AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA
REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172013150111Palavras-chave:
Formação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva.Resumo
O objeto de investigação deste trabalho diz respeito aos aspectos relativos a práticas reflexivas e ao discurso junto a dois professores de Química da rede estadual de ensino de Pernambuco que desenvolvem suas atividades docentes há vários anos, sendo, por isso, considerados experientes. Foram gravados e analisados, qualitativamente, vídeos de aulas e entrevistas realizadas com esses docentes tendo como base teorias prático-reflexivas. As análises dos dados evidenciam que os docentes se apropriaram de aspectos característicos da prática reflexiva no âmbito discursivo, entretanto, em situações de aulas, suas ações se constituíram caracteristicamente tradicionais.
This work consists of an investigation about aspects related to the reflexive practices and the speech, between two chemistry teachers from the statewide network of Teaching of the State of Pernambuco who develop their teaching activities for several years, being therefore, considered experienced. In addition to that, qualitatively analyzed interviews and videos of lessons from these teachers were recorded, and used as theories of practical-reflective input. The analyses of the data showed up that teachers appropriated themselves of aspects that were characteristic of the reflexive practice in the discursive context, meantime, in situations of classrooms, the actions of those teachers appeared characteristically traditional.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 9. ed. Campinas (SP): Papiros, 2003.
ALMEIDA, M. A. V.; BASTOS, H. F. B. N. O professor de química e o processo reflexivo sobre sua ação em sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4,2003. Bauru, SP. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2003.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1997.
ALTARUGIO, M. H.; VILLANI, A. O papel do formador no processo reflexivo de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, V15(2), pp. 385-401, 2010.
CHASSOT, A I. Para que (em) é útil o ensino? Alternativa para um ensino (de Química) mais crítico. Canoas: Ed. da ULBRA, 1995.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MALDANER, O. A. A formação continuada de professores de química. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.
MARCUSCHI, L. A. O diálogo no contexto da aula expositiva: continuidade, ruptura e integração. In: Dino Preti. (Org.). Diálogos na fala e na escrita: Projetos Paralelos. Vol. 7. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005.
MORTIMER, E. F.; SILVA, P. S. Formação continuada e mudanças nas práticas pedagógicas:o que dizem aos professores de química. In:
ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4. 2003. Bauru, SP. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2003.
NERY, B. K.; MALDANER, O. A. Ações Interativo-Reflexivas na Formação Continuada de Professores. Química Nova na Escola, São Paulo, Vol. 31, n° 2, 2009.
PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: Abordagem teórico-prática.10ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
PAULA, C. S. M. M. O professor como agente da construção da teoria e da prática. Revelli - Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG. Inhumas, GO, v. 3, n. 1, p. 18-3, 2011.
PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder - Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
RODRIGUES, D. B; SOBRINHO, J. A. C. M(orgs). Formação de professores e práticas docentes - olhares contemporâneos. Belo Horizonte, MG: Ed. Autêntica, 2007.
ROSA-SILVA, P. O.; JÚNIOR, Á. L.; LABURÚ, C. E. Análise das reflexões da professora de ciências sobre a sua relação com os alunos e implicações para a prática educativa. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v.12, n.01, pp.63-82, 2010.
SANTOS, B. F. e SANTOS, L. N. Formação continuada de professores de química: qual modelo, qual formação?. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4,2003. Bauru, SP. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2003.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. IN: NÓVOA, Antônio (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
SILVA E. L., SALES M. G. P. e CHINEN, J. Investigando a prática docente dos professores de química d.e. - Mauá, discutindo-a e confrontando-a com os pressupostos presentes nos PCNS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4. 2003. Bauru, SP. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2003.
ZANON, L. B.; SCHNETZLER, R. P. Interações triádicas entre licenciandos, professores e formadores na licenciatura de química/ciências. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4. 2003. Bauru, SP. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2003.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores por ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.