PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM RELAÇÃO AS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE LEISHMANIOSES: UM ESTUDO EM ÁREA ENDÊMICA DE MINAS GERAIS

THE PERCEPTION OF PRIMARY AND SECONDARY SCHOOL TEACHERS REGARDING THEIR EDUCATIONAL PRACTICES ON LEISHMANIASIS: A STUDY IN AN ENDEMIC AREA OF MINAS GERAIS

Autores

  • Viviane Helena de França Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Minas)
  • Carina Margonari Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Minas)
  • Virgínia Torres Schall Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Minas)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150303%20

Palavras-chave:

Leishmanioses; Percepção; Educação em saúde; Professores de Ciências e Biologia.

Resumo

As leishmanioses têm alta prevalência no Brasil e, particularmente, em Divinópolis, Minas Gerais. O desconhecimento das enfermidades favorece sua disseminação. Por isso, este artigo apresenta uma investigação sobre a percepção de práticas educativas realizadas por professores de Ciências e Biologia do ensino básico quanto ao tema leishmaniose. Foram entrevistados dez docentes, e empregou-se o critério de saturação e a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os professores atribuem pouca importância às leishmanioses, abordam o conteúdo junto aos alunos superficialmente por considerarem-se despreparados. Apontaram, na região, várias situações de risco para as enfermidades e a inexistência de políticas públicas para preveni-las. O contexto da educação em saúde nas escolas dificulta a adoção de ações profiláticas. São discutidas alternativas para trabalhar o tema nas escolas, integrando ensino de ciências e saúde.

Leishmaniasis has high prevalence in Brazil and in Divinópolis, Minas Gerais. The lack of knowledge about these diseases favors their dissemination. The perception regarding the educational practices on Leishmaniasis among primary and secondary science and biology teachers was investigated. Ten professionals were interviewed using the saturation criteria and the analysis of content. The results showed that teachers give little importance to Leishmaniasis, address the subject superficially and find themselves unprepared to teach it. They indicated several risk situations in the region and a lack of prophylactic public policies. The context of health education within the educational system complicates the adoption of prophylactic actions. Alternatives to work on Leishmaniasis in schools are discussed, integrating the teaching of science and health.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977. [ Links ]

BATISTA, Marcus Vinícius Aragão; CUNHA, Marlécio Maknamara Silva; CÂNDIDO, Alexandre Luna. Análise do tema virologia em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.12, n.01, p.145-158, jan/abr, 2010. [ Links ]

BORGES, Bárbara Kellen Antunes. et. al. Avaliação do nível de conhecimento e atitudes preventivas da população sobre a leishmaniose visceral em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.24, n.4, p.777-784, abr., 2008. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Saúde. Decreto Nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola -PSE, e dá outras providências. 2007. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm>. Acesso em: 10 mar. 2012. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. 7ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Informação de Agravos de Notificação- SINAN. Relatórios Gerenciais. 2012. Disponível em: <http://www.dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/> Acesso em: 12 mar. 2012. [ Links ]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: saúde. In: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental.Brasília: MEC/SEF, 1998, p.243-283. Disponível em: <http://www.portal. mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/saude.pdf> Acesso em: 10 mar. 2012. [ Links ]

FRANÇA, Viviane Helena; MARGONARI, Carina; SCHALL, Virgínia Torres. Análise de livros didáticos de ciências e biologia e investigação de representações sociais de professores do ensino básico. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA SAÚDE; CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE, 3,1, 2010, Covilhã-Portugal. Anais... Covilhã-Portugal: CNES; CNLBES, 2010. [ Links ]

FRANÇA, Viviane Helena; MARGONARI, Carina; SCHALL, Virgínia Torres. Análise do conteúdo das Leishmanioses em livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (2008/2009). Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 17, n. 3, p. 625-644, 2011. [ Links ]

LUZ, Zélia M. Profeta et al. The organization of health services and visceral leishmaniasis: an integrated intervention to improve diagnosis and treatment. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.25, n.5, p.1177-1184, mai, 2009. [ Links ]

LUZ, Zélia Maria Profeta; SCHALL, Virgínia; RABELLO, Ana. Evaluation of a pamphlet on visceral leishmaniasis as a tool for providing disease information to healthcare professionals and laypersons. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.2, p.606-621, 2005. [ Links ]

MAGALHÃES, Danielle Ferreira et al. Dissemination of information on visceral leishmaniasis from schoolchildren to their families: a sustainable model for controlling the diasease. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.25, n.7, jul, p.1642- 1646, July, 2009. [ Links ]

MAIA, Kamilla et al. Prevalência da Leishmaniose Canina no Município de Divinópolis, MG. In: XLVICONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 46, 2010, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: CSBMT, 2010. [ Links ]

MARGONARI, Carina et al. Phlebotomine Sand Flies (Diptera: Psychodidae) and Leishmania Infection in Gafanhoto Park, Divinópolis, Brazil. Journal of Medical Entomology, [s.l], v. 47, n.6, p.1212-1219, 2010. [ Links ]

MINAYO, Maria Cecília Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8ªed. São Paulo: Ed. Hucitec, 2004. [ Links ]

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Políticas de Saúde. A Promoção da saúde no contexto escolar. Informes Técnicos Institucionais. Revista de Saúde Pública, Florianópolis, v. 36, n.2, p. 533-535, 2002. [ Links ]

MOHR, Adriana. Análise do conteúdo de saúde nos livros didáticos. Ciência & Educação, Bauru, v.6, n.2, p.89-106, 2000. [ Links ]

OLIVEIRA, Cláudia Di Lorenzo et al. Spatial distribution of human and canine visceral leishmaniasis in Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brasil. 1994-1997. Cadernos de Saúde Pública, Florianópolis, v.17, n.5, p.1231-1239, 2001. [ Links ]

OLIVEIRA, Michael Éder. et al. Avaliação do nível de conhecimento da população e fatores de risco das Leishmanioses no município de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Recife, v.42, p.268-268, 2009. [ Links ]

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Temas de Salud- Leishmaniasis. 2012. Disponível em: <http://www.who.int/leishmaniasis/en/> Acesso em: 24 mar. 2012. [ Links ]

REIS, Dener Carlos. et. al.Health education and social representation: an experience with the control of tegumentary leishmaniasis in an endemic area in Minas Gerais, Brazil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.22, n.11, p.2301-2310, nov, 2006. [ Links ]

SCHALL, Virgínia Torres. An interactive perspective of health education for the tropical disease control: the schistosomiasis caso. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, vol. 93, suppl. I, p.51-58, out, 1998. [ Links ]

SCHALL, Virgínia Torres. Educação e divulgação científica sobre moluscos de importância médica - Breve análise de materiais informativos sobre esquistossomose. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE MALACOLOGIA, 19, 2010. Rio de Janeiro. ECOS DO XIX. Rio de Janeiro: EBM, 2010a. p. 391-403. [ Links ]

SCHALL, Virgínia Torres. Saúde & Cidadania: entrelaçando textos didáticos, paradidáticos e literários. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Ciências: ensino fundamental. (Coordenação Antônio Carlos Pavão). Coleção Explorando o Ensino, Brasília: MEC, 2010b, p.179-196. [ Links ]

SILVA, Tiago Ribeiro; HELAL, Igor. O ensino de ciências e a alfabetização: da homogeneização ao trabalho com projetos. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.1-8, 2010. [ Links ]

UCHOA, Cláudia Maria Antunes. et al. Educação em saúde: ensinando sobre a leishmaniose tegumentar americana. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.20, n.4, p.935-941, jul/ago, 2004. [ Links ]

Downloads

Publicado

2013-05-22

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS