METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS

METACOGNITION AND ACTIVITIES IN EXPERIMENTAL PHYSICS: THEORETICAL APPROACHES

Autores

  • Cleci Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • José de Pinho Alves Filho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014150107

Palavras-chave:

Pensamento Metacognitivo; Atividades Experimentais; Ensino de Física.

Resumo

O presente estudo refere-se a uma investigação teórica que teve o objetivo de estabelecer o conceito de metacognição e seus elementos, possíveis de serem potencializados nas atividades experimentais desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Médio. Devido à polissemia do termo na literatura, e diante dos resultados promissores de sua inserção no contexto educacional, julga-se pertinente proceder a uma identificação nas pesquisas internacionais, a fim de estabelecer os momentos em que essa forma de pensamento pode ser potencializada pelo professor, qualificando a aprendizagem. Como resultado, foram identificados seis elementos metacognitivos que, igualmente, se fazem presentes nas atividades experimentais e que, portanto, precisam ser entendidos como férteis, não somente em termos cognitivos, mas também para o estabelecimento de uma cultura de evocação do pensamento metacognitivo.

This study refers to a theoretical investigation to establish the concept of metacognition and its elements that could be leveraged in experimental activities carried out in Physics High school. Due to the different meanings of the term in literature and the promising results of its inclusion in the educational context, it is deemed appropriate to carry out an identification in international studies in order to establish when this thought may be enhanced by the teacher, qualifying learning. As a result, we identifies six metacognitive elements that are also present in the experimental activities and need to be understood as fertile, not only in cognitive terms, but also in the establishing a culture of evocation of metacognitive thinking.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROWN, Ann L.Theories of memory and the problems of development: activity, growth and knowledge. 1977. Disponível em: <http://www.eric.ed.gov/PDFS/ED144041.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2007.

BROWN, Ann L. Knowing when, where, and how to remember: a problem of metacognition. In: GLASER, Robert (Ed.). Advances in instructional psychology. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1978. v. 1. p. 77-165.

BROWN, Ann L. Metacognition, executive control, self-regulation, and other more mysterious mechanisms. In: WEINERT, Franz E.; KLUWE, Rainer H. (Eds.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p. 65-116.

CHI, Michelene T.; GLASER, Robert; REES, Ernest. Expertise in problem solving. In: STERNBERG, Robert J. (Ed.). Advances in the psychology of human intelligence. v. 1. Hilsdale, N.J.: Erlbaum, 1982.

CHI, Michelene T.; GLASER, Robert; REES, Ernest. Et. al.Self-explanations: How students study and use examples in learning to solve problems. Cognitive Science, v. 13, p. 145-182, 1989.

FLAVELL, John Hurley. First discussant´s comments: what is memory development the development of ? Human Development, n. 14, p. 272-278, 1971.

FLAVELL, John Hurley Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, Lauren B. (Ed.). The nature of intelligence. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1976. p. 231-236.

FLAVELL, John Hurley. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive - developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.

FLAVELL, John Hurley Speculations about the nature and development of metacognition. In: WEINERT, Franz E.; KLUWE, Rainer H. (Eds.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p. 21-29.

FLAVELL, John Hurley.; WELLMAN, Henry M. Metamemory. In: KAIL, Robert V.; HAGEN, John W. (Eds.). Perspectives on the development of memory and cognition. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1977. p. 3-33.

FLAVELL, John Hurley; MILLER, Patricia H.; MILLER, Scott A. Desenvolvimento cognitivo. Tradução de Cláudia Dornelles. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PINHO-ALVES, Jose. Atividades experimentais: do método à prática construtivista. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

Downloads

Publicado

2012-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS