A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
EVALUATION OF LEARNING IN THE CONCEPTION OF TEACHERS OF CHEMISTRY HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172013150304%20Palavras-chave:
Avaliação; Ensino de Química; Ensino Médio.Resumo
A avaliação da aprendizagem tem sido apontada como um tema pouco discutido em cursos de formação de professores, trazendo consequências para a sua efetividade no contexto da sala de aula. Assim, no presente trabalho buscamos investigar como a avaliação é entendida por professores de Química do Ensino Médio de escolas públicas da região sul da Bahia. Para a análise dos dados, recorremos a diversos estudos que discutem a prática da avaliação no âmbito escolar. De modo geral, os resultados apontam para a existência de concepções equivocadas acerca da ação avaliativa e para a necessidade de melhorias na formação dos professores atuantes no Ensino Médio.
The assessment of learning has been identified as a subject rarely discussed in training courses for teachers, bringing consequences for its effectiveness in the context of the classroom. Thus, in the present work, we seek to investigate how the assessment is understood by teachers of high school chemistry in public schools in the South of Bahia. For data analysis we resort to several studies that discuss the practice of evaluation in schools. Overall, the results point to the existence of misconceptions about the evaluative action and the need to improve the training of high school teachers.
Downloads
Referências
BOTH, S. J. Avaliação educacional: construção do conhecimento. Mundo Jovem, Porto Alegre, n. 355, p. 8 - 9, 2005. [ Links ]
DIAS, L. F. C.; ALMEIDA, V. A Avaliação: Ação Pedagógica Dinâmica e Complexa. Revista Educare, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, 2006. [ Links ]
DICKEL, A. O impacto do PISA na produção acadêmica brasileira: contribuições para a discussão do currículo escolar. Educação: Teoria e Prática, São Paulo, v. 20, n. 35, p. 201 - 228, 2010. [ Links ]
ESTEBAN, M. T. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 3 ed., Rio de Janeiro: DP & A, 2001. [ Links ]
GIL, A. C. Estudo de Caso. São Paulo; Atlas, 2009. [ Links ]
HARLEN, W.; JAMES, M. Assessment and learning: differences and relationships between formative and summative assessment. Assessment in education: principles, police e practice, vol.4, n. 3. UK: Carfax Publishing Limited, nov. 1997. [ Links ]
HOFFMANN J. M. L. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. 41 ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. [ Links ]
HOFFMANN J. M. L. O jogo do contrário em avaliação. 5 ed. Porto Alegre: Mediação, 2009. [ Links ]
HOFFMANN J. M. L. Pontos & Contra Pontos: do pensar ao agir em avaliação. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005. [ Links ]
LOCH, J. M. P. Avaliação: uma perspectiva emancipatória. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 12, p. 34-38, 2000. [ Links ]
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. [ Links ]
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2010. [ Links ]
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 7 ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003. [ Links ]
MACEDO, L. Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005. [ Links ]
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n.2, p. 191-210, 2003. [ Links ]
OUTEIRAL, J. Os possíveis significados de uma avaliação. Atividades e Experiências, n. 13, p. 9, 2010. [ Links ]
SANTOS, S. G. Modalidade de avaliação. Disponível em: <http://www.cds.ufsc.br/~saray/Modalidades%20de%20avaliacao.pdf>. Acesso em: 03 Jan. 2012.s/d [ Links ]
TEIXEIRA, J.; NUNES, L. Avaliação Escolar: da prática à teoria. Rio de Janeiro: Wak, 2008. [ Links ]
TEIXEIRA, J. Avaliação Inclusiva: a diversidade reconhecida e valorizada. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. [ Links ]
TYLER, R. W. Basic of curriculun and instruction. Chicago, The University of Chicago, 1949. [ Links ]
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança; por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 1988. [ Links ]
VILLAS BOAS, B. M. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2006. [ Links ]