UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS

A STUDY OF HIGH SCHOOL STUDENTS' SOCIAL REPRESENTATIONS OF INSECTS

Autores

  • Oziel Santana Neri Trindade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Juvenal Cordeiro Silva Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Paulo Marcelo Marini Teixeira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140303

Palavras-chave:

Estudantes; Representações sociais; Insetos.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as representações sociais construídas pelos estudantes do Ensino Médio em relação aos insetos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários junto a 100 estudantes de duas escolas públicas. A análise foi desenvolvida com apoio da Teoria das Representações Sociais. Os resultados indicam que os estudantes sustentam uma imagem predominantemente pejorativa em relação à grande maioria desses organismos. Tal imagem depreciativa é influenciada pelos meios de comunicação, pela escola e pelo conhecimento popular disseminado nas relações interpessoais. Ao final do trabalho, alertamos para a importância da atuação da escola na desmistificação das representações sustentadas pelos estudantes e para a construção de uma perspectiva mais ecológica na abordagem dos assuntos relacionados ao ensino de Zoologia.

The objective of this study was to identify the social representations constructed by high school students with regard to insects. Data were collected by means of the application of a questionnaire to 100 students of two public schools. The results indicate that the students hold a predominantly negative image of the great majority of these organisms. This pejorative image is influenced by the media, the school and popular knowledge spread through interpersonal relationships. At the end of the work, we point out the important role schools play in demystifying these representations held by students and in constructing a more ecological perspective in approaches to matters related to the teaching of Zoology.

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Publicado

2012-07-20

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS