CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS

Autores

  • Sheila Soares de Assis Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ)
  • Denise Nacif Pimenta Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ)
  • Virgínia Torres Schall Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150109

Palavras-chave:

Dengue; Educação em Saúde; Profissionais de Saúde e de Educação.

Resumo

Dentre os agravos à saúde que têm acometido a população brasileira, destaca-se a dengue, a qual requer ações de controle integradas e participativas. O estudo investigou a existência ou não de ações intersetoriais entre os campos da saúde e da educação em uma área endêmica do Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores de Ciências e Biologia de uma escola pública e dezesseis profissionais de saúde de uma unidade próxima à escola selecionada. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o conhecimento sobre a doença é superficial, falta diálogo entre os protagonistas dos setores investigados e os materiais informativos de que dispõem são escassos e por vezes inadequados.

Among the major health problems which have affected the Brazilian population is dengue, requiring integrated and participatory control actions. The study investigated the existence or no of intersectoral actions between health and education areas in an endemic region of Rio de Janeiro state. To such were conducted semi-structured interviews with seven teachers of science and biology of a public school and 16 health professionals from a health care unit close the school selected. The interviews were analyzed by thematic content. The results showed superficial knowledge about the disease, lacking dialogue between the protagonists of the sectors investigated and the informational materials available are scarce and sometimes inadequate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, I. C. N. Estudos das concepções prévias de alunos de ensino médio e elaboração de estratégias educativas. 2006. 116f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2006.

ASSIS, S. S.; PIMENTA, D. N.; SCHALL, V. T. A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2008 e 2011) e Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2009). Submetido a Revista Ciência e Educação, em dezembro de 2011.

ASSIS, S. S.; PIMENTA, D. N.; SCHALL, V. T. Materiais informativos/educativos impressos sobre dengue: análise e percepções atribuídas por profissionais de saúde e educação. Submetido a Revista Brasileira de Educação em Ciências, em janeiro de 2012.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 5 ed. Lisboa: Edições 70; 2009.

BARZANO, M. A. L. Saneamento básico, história da ciência e formação de professores: um relato de experiência. In: Teixeira, P. M. M.; Razera, J. C. C. (Org.). Ensino de Ciências: pesquisas e pontos em discussão. Campinas: Komedi, 2009. p. 251-270.

BRASIL. Presidência da republica. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Brasília, 2007a. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14578:programa-saude-nasescolas&catid=194:secad-educacao-continuada> Acesso realizado em: 26 de março de 2011.

CAZOLA, L. H. O. et al. O controle da dengue em duas áreas urbanas do Brasil central: percepção dos moradores. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.20, n.3, 786-796, 2011.

CHIARAVALLOTI NETO, F. et al. Controle do dengue em uma área urbana do Brasil: avaliação do impacto do Programa Saúde da Família com relação ao programa tradicional de controle. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n.5, p.987-997, 2006.

FERREIRA, I. R. C. et al. Diplomas Normativos do Programa Saúde na Escola: análise de conteúdo associado à ferramenta ATLAS TI. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/artigo_int.php?id_artigo=8359>. Acesso realizado em: 13 de outubro de 2011.

FIGUEIREDO, T. A. M.; MACHADO, V. L. T.; ABREU, M. M. S. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15n. 2, p. 397- 402, 2010.

FRANÇA, V. H. As Leishmanioses em escolas do ensino básico de Divinópolis, MG: análise de livros didáticos de ciências e biologia e das representações sociais de professores sobre o tema. 2011. 217f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte, 2011.

GARFINKEL, S. Wikipedia and the Meaning of Truth: why the online encyclopedia's epistemology should worry. Technology Review, Massachusetts, v. 111, n. 6, p. 84-6, 2008.

GIL, L. M. B. Desenvolvimento de materiais para educação popular em dengue: estudo das concepções de estudantes do ensino de jovens e adultos em Nova Iguaçu. 2006. 102f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2006.

GONÇALVES, F. D. et al.A promoção da saúde na educação infantil. Interface - comunicação, saúde e educação, Botucatu, v.12, n.24, p.181-92, 2008.

IBRAHIM, N. K. R. et al. Knowledge, attitudes, and practices relating to Dengue fever among females in Jeddah high schools. Journal of Infection and Public Health, v. 2, n. 1, p.30-40, 2009.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2007.

MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004.

MCNAUGHTON, D. et al. Beyond the 'back yard': Lay knowledge about Aedes aegypti in northern Australia and its implications for policy and practice. Acta Tropica, v.116, n. 1, p.74-80, 2010.

MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: Oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, 1993.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: HUCITEC, 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (ME). Guia de livros didáticos PNLD 2008: Ciências. Brasília: MEC, 2007b.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (ME). Guia de livros didáticos: PNLD 2011: Ciências. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS). Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2009a.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica: Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009b.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS). Nota Técnica N.º 109/ 2010 CGPNCD/DEVEP/SVS/MS: O uso racional de inseticidas no controle do Aedes aegypti e sua utilização oportuna em áreas com transmissão de dengue. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: <http://www.portal.saude.gov.br/portal/ arquivos/pdf/nt_inseticida_na_dengue_9_9_10.pdf>. Acesso realizado em: 27 out 2011.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS). Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue. Casos de Dengue. Brasil, Grandes Regiões e Unidades Federadas. 1997 a 2011. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: <http://www.portal. saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/dengue_classica_90_11_10_02_12.pd> Acesso realizado em: 13 mai 2012.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MORIN, E. A cabeça bem feita.16 ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2009.

NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M. Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem. Pro-Posições, São Paulo, v. 18, n. 1 (52), p. 213-226, 2007.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Dengue guidelines for diagnosis, treatment, prevention and control. Geneva: WHO Publication, 2009.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). First WHO report on neglected tropical diseases: working to overcome the global impact of neglected tropical diseases. Geneva: WHO Publication, 2010. Disponível em: <http://www.who.int/neglected_diseases/2010report/en/>. Acesso em: 20 out. 2010.

PEREIRA, Z. M. Estudo das percepções de estudantes da rede pública e da helmintofauna associada ao caramujo africano Achatina fulica Bowdich, 1822 (Mollusca, Gastropoda) em Barra do Piraí (RJ): subsídios para uma intervenção educativa. 2010. 115f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde), Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABORAÍ (PMI). Plano municipal de saneamento básico: relatório base. Itaboraí: Gerencial consultora e participações, 2010. Disponível em: <http://www.itaborai.rj.gov. br/home/PMSB.pdf>. Acesso realizado em: 9 de abril de 2011.

RANGEL-S, M. L. Dengue: educação, comunicação e mobilização na perspectiva do controle - propostas inovadoras. Interface-Comunicação Saúde Educação, Botucatu, v. 12, n. 25, p.433-41, 2008.

REIS, D. C. Educação em saúde: Aspectos históricos e conceituais. In: Gazzinelli, M. F.;REIS, D. C. Marques, R. C. (Orgs). Educação em saúde: teoria, método e imaginação. Belo Horizonte: UFMG, 2006. p. 19-24.

REZENDE, F. QUEIROZ, G.; FERRAZ, G. Objetivos do ensino na perspectiva de professores das ciências naturais. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 13-28, 2011.

SANTOS, A. M. Inovações no Ensino de Ciências e na Educação em Saúde: Um Estudo a Partir do Projeto Finlay. 2005. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 7ed. Porto: Edições Afrontamento, 1995.

SANTOS, L. S.; CABRAL, A. C. S. P.; AUGUSTO, L. G. S. Conhecimento, atitude e prática sobre dengue, seu vetor e ações de controle em uma comunidade urbana do Nordeste. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol.16, supl.1, p.1319-1330, 2011.

SCHALL, V. T. Saúde e cidadania. In: Pavão, A. C.Ciências: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 18). p. 179-196.

SELLES, S. L. E.; FERREIRA, M. S. Disciplina escolar de Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: Marandino, M.; Selles, S. L. E.; Ferreira, M. S.; Amorim, A. C. R. (Org.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EdUFF, 2005.

STOTZ, E. N. Enfoques sobre educação e saúde. In: VALLA, V. V; STOTZ, E. N. (Org.). Participação popular, educação e saúde: teoria e prática. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993. p. 11-22.

TEIXEIRA, M. G.; COSTA, M. C. N.; BARRETO, M. L. E o dengue continua desafiando e causando perplexidade. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 5, p.828-829, 2011.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS