A AFINIDADE COM A FÍSICA: UMA ANÁLISE FEITA COM ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS)

THE AFFINITY WITH PHYSICS KNOWLEDGE: AN ANALYSIS FROM THE GRADUATE STUDENTS OF PHISICS UFMS

Autores

  • Bruno dos Santos Simões Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Hamilton Perez Soares Corrêa Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Rodolfo Langhi Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150105

Palavras-chave:

Afetividade; Ensino de Física; Escolha da Carreira.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar fatores que influenciaram estudantes de Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) na escolha do curso, e o papel que seus próprios professores tiveram nessa escolha. Para tal, construímos e aplicamos um questionário a quarenta e cinco graduandos de Física (bacharelado e licenciatura). Dentre os resultados, destacamos que os estudantes investigados desenvolveram afinidades com a Física antes de optarem pela carreira. Ao apontarem professores dos quais tenham gostado durante o percurso de formação, aqueles que ministraram Física foram os mais lembrados. Porém, a afinidade com o conhecimento é o fator mais citado como definidor da escolha. Entendemos que o professor, mesmo não sendo peça fundamental nessa escolha, é um importante agente motivador, influenciando estudantes na escolha pela carreira científica.

The aim of this study is to investigate aspects that influenced students of Physics at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) to choose that course and the influence that their own teachers had on their decision. In order to do that, a questionnaire was prepared and answered by forty-five students of Physics (bachelor's course or teacher's course). In the results we highlighted that those students developed affinities with physics knowledge before choosing the course. The analysis suggests that the teacher, although not predominant in these choices, is an important catalyst, thus influencing students to choose a career in science co-operating.

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Publicado

2012-07-20

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS