REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA
RECORDS OF SEMIOTICS REPRESENTATION AND THEIR CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF PHYSICS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172012140306Palavras-chave:
Mobilização de conteúdos; Registros de representação semiótica; Ensino de Física.Resumo
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que tem por objetivo apresentar como ocorrem as mobilizações de conhecimentos matemáticos na resolução de tarefas de Física, considerando os registros de representação semiótica. Para evidenciar o exposto, trazemos uma análise qualitativa centrada na transformabilidade dos registros de representação semiótica e em aspectos didáticos de três tarefas que fizeram parte de um de nossos instrumentos utilizados na pesquisa, bem como uma síntese explicitando o que Duval entende por registros de representação semiótica. Ao final, apresentamos algumas considerações que apontam para as dificuldades que alunos podem ter no momento da resolução de tarefas de Física que, de certa forma, associam-se com a transformabilidade de um registro de representação semiótica.
This article presents data from a research that aims to show how mobilizations of mathematical knowledge occur when solving Physics tasks, considering the records of semiotic representation. To demonstrate the above, we present a qualitative analysis focused on the transformability of the records of semiotic representation of three tasks that were part of one of the instruments used in field research, as well as a summary explaining what they meant by Duval records of semiotic representation. In the end we present some considerations that point to the difficulties students may run into at the time of solving Physics tasks, which are somehow associated with the transformation of a record of semiotic representation.
Downloads
Referências
BONJORNO, R. A. et al. Física completa. Volume único: ensino médio. 2. ed. São Paulo: FTD, 2001.
DUVAL, R. Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de Didactiques et de Sciences Cognitives, Paris, v 5, p. 37-65,1993.
DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2003. p. 11-33.
DUVAL, R. Semiósis epensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Trad. de Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
SANTOS, C. A. B. O ensino da Física na formação do professor de Matemática. 2010. 189 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2010.(2010)