AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA

REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING

Autores

  • Agilson Nascimento Souza Rede Estadual de Educação Básica de Pernambuco
  • Suely Alves da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Rosane Maria Alencar Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150111

Palavras-chave:

Formação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva.

Resumo

O objeto de investigação deste trabalho diz respeito aos aspectos relativos a práticas reflexivas e ao discurso junto a dois professores de Química da rede estadual de ensino de Pernambuco que desenvolvem suas atividades docentes há vários anos, sendo, por isso, considerados experientes. Foram gravados e analisados, qualitativamente, vídeos de aulas e entrevistas realizadas com esses docentes tendo como base teorias prático-reflexivas. As análises dos dados evidenciam que os docentes se apropriaram de aspectos característicos da prática reflexiva no âmbito discursivo, entretanto, em situações de aulas, suas ações se constituíram caracteristicamente tradicionais.

This work consists of an investigation about aspects related to the reflexive practices and the speech, between two chemistry teachers from the statewide network of Teaching of the State of Pernambuco who develop their teaching activities for several years, being therefore, considered experienced. In addition to that, qualitatively analyzed interviews and videos of lessons from these teachers were recorded, and used as theories of practical-reflective input. The analyses of the data showed up that teachers appropriated themselves of aspects that were characteristic of the reflexive practice in the discursive context, meantime, in situations of classrooms, the actions of those teachers appeared characteristically traditional.

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Publicado

2012-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS