UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

A LITERATURE REVIEW ON INTERDISCIPLINARITY IN SCIENCE EDUCATION

Autores

  • Erika Regina Mozena Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fernanda Ostermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160210%20

Palavras-chave:

Revisão Bibliográfica; Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências.

Resumo

A interdisciplinaridade, embora institucionalizada como base da educação nacional na atual legislação, é pouco estudada na pesquisa em ensino de ciências. Com o objetivo de compreender como essa noção vem sendo investigada e efetivada no Ensino Médio pelas pesquisas da área, realizamos uma detalhada revisão bibliográfica em revistas Qualis A1 e A2 (nacionais e internacionais) da área de ensino e nas últimas edições do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) e EPEF ( Encontro de Pesquisa em Ensino de Física). Como resultado, obtivemos um panorama bastante amplo que permite compreender como a área posiciona-se acerca da interdisciplinaridade, que foi defendida por todos os 112 trabalhos analisados. No entanto, as pesquisas são pontuais e específicas, mostrando problemas na efetivação da interdisciplinaridade e a necessidade de aprofundamento dessa discussão.

Interdisciplinarity is scarcely studied in science education research, although it is inserted as the basis of national education in the current legislation. In order to understand how this concept has been studied in high school by science education researchers, we conducted a detailed literature review in national and international journals of education and in the last issues of ENPEC and EPEF meetings. As a result, we achieved a large overview that allows us to understand how the area faces the problem of interdisciplinarity, which is defended by all the 112 papers analyzed. However, theses researches are narrow and specific, showing many problems and the need of a deeper discussion.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBINO, M.G.F.N. et al. A aula diálogo como estratégia para integrar áreas de conhecimento do ensino médio. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11., 2008. Curitiba. Anais... Curitiba: SBF, 2008. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/atas/resumos/T0004-2.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2014. [ Links ]

AMARAL, A.Q.; CARNIATTO, I. Concepções sobre projetos de educação ambiental na formação continuada de professores. Revista Electrônica de investigación en Educación en Ciencias, Tandil, vol. 6, n.1, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1850-66662011000100010&script=sci_arttext>. Acesso em: 11 jun. 2014. [ Links ]

ARCÀ, M.; VICENTINI, M. A refletion on some meanings of "interdisciplinarity" and "integration among the sciences". International Journal of Scientific Education, London, vol. 3, n.2, p. 116-126, 1981. [ Links ]

ARROIO, A. The role of cinema into science education. Problems of Education in the Twenty First Century, Lithuania, vol.1, p. 25-30, 2007. [ Links ]

ASSARAF, O. B.; ORPAZ, I. The "Life at the Poles" study unit: developing junior high school students´ ability to recognize the relations between Earth systems. Research in Science Education, Netherlands, vol. 40, p.525-549, 2010. [ Links ]

AUGUSTO, T.G.S.; CALDEIRA, A.M.A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de Ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.12, n.1, p.139-154, 2007. [ Links ]

______. et al. Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004. [ Links ]

BARAK, M et al. `What's in the calculator?' An introductory project for technology. studies. Research in Science & Technological Education, vol. 13, n.2, p. 147-254, 1995. [ Links ]

BARDEEN, M.G.; LEDERMAN, L.M. Coherence in science education. Science, New York, vol. 281, n. 5374, p. 178-179, 1998. [ Links ]

BASTOS, P.; MATTOS, C.R. A situação de uma professora na escola contemporânea e a complexificação do conhecimento escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011. Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0126-1.pdf >Acesso em: 11 jun. 2014. [ Links ]

______. Física para uma saúde auditiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, vol. 9, n.3, 2009. [ Links ]

BATISTA, I.; LAVAQUI, V.; SALVI, R.F. Interdisciplinaridade escolar no ensino médio por meio de trabalho com projetos pedagógicos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.12, n. 2, p.209-239, 2008. [ Links ]

BESSON, U. Historical scientific models and theories as resources for learning and teaching: the case of friction. Science & Education, Netherlands, vol. 22, p. 1001-1042, 2013. [ Links ]

BORG, C. et al. The barriers encountered by teachers implementing education for sustainable development: discipline bound differences and teaching traditions. Research in Science & Technological Education, vol. 30, n. 2, p. 185-207, 2012. [ Links ]

BROWNE, M. N. The Mandate for interdisciplinarity in science education: the case of economic and environmental sciences. Science & Education, Netherlands, vol. 11, p. 513-522, 2002. [ Links ]

BUTLER, S. Catalysing student Autonomy through action research in a problem. Research in Science Education, Netherlands, vol. 29, n.1, p.127-140, 1999. [ Links ]

CACHAPUZ, A.F. Art and science: improving science teachers´ interdisciplinary competences. Revista de Educación en Ciencias, Colombia, vol. 14, p. 5-7, 2013. [ Links ]

CARDIA, E.; BASTOS, F. A educação para o consumo no ensino de ciências. Interdisciplinaridade, cidadania e transversalidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005. Bauru. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2005. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p107.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2014. [ Links ]

CARLOS, J.G.; ZIMMERMANN, E. Conceito de interdisciplinaridade: longe de um consenso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005. Bauru. Anais... ABRAPEC, 2006. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p294.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2014. [ Links ]

CORREIA, P.R.M.; DONNER Jr, J.W.A.; INFANTE-MALACHIAS, M. E. Mapeamento conceitual como estratégia para romper fronteiras disciplinares: a isomeria nos sistemas biológicos. Ciência & Educação, Bauru, v.14, n.3, p. 483-95, 2008. [ Links ]

DEVELAKI, M. Social and ethical dimension of the natural sciences, complex problems of the age, interdisciplinary, and the contribution of education. Science & Education, Netherlands, vol. 17, p. 873-888, 2008. [ Links ]

EICHLER, M.L.; DEL PINO, J.C. A produção de material didático como estratégia de formação permanente de professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. 9, n.3, p. 633-656, 2010. [ Links ]

FAUQUE, D.M.E. Introducing the history of science at the French middle school. Science & Education, Netherlands, vol.18, p. 1277-1283, 2009. [ Links ]

FAZENDA, I.C.A. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2011. [ Links ]

FEISTEL, R.A.B.; MAESTRELLI, S.R.P. Interdisciplinaridade na educação em Ciências: um olhar de professores formados. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011. Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. [ Links ]

______. et al. Abordagem temática e ensino de física: dificuldades e contribuições. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XIII., 2011. Foz do Iguaçu. Anais do XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Foz do Iguaçu: SBF, 2011. [ Links ]

FINCO-MAIDAME, G.; SILVA, H.C. Saberes docentes e a interface Biologia/Geociências: uma possibilidade da inserção da perspectiva geocientífica no ensino médio brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII., 2011. Campinas. Anais eletrônicos do VIII ENPEC. Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1399-1.pdf >. Acesso em: 13 jun. 2014. [ Links ]

FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.8, n.2, p. 109-123, 2003. [ Links ]

GALDABINI, S.; ROSSI, O. Using historical papers in ordinary physics teaching at high school. Science & Education, Netherlands, vol. 2, p. 239-242, 1993. [ Links ]

GERHARD, A.C.; ROCHA FILHO, J.B. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.17, n.1, p.125-145, 2012. [ Links ]

HAAS, C. M. A Interdisciplinaridade em Ivani Fazenda: construção de uma atitude pedagógica. International Studies on Law and Education, São Paulo, n.8, 2011. Disponível em: <http://www.hottopos.com/isle8/55-64Cel.pdf. > Acesso em: 13 jun. 2014. [ Links ]

HAJKOVA, Z. et al. Two simple classroom demonstrations for scanning probe microscopy based on a macroscopic analogy. Journal of Chemical Education, Georgia, vol. 90, p. 361-363. 2013. [ Links ]

HALMENSCHLAGER, K.R.; SOUZA, C.A. Abordagem temática: uma análise dos aspectos que orientam a escolha de temas na situação de estudo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.7, n.2, p. 367-384, 2012. [ Links ]

HARTMANN, Â.M.; ZIMMERMANN, E. O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: A reaproximação das "Duas Culturas". Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, vol. 7, n.2, 2007. [ Links ]

­­­______. A participação da física na abordagem interdisciplinar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, V., 2005. Bauru. Anais eletrônicos do V ENPEC. Bauru: ABRAPEC, 2006. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p216.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2014. [ Links ]

HIPÓLITO, A.; SILVEIRA, H. As questões de Química do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em um enfoque transversal e interdisciplinar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII., 2011. Campinas. Anais eletrônicos do VIII ENPEC. Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0237-1.pdf >. Acesso em: 13 jun. 2014. [ Links ]

LAMANAUSKAS, V. Integrated science education in the context of the constructivism theory: some important issues. Problems of Education in the Twenty First Century, Lithuania, vol. 25, n.25, 2010, p. 5-9. [ Links ]

______. Integrated science teaching by applying didactic differentiation: some actual circumstances. Problems of Education in the Twenty First Century, Lithuania vol. 13, p.5-12, 2009. [ Links ]

LAVAQUI, V.; BATISTA, I. L. Interdisciplinaridade em ensino de Ciências e de matemática no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007. [ Links ]

LONG, G.A. Simulation of a forensic chemistry problem: a multidisciplinary project for secondary school chemistry students. Journal of Chemical Education, Georgia, vol. 72, n. 9, p. 803-804, 1995. [ Links ]

LUCATTO, L.G.; TALAMONI, J.L.B. A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a micro bacia hidrográfica do ribeirão dos peixes como tema gerador. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 3, p. 389-398, 2007. [ Links ]

MACHADO, N.J. Interdisciplinaridade e Matemática. Pro-Posições, Campinas, vol.14, n.1, vol.10, 1993. [ Links ]

MENEZES, J.E. et al. Jogos e ciências em interdisciplinaridade na perspectiva dos temas transversais: puzzles com fósforos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VI., 2007. Florianópolis. Anais eletrônicos do VI ENPEC. Florianópolis: ABRAPEC, 2007. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p929.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2014. [ Links ]

MIRANDA, E.M. et al. ENEM 2009: articulações entre CTS, interdisciplinaridade e contextualização evidenciadas nas questões das Ciências da Natureza. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII., 2011. Campinas. Anais eletrônicos do VIII ENPEC. Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0292-1.pdf >. Acesso em: 13 jun. 2014. [ Links ]

MONTEIRO, I.C.C. et al. Interdisciplinaridade em física e avaliação da Aprendizagem: um olhar sobre o vestibular. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XIV., 2012. Maresias. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Maresias: SBF, 2012. [ Links ]

MONTEIRO, M.A.A. et al. Características das questões sobre física nos vestibulares. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XIIII., 2011. Foz do Iguaçu. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Foz do Iguaçu: SBF, 2011. [ Links ]

MORANGE, M. Physics, biology and history. Interdisciplinary Science Reviews, London, vol. 32, n. 2, p. 107-112, 2007. [ Links ]

MOTTA, D.C.; KRAPAS, S. A teoria geral dos sistemas e a controvérsia sobre a interdisciplinaridade. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XIV., 2012. Maresias. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Maresias: SBF, 2012. [ Links ]

MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Integração curricular por áreas com extinção das disciplinas no Ensino Médio: uma preocupante realidade não respaldada pela pesquisa em ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 36, n. 1, 1403, 2014. [ Links ]

______. Investigando saberes experienciais dos professores de ciências sobre interdisciplinaridade no ensino público secundário no Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, IX., 2013. Girona. Anais eletrônicos do IX Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Girona: Enseñanza de las Ciencias, 2013, p. 2436-2440. Disponível em: <http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/articulos/art_292.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2014. [ Links ]

______. CAVALCANTI, C. Lições do Rio Grande: um relato sobre o processo de elaboração dos referenciais curriculares para o ensino de Física no Rio Grande do Sul e o acompanhamento de cursos de formação continuada para professores nessa perspectiva. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XIX., 2011. Manaus. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus: SBF, 2011, p. 1-12. [ Links ]

NEHRING, C. M. et al. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. Ensaio, Belo Horizonte, v.2, n.1, 2002. [ Links ]

PAPOTNIK, A. Strategy of cross curricular connection at technology education as a factor of modern school. Problems of Education in the 21st century, Lithuania, vol. 14, p. 82, 2009. [ Links ]

PERROTT, E. The role of the teacher in multidisciplinary biology education, with special reference to an environmental approach. European Journal of Science Education, London, vol.2, n.3, p. 271-284, 1980. [ Links ]

PIETROCOLA, M.; ALVES FILHO, J.P.; PINHEIRO, T.F. Prática interdisciplinar na formação disciplinar de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.8, n.2, p. 131-152, 2003. [ Links ]

PINHEIRO, N.C.; OSTERMANN, F. Uma análise comparativa das questões de física no novo Enem e em provas de vestibular no que se refere aos conceitos de interdisciplinaridade e de contextualização. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XII., 2010. Águas de Lindóia. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Águas de Lindóia: SBF, 2010. [ Links ]

PISANO, R. Curricula, history of science and science education. Problems of Education in the 21st Century, Lithuania, vol. 40, p. 5-6, 2012. [ Links ]

______. GUERRIERO, A. The history of science and scientific education: problems and perspectives. Problems of Education in the 21st Century, Lithuania, vol. 6, 2008. [ Links ]

PUEYO, N.C. Oxidation of ethidium using TAML activators: a model for high school research performed in partnership with university scientists. Journal of Chemical Education, Georgia, vol.90, p.326−331, 2013. [ Links ]

REIS, J.C. et al. History, Science and Culture: Curricular Experiences in Brazil. Science & Education, Netherlands, vol.10, p. 369-378, 2001. [ Links ]

REZENDE, F.; QUEIROZ, G.R.P.C. Apropriação discursiva do tema 'interdisciplinaridade por professores e licenciandos em fórum eletrônico. Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 3, p. 459-478, 2009. [ Links ]

______. COLA, C.S.D. Hipermídia na educação: flexibilidade cognitiva, interdisciplinaridade e complexidade. Ensaio, Belo Horizonte, v.6, n.2, 2004. [ Links ]

ROCHA FILHO, J.B. et al. Repensando uma proposta interdisciplinar sobre ciência e realidade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v.5, n.2, 2006, p. 323-336. [ Links ]

ROMEU, N.I.; SAORÍN, J.M. Integración Curricular: respuesta al reto de educar en y desde la diversidade. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 17-40, 2011. [ Links ]

ROSA, M.I.P. Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo diáspora. Pro-Posições, Campinas, v.18, n.2, 2007, p. 51-65. [ Links ]

SÁ, M.B.Z.; CEDRAN, J.C.; PIAI, D. Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 3, p. 613-621, 2012. [ Links ]

SCHAAL, S. et al.Concept mapping assessment of media assisted learning in interdisciplinary science education. Research in Science Education, Netherlands, vol.40, p. 339-352, 2010. [ Links ]

SCHALLIES, M.; LEMBENS, A. Student learning by research. Journal of Biological Education, London, vol. 37, n.1, p.13-17, 2002. [ Links ]

SILVA, E.O. Restrição e extensão do conhecimento nas disciplinas científicas do ensino médio: nuances de uma "epistemologia de fronteiras". Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 51-72, 1999. [ Links ]

WEIGERT, C.; VILLANI; A.; FREITAS, D.A interdisciplinaridade e o trabalho coletivo: análise de um planejamento interdisciplinar. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 1, p. 145-164, 2005. [ Links ]

ZANETIC, J. Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, Campinas, v. 17, n. 1, 2006. [ Links ]

Downloads

Publicado

2014-06-10

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS