PSICOGÊNESE E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA CONSTRUTIVISTA

PSYCHOGENESIS AND HISTORY OF SCIENCE: ELEMENTS FOR A CONSTRUCTIVIST EPISTEMOLOGY

Autores

  • Roberta Chiesa Bartelmebs Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160208%20

Palavras-chave:

Psicogênese; História das Ciências; Epistemologia Genética.

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar um paralelo entre a obra Psicogênese e História das Ciências, de Piaget e García, com o ensino de ciências a partir de uma epistemologia construtivista, derivada essencialmente da epistemologia genética. A obra, publicada pela primeira vez em 1983, concretiza a síntese de suas investigações epistemológicas acerca do desenvolvimento das ciências através da história das ciências com o desenvolvimento da inteligência por meio da psicogênese. O objetivo do livro, no entanto, não é comparar a história das ciências com o desenvolvimento psicogenético dos sujeitos, mas compreender os mecanismos de evolução das ideias pré-científicas nas crianças através da epistemologia genética. Nesse sentido, os autores apresentam uma epistemologia construtivista, a qual, no nosso entendimento, pode servir de base para a compreensão do ensino de ciências, contribuindo com reflexões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula.

The purpose of this article is to draw a parallel between psychogenesis and history of science Piaget and Garcia with science education work from a constructivist epistemology, derived mainly from Genetic Epistemology. The book, first published in 1983, embodies the synthesis of his epistemological investigations on the development of science through the history of science with the development of intelligence through the psychogenesis. The purpose of the book, however, is not to compare the history of science with the development of psychogenetic subject, but rather to understand the mechanisms of evolution of pre-scientific ideas in children through Genetic Epistemology. In this sense, the authors present a constructivist epistemology, which, in our view, can serve as a basis for the understanding of science education contributing reflections on the processes of teaching and learning in the classroom.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Orlando Gomes. Modelo de ensino para mudanças cognitivas: instrumento para o planejamento do ensino e a avaliação da aprendizagem em Ciências. Orientador: João Antonio Filocre Saraiva. 2001. 377 f. Tese (Doutorado em educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

AGUIAR, Orlando Gomes. As três formas de equilibração: análise do material didático de um curso de eletricidade básica. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis, vol. 16, nº 1. p. 72-91, 1999.

BARROSO, Ricardo; MARTEL, José. Caracterización geométrica del desarrollo de la triada piagetiana. Educación Matemática, México, vol. 20, n. 1, p. 89-102, 2008.

BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BOVET, M.; PARRAT-DAYAN, S.; VONECHE, J. Comment engendrer une explication causale par apprentissage ? Le rôle du dialogue. Enfance, Paris, tome 40 n°4, 1987. pp. 297-308. Retirado de < http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/enfan>. Acesso em Abril 2014.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. et al. Ciências no Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 1998.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GARCÍA, Rolando. O conhecimento em construção: das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: Artmed, 2002.

KAMII, Constante. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 36ª ed. Campinas: Papirus, 2008.

LOURENÇO, Orlando; MACHADO, Armando. In: Defense of Piaget’s Theory: A Reply to 10 Common Criticisms. Psichological Review, Washington, vol. 103, nº. 1, p. 143-164, 1996.

MARÇAL, Vicente Eduardo Ribeiro. O esquema de ação e a constituição do sujeito epistêmico: contribuições da epistemologia genética à teoria do conhecimento. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.

NARDI, Roberto; CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta terra. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, vol.1(2), pp.132-144, 1996.

Psicogênese e história das ciências: Elementos para uma epistemologia construtivista Revista Ensaio | Belo Horizonte | v.16 | n. 02 | p. 147-165 | maio-ago | 2014 |165|NUSSBAUM, Joseph. Classroom conceptual change: philosophical perspectives. International Science

Education, vol. 11, p. 530- 540, 1989.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: o problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

PIAGET, Jean. Comentário sobre as observações críticas de Vygotsky concernentes a duas obras: “A linguagem e o pensamento na criança” e “O raciocínio da criança”. Trad. de Agnela Giusta. Em Aberto, Brasília, ano 9, nº 48, pág. 69-77, out./dez. 1990.

PIAGET, Jean. Psicologia da inteligência. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

PIAGET, Jean; GARCÍA, Rolando. Psicogênese e história das ciências. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

SARTÓRIO, Lúcia Aparecida Valadares. Apontamentos críticos às bases teóricas de Jean Piaget e a suaconcepção de educação. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 2, nº especial. dez, 2010.

SILVA, João Alberto da. Modelos de significação construídos por adultos em problemas de soma e subtração. Ciências & Cognição, Porto Alegre, vol. 14 (2). 12-34, 2009.

TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2014-05-27

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS