTINS, R.A. A teoria das Cores de Newton e as Críticas de Hooke. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA (EPEF),5. 1997, Belo Horizonte. Atas... Belo Horizonte: FMG/CECIMIG/FAE, 1997. p.230-237 [ Links ]

SUTTON, C. Los profesores de ciencias como profesores de lenguaje. Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v.21, n.1, 21-25, 2003. [ Links ]

TOULMIN, S.E. (1958). Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2ª ed., 2006. [ Links ]

ZOHAR, A.; NEMET, F. Fostering students' knowledge and argumentation skills through dilemmas in human genetics. Journal of Research in Science Teaching, v.39, n.1, p.35-62, 2002. [ Links ]

Downloads

Publicado

2014-05-27

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS