CONTROVÉRSIAS HISTÓRICAS EM TORNO À IDEIA DE NATUREZA: ATIVIDADES COM IMAGENS

HISTORICAL CONTROVERSIES ABOUT THE IDEA OF NATURE: ACTIVITIES WITH IMAGES

Autores

  • Luciana Fiúza Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Andreia Guerra Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160207%20

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência; História da ideia de natureza; Imagem.

Resumo

O presente artigo apresenta as discussões sobre as ideias em relação à natureza feitas durante as aulas de Física com alunos do Ensino Médio de um colégio da rede pública federal. Nas duas turmas estudadas, as aulas tiveram o enfoque histórico-filosófico e foram fundamentadas com imagens históricas e com imagens contruídas pelos prórios alunos. Foram realizadas e analisadas quatro atividades utilizando essas imagens. As produções dos alunos foram examinadas de acordo com a semiótica peirciana. Os resultados apontam que as tendências, ao representar natureza, foram modificadas ao longo do trabalho, apontando um olhar mais diversificado para o signo natureza ao longo do trabalho.

This paper aims to discuss Nature views of high school students of a public Brazilian school during their Physics classes. These classes focused on History and Philosophy of Science. All the activities were associated with historical paintings or photographs made by the students about their perspective in nature. Four activities took place in two different groups of students during their Physics class. The results of the activities were analysed by Peircean Semiotics and showed a more elaborate view of Nature during the activities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLCHIN, D. "Pseudohistory and Pseudoscience". Science & Education v.13:179 - 195. 2004. [ Links ]

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto editora, 1994. [ Links ]

BOWLER, P. J. "Malthus, Darwin, and the Concept of Struggle". Journal of the History of Ideas, vol. 37, n. 4, p. 631-650. Oct. - Dec., 1976. [ Links ]

BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS; J.C. "The Role of Historical-Philosophical Controversies in teaching Sciences: The Debate Between Biot and Ampere." Science& Education, v. 21.6, p. 921-934. 2012. [ Links ]

BURKE, P. Testemunha Ocular: história e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004. 270 p. [ Links ]

CAMPONOGARA, S.; RAMOS, F. R. S.; KIRCHHOF, A. L. C. Reflexões sobre o conceito de natureza: aportes teórico-filosóficos. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, RS, v.18, p. 1-19. 2007. [ Links ]

CANEVA, K. 'Physics and Naturphilosophie: a reconnaisance'. History of Science, v.35, p. 35-106, jan./jun. 1997. [ Links ]

COBERN, W. W. Everyday Thoughts about Nature. Dordrecht: Kluwer, 2000. [ Links ]

COSTA, P.F.C. A visualização da natureza e o entendimento do mundo vivo. Filosofia e História da Biologia, São Paulo, v. 1, p. 247-269, 2006. [ Links ]

CORREA, A. L. et al. Aspectos históricos e filosóficos do conceito de vida: contribuições para o ensino de biologia. Filosofia e História da Biologia, São Paulo, v.3(1), p.21-40, 2008. [ Links ]

ERMAKOFF, G. Paisagem do Rio de Janeiro: aquarelas, desenhos e gravuras dos artistas viajantes - 1790-1890. Rio de Janeiro: G.Ermakoff editorial. 2011. 408 p. [ Links ]

FLICK, U. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. [ Links ]

FORATO, T.C.M.; MARTINS, R. A.; PIETROCOLA, M. History and Nature of Science in High School: Building Up Parameters to Guide Educational Materials and Strategies. Science & Education, v.21, p. 657-682, 2012. [ Links ]

GALIMBERTI, U. Psiche e Techne: o homem na idade da técnica. São Paulo: Paulus. 2006. [ Links ]

JAPPY, T. Introduction to Peircean Visual Semiotics. Bloomsbury Advances in Semiotics. Chennai, India: ed. Bloomsberry Academic Publishing, 2013. [ Links ]

LENOBLE, R. História da ideia de natureza. Lisboa: Ed.70,1999. [ Links ]

MARTINS, L. The art of tropical travel, 1768-1830, in:M. Ogborn and C. Withers (Eds), Georgian Geographies: Essays on Space, Place, and Landscape in the Eighteenth Century. Manchester: s.n, 2004. pp. 72-91. [ Links ]

MCCOMAS, W. F. Seeking historical examples to illustrate key aspects of the nature of science. Science & Education, Dordrecht, Holanda, v.17, n.2, p 249-263. 2008. [ Links ]

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2010. [ Links ]

QUEIROZ, João. Introdução à divisão 3-tricotômica de signos. Cadernos de Estudos Lingüísticos, Campinas, v. 46, n. 2, 2011. [ Links ]

RAMINELLI, R. Vistas e Paisagens: imagens do Rio de Janeiro Colonial. Revista da História, São Paulo, vol 147, p. 33-52, 2002. [ Links ]

RAMOS, M. B. ; SILVA, H. C. Para pensar as controvérsias científicas em aulas de ciências. In: Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, 2007. [ Links ]

REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M.; "Ciência e arte: relações improváveis?" História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v. 13(suplemento), p. 71-87, out. 2006. [ Links ]

ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac 2009. [ Links ]

SANTAELLA, L. Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual e verbal - aplicações na hipermídia. 3 ed. São Paulo: Iluminuras, 2005. [ Links ]

SANTAELLA, L. Semiótica Aplicada. São Paulo: Ed. Cengage Learning, 2012. [ Links ]

SCHWARCZ, L.M. O Sol do Brasil: Nicholas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. João. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. [ Links ]

TUCKER, J. The historian, the picture, and the archive. Isis, Chicago, EUA, v. 97, n. 1, p. 111-120, 2006. [ Links ]

Downloads

Publicado

2014-03-14

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS