SENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA ILHA DE COTIJUBA

SUBJECTIVE SENSES RELATED TO THE MOTIVATION OF STUDENTS FROM THE SCIENCE CLUB OF COTIJUBA ISLAND

Autores

  • José Moysés Alves Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Wilton Rabelo Pessoa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ana Sgrott Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Janes Kened Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Patrícia Feitosa Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luiz Carlos Silva Conceição Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140307

Palavras-chave:

Subjetividade; Motivação; Clube de Ciências.

Resumo

Objetivamos, no presente estudo, conhecer os sentidos subjetivos que afetam a motivação dos estudantes do Clube de Ciências da Ilha de Cotijuba. Entrevistamos 6 estudantes sobre suas atividades, o projeto que estavam realizando, suas relações com os professores, colegas, familiares, e sobre suas aulas de Ciências na escola. Os estudantes mencionaram qualidades de suas relações interpessoais e características das atividades que os motivavam a participar do Clube e das aulas de Ciências na escola. Também apontaram problemas infraestruturais e circunstanciais que desencorajavam tal participação. Os aspectos destacados, alguns específicos desse contexto histórico-cultural, aparecem em configurações subjetivas ligeiramente diferentes para cada estudante. O enfoque adotado nos pareceu adequado para compreender a motivação dos estudantes de uma forma sistêmica.

We aim in this study to know the subjective senses that affect students' motivation to participate in the Science Club from Cotijuba Island. We interviewed six students on their activities, the project they were doing, their relationships with teachers, colleagues, family and their Science classes at school. Students mentioned qualities of interpersonal relationships and characteristics of activities, which motivated them to join the club and Science classes in school. They also pointed out infrastructural problems and circumstances that discouraged such participation. These aspects, some specific of the historical and cultural context, appear in slightly different subjective configurations for each student. The approach taken seemed appropriate to understand the motivation of students in a systemic way.

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Publicado

2012-07-20 — Atualizado em 2021-06-14

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS