O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA BIOEXPOSIÇÃO "A CÉLULA AO ALCANCE DA MÃO" EM UM CENTRO DE CIÊNCIAS: DESAFIOS DA MEDIAÇÃO
THE PROCESS OF APPROPRIATING BIOEXPOSITION "THE CELL AT HAND" IN A SCIENCE CENTER: CHALLENGES OF MEDIATION
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172013150110Palavras-chave:
Centro de Ciências; Mediação; Bioexposição.Resumo
Os espaços não formais de ensino têm como principal função promover a divulgação científica e a popularização da ciência. A fim de proporcionar a inclusão social e a divulgação dos conhecimentos relativos ao corpo humano, foi desenvolvida pelo Museu de Ciências Morfológicas da UFMG a coleção de arte-educação "A célula ao alcance da mão". O presente trabalho tem como intuito relatar, efetuando um diálogo com o referencial teórico da área, o processo de apropriação dessa exposição pelo Centro de Ciências da UFJF, desde a etapa do planejamento à realização de pesquisas junto aos visitantes. Os dados obtidos reafirmam a importância de os espaços não formais investirem na formação de seus mediadores, como também de institucionalizar o registro de sua memória.
The non-formal education spaces have as main function to promote scientific communication and popularization of science. In order to provide social inclusion and dissemination of knowledge on the human body it was developed by the Museum of Morphological Sciences of UFMG the collection of art education "The cell at hand." The present work aims to report, while having a dialogue with the theoretical references os the area, ABOUT the process of appropriation of this exhibition at Science Center (of UFJF), from planning the exhibition to surveying the visitors. The data reaffirm the importance of non-formal spaces investments in mediators training programs as well as in institutionalizing the record of their memory.
Referências
BARZANO, M. A. L. Educação não-formal: Apontamentos ao Ensino de Biologia. Ciência em Tela, vol.1, n. 1, 1-5, 2008. Disponível em: < http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/ Barzano_2008_1.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2012.s/d
BOGDAN R. C. E; BIKLEN S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
CENTRO DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UFJF, MG. Disponível em: <http://www.ufjf.br/centrodeciencias/home/centro-de-ciencias/>. Acesso em 20/12/2011.s/d
COSTA, A. G. Os "explicadores" devem explicar? In: MASSARANI, Luisa; MERZAGORA, Matteo; RODARI, Paola (orgs.). Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007, p. 27-30. Disponível em: <http://www.museudavida.fiocruz.br/media/Mediacao_final.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2012.
GRUZMAN, C.; SIQUEIRA, V. H. F. O papel educacional do Museu de Ciências: desafios e transformações conceituais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, ES, vol. 6, nº 2, 402-423, 2007. Disponível em: <http://www.reec.uvigo.es/volumenes/volumen6/ART10_Vol6_ N2.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2012.
LEAL, M. C.; GOUVÊA, G. Narrativa, mito, ciência e tecnologia: O ensino de ciências na escola e no museu. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, vol. 2, no. 1, p. 1-29, 2002. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/18/49>. Acesso em: 09 jan. 2012.
MARANDINO, M. Ação educativa, aprendizagem e mediação nas visitas aos museus de ciências. In: MASSARANI, L. (Ed.). Workshop Sul-Americano & Escola de Mediação em Museus e Centros de Ciência. Rio de Janeiro, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2008, p. 21-28. Disponível em: <http://www.museudavida.fiocruz.br/media/Mediador2008.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2012.
MORA, M. C. S. Diversos enfoques sobre as visitas guiadas nos museus de ciência. In: MASSARANI, Luisa; MERZAGORA, Matteo; RODARI, Paola (orgs.). Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007, p. 2126. Disponível em: <http://www.museudavida.fiocruz.br/media/Mediacao_final.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2012.
NASCIMENTO, S. S. O corpo humano em exposição: promover mediações sócio-culturais em um museu de ciências. In: MASSARANI, L. (Ed.). Workshop Sul-Americano & Escola de Mediação em Museus e Centros de Ciência. Rio de Janeiro, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2008, p. 11-20. Disponível em: <http://www.museudavida.fiocruz.br/media/Mediador2008.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2012.
PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia: Abordagem teórico-prática. 10 ed. Campinas: Papirus, 2004.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e Crítica de um Conceito. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 17-52.
RIBEIRO, M. G. Inclusão Social em Museus. In: REUNIÓN DE LA RED DE POPULARIZACIÓN DE LA CIÊNCIA Y LA TECNOLOGIA EM AMERICA LATINA Y EL CARIBE (RED POP - UNESCO) Y TALLER "CIÊNCIA, COMUNICACIÓN Y SOCIEDAD", 10, 4, 2007, San José, Costa Rica. Anais... San José, Costa Rica: CIENTEC, 2007. Disponível em: <http://www.cientec.or.cr/pop/2007/BR-MariaRibeiro.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2012.
RODARI, P.; MERZAGORA, M. Mediadores em museus e centros de ciência: Status, papéis e treinamento. Uma visão geral européia. In:
MASSARANI, Luisa; MERZAGORA, Matteo; RODARI, Paola (Orgs.). Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007, p. 07-20. Disponível em: <http://www.museudavida.fiocruz.br/media/Mediacao_final.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2012.
SILVA, C. S.; OLIVEIRA, L. A. A. Mediadores de Centros de Ciências e os seus papéis durante as visitas escolares. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte: v.13, n.02, p.47-64. 2011. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ ensaio/article/viewArticle/229>. Acesso em: 09 jan. 2012.