A MÚSICA PODE SER UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS? ANALISANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CAN MUSIC BE A STRATEGY FOR TEACHING NATURAL SCIENCES? AN ANALYSIS OF CONCEPTS OF BASIC EDUCATION TEACHERS

Autores

  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ)
  • Priscilla Guimarães Zanella Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)
  • Tania Cremonini de Araújo-Jorge Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150106

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Estratégia Pedagógica.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma investigação dos possíveis usos da música popular brasileira por professores das disciplinas de Ciências Naturais e Biologia, e foi realizado em escolas de educação básica. A pesquisa foi do tipo descritiva, de campo, mista, e utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados. As informações obtidas no questionário demonstraram que a maioria dos professores utiliza com baixa frequência ou não utiliza a música popular brasileira como estratégia para o ensino dessas disciplinas. Foram discutidas as opiniões dos professores, ligando-as aos principais fatores que poderiam contribuir para aqueles resultados, bem como todos os motivos que levam os professores a utilizar ou não essa estratégia pedagógica.

The present work has as its goal the research on the possible uses of Brazilian Popular Music by teachers of Natural Sciences and Biology, and it was undertook in basic education schools. The research was descriptive, field made, also mixing and using the questionnaire to collect data. Information obtained by the questionnaire showed that most teachers almost never or do not use at all, Brazilian Popular Music as a strategy for teaching Natural Sciences or Biology. The teacher's opinions were also heard and all these key factors that could contribute to those results were gathered, exploring all the reasons that can make teachers use or not this teaching strategy.

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Publicado

2012-11-13

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS