A ABORDAGEM DO PLURALISMO DE PROCESSOS E DA EVO-DEVO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA EVOLUTIVA E ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS

THE TREATMENT OF PROCESS PLURALISM AND EVO-DEVO IN EVOLUTIONARY BIOLOGY AND VERTEBRATE ZOOLOGY TEXTBOOKS

Autores

  • Wellington Bittencourt dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Charbel N. El-Hani Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150312

Palavras-chave:

Ensino de Evolução; Ensino Superior; Livros Didáticos; Pluralismo de Processos; Evo-devo.

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma análise de conteúdo comparativa de três livros didáticos de biologia evolutiva e três livros didáticos de zoologia de vertebrados, muito adotados nos cursos de formação superior de biologia de diversas universidades de países de línguas latinas e anglosaxônicas. Usando técnicas de análise de conteúdo, realizamos uma análise documental quali-quantitativa dos livros, com o objetivo de investigar a abordagem e recontextualização de conteúdos relativos à biologia evolutiva do desenvolvimento (evo-devo) e ao pluralismo de processos. Os nossos achados indicam que, nos livros de ambas as disciplinas, a recontextualização dos conteúdos vinculados ao pluralismo de processos ainda está em fase inicial, ainda que num estágio mais avançado nos livros de biologia evolutiva. Quanto aos conteúdos de evo-devo, a recontextualização já teve lugar de modo mais extensivo, particularmente nos livros de zoologia de vertebrados. Estes resultados mostram diferenças na construção do discurso pedagógico relacionadas com a estrutura do conhecimento acadêmico e os alvos da pesquisa nestas duas disciplinas.

This paper reports the results of a comparative content analysis of three evolutionary biology and three vertebrate zoology textbooks, widely adopted in higher education biology courses in many universities of Latin and Anglo-Saxon countries. Using techniques of content analysis, we performed a quali-quantitative documentary analysis of the textbooks, aiming at investigating the treatment and recontextualization of contents related to evolutionary developmental biology (evo-devo) and process pluralism. Our findings indicate that the recontextualization of contents associated with process pluralism is still in an initial phase in textbooks of both disciplines, even though in a more advanced stage in evolutionary biology textbooks. Regarding evo-devo contents, recontextualization has already taken place in a more extensive manner, particularly in vertebrate zoology textbooks. These results show differences in the construction of pedagogical discourse related to the structure of academic knowledge and the research targets in these disciplines.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARTHUR, W. The emerging conceptual framework of evolutionary developmental biology. Nature, v. 415, p. 757- 764, 2002.

ARTHUR, W. Evolution: A developmental approach, Oxford: Wiley-Blackwell, 2011.

BALL, D. L.; FEIMAN-NEMSER, S. Using textbooks and teachers' guides: A dilemma for beginning teachers and teacher educators. Curriculum Inquiry, Malden, v. 18, n. 4, p. 401-423, 1988.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.

BELTRÁN, I. B.; RAMALHO, B. L.; SILVA, I. P.; CAMPOS, A. N. A seleção dos livros didáticos: Um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, São Carlos, 25/04/2003, disponível em: <http://www.rieoei.org/did_mat1.htm> Acesso em 17 maio 2013.

BOWLER, P. J. Evolution: The history of an idea (3a ed). Berkeley, CA: University of California Press, 2003

CAPONI, G. O darwinismo e seu outro: A teoria transformacional da evolução. Scientiae Studia, São Paulo, v. 3, p.233-242, 2005.

CAPONI, G. La segunda agenda darwiniana: contribución preliminar a una historia del programa adaptacionista. Cidade do México: Centro de Estudios Filosóficos y Sociales Vicente Lombardo Toledano, 2011.

CARROLL, S.B. Evo-devo and an expanding evolutionary synthesis: A genetic theory of morphological evolution. Cell, v. 134, p. 25-36, 2008.

CARROLL, S. B.; GRENIER, J. K.; WEATHERBEE, S. D. From DNA to diversity: molecular genetics and the evolution of animal design. Oxford: Blackwell, 2005.

DAVIDSON, E. H.; ERWIN, D. H. Gene regulatory networks and the evolution of animal body plans. Science, São Paulo, v. 311, p. 796-800, 2006.

DAWKINS, R. The greatest show on Earth: the evidence for evolution. New York, NY: Free Press, 2009.

DIGISI, L. L.; WILETT, J.B. What high school biology teachers say about their textbook use: a descriptive study. Journal of Research in Science Teaching, v. 32, n. 2, p. 123-142, 1995.

FREEMAN, S.; HERRON, J. C. Evolutionary analysis (4th Ed.). San Francisco, CA: Benjamin Cummings, 2007.

FUTUYMA, D. J. Evolution (2nd Ed.). Sunderland, MA: Sinauer, 2009.

GAYÁN, E.; GARCÍA, P. E. Como escoger un libro de texto? Desarrollo de un instrumento para evaluar los libros de texto de ciencias experimentales. Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Número Extra, V Congresso, p. 249-250, 1997.

GOODWIN, B. É a biologia uma ciência histórica. In: ROSE, S.; APPIGNANESI, L. (Eds.), Para uma nova ciência. Lisboa, Gradiva, 1986, p. 65-81.

GOULD, S. J. The structure of evolutionary theory. Cambridge, MA: The Harvard University Press, 2002.

HICKMAN, C., JR., ROBERTS, L., KEEN, S., LARSON, A., I'ANSON, H., EISENHOUR, D. Integrated principles of zoology (14th Ed.), Boston, NJ: McGraw-Hill, 2007.

HILDEBRAND, M.; GOSLOW, G. Analysis of vertebrate structure (5ª. Ed). New York, NY: John Wiley & Sons. 1998.

HUI, C.; YUE, D. Niche construction and polymorphism maintenance in metapopulations. Ecological Research, v. 20, p. 115-119, 2005.

JABLONKA, E.; LAMB, M. J. Evolution in four dimensions: genetic, epigenetic, behavioral, and symbolic Variation in the history of life. Cambridge, MA: The MIT Press, 2006.

KARDONG, K.V. Vertebrates: comparative anatomy, function, evolution (5th ed.). Boston, NJ: McGraw-Hill, 2008.

KURATANI, S. Modularity, comparative embryology and evo-devo: developmental dissection of evolving body plans. Developmental Biology, v. 332, p. 61-69, 2009.

KUTSCHERA, U.; NIKLAS, K. J. The modern theory of biological evolution: an expanded synthesis. Naturwissenschaften, v. 91, p. 255-276, 2004.

LAUBICHLER, M.; MAIENSCHEIN, J. (Eds.) From embryology to evo-devo: a history of developmental evolution. Cambridge, MA: The MIT Press, 2007.

LEVINS, R.; LEWONTIN, R. The dialectical biologist. Cambridge-MA: Harvard University Press,1985.

LEWONTIN, R. The organism as the subject and object of evolution. Scientia, São Paulo, v. 118, p. 63-82, 1983.

LOVE, A. C. Evolutionary morphology and EvoDevo: hierarchy and novelty. Theory in Biosciences, v. 124, p. 317-333, 2006.

MAYNARD SMITH, J., BURIAN, R., KAUFFMAN, S., ALBERCH, P., CAMPBELL, J., GOODWIN, B., LANDE, R., RAUP, D.; WOLPERT, L. Developmental constraints and evolution: a perspective from the Mountain Lake Conference on Development and Evolution. The Quarterly Review of Biology, v. 60, n. 3, p. 265-287 s.d..

MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da biologia. São Paulo: UNESP, 2005.

MINELLI, A. The development of animal form: ontogeny, morphology, and evolution. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

MOODY, D.E. The paradox of the textbook. In: FISHER, K.M.; WANDERSEE, J.H.; MOODY, D. E. (Eds.), Mapping biology knowledge. Dordrecht, Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2000, p. 167-184.

MÜLLER, G. Evo-devo: Extending the evolutionary synthesis. Nature Reviews Genetics, v. 8, p. 943949, 2007.

MÜLLER, G.; NEWMAN, S. A. (Eds.). Origination of organismal form. Cambridge, MA: The MIT Press, 2003.

ODLING-SMEE, F. J., LALAND, K. N; FELDMAN, M.W. Niche construction: The neglected process in evolution. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2003.

PIGLIUCCI, M.; KAPLAN, J. The fall and rise of Dr. Pangloss: Adaptationism and the Spandrels paper 20 years later. Trends in Ecology and Evolution, v. 15, n. 2, p. 66-70, 2000.

PIGLIUCCI, M.; MÜLLER, G. (Eds.) Evolution: the extended synthesis. Cambridge, MA: The MIT Press, 2010.

POUGH, F.H.; JANIS, C.M.; HEISER, J.B. A Vida dos Vertebrados. (4ª ed.). São Paulo, Atheneu Editora São Paulo, 2006.

RIDLEY, M. Evolução (3ª Ed.). Porto Alegre: Artmed, 2006.

ROBERT, J. S. Embryology, epigenesis, and evolution: taking development seriously. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

SEPULVEDA, C.; EL-HANI, C. N. Adaptacionismo versus exaptacionismo: O que este debate tem a dizer ao ensino de evolução? Ciência e Ambiente, Santa Maria,v. 36, p. 93-124, 2008.

SEPULVEDA, C., MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Adaptacionismo. In: ABRANTES, P. (Org.). Filosofia da Biologia, Porto Alegre: ARTMED, 2011, p.162-192.

SOBER, E. The nature of selection: evolutionary theory in philosophical focus. Chicago, Il: The University of Chicago Press, 1993.

STEARNS, S.; HOEKSTRA, R. Evolution: an introduction (2nd Ed.). New York, NY: Oxford University Press, 2005.

SWALLA, B. J. Building divergent body plans with similar genetic pathways. Heredity, v. 97, p. 235243, 2006.

WAGNER, G. What is the promise of developmental evolution? Part I: Why is developmental biology necessary to explain evolutionary innovations. Journal of Experimental Zoology, v. 288, p. 95-98, 2000.

WRIGHT, J. P., GURNEY, W. S C.; JONES, C. G. Patch dynamics in a landscape modified by ecosystem engineers. Oikos, v. 105, p.336-348, 2004.

Downloads

Publicado

2013-09-11 — Atualizado em 2021-07-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS