ANALOGIAS EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR

ANALOGIES IN UNDERGRADUATES' GENERAL CHEMISTRY TEXTBOOKS

Autores

  • Wilmo Ernesto Francisco Junior Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Welington Francisco Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ana Carolina Garcia de Oliveira Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140309

Palavras-chave:

Analogia; Livro didático; Química geral.

Resumo

Apesar da comum utilização das analogias em livros de ciências em geral, estudos envolvendo essa presença em livros de Ensino Superior não são usuais. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um estudo sobre as analogias encontradas nos livros de Química Geral voltados ao Ensino Superior, na tentativa de fazer um paralelo com estudos cujas análises se deram para livros de Ensino Médio. Após a leitura integral das obras, identificou-se 212 analogias, as quais foram classificadas conforme sistema de categorias adaptado de outros estudos. Foi observada maior presença de analogias nas obras do Ensino Superior, diferenças no tipo de relação analógica e menor presença de analogias ilustrativas. Também foram discutidos apontamentos sobre um uso mais adequado de algumas das analogias, assim como sobre o papel do professor.

Although analogies are commonly used in Science textbooks, studies on textbooks used in undergraduate courses are unusual. Taking this into account, this paper presents an analysis on the analogies found in General Chemistry textbooks, aiming to establish a parallel with studies whose focus was on high school textbooks. After reading the textbooks, 212 analogies were identified. They were classified according to a system of categories adapted from studies present at the literature. Undergraduates' textbooks presented more analogies than high school textbooks, differences in analogical relation and a minor presence of illustrative analogies. This work also discusses directions for an adequate use of some analogies, as well as aspects related to the teachers role.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOZELLI, F. K.; NARDI, R. O uso de analogias no ensino de física em nível universitário: interpretações sobre os discursos do professor e dos alunos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 77-100, 2006.

CURTIS, R. V.; REIGELUTH, C. M. The use of analogies in written text. Instructional Science,[sl], v. 13, n. 2, p. 99-117, 1984.

DAGHER, Z. R. Review of studies on the effectiveness of instructional analogies in science education. Science Education, [s.l], v. 79, n. 3, p. 295-312, 1995.

DUARTE, M. C. Analogias na educação em ciências: contributos e desafios. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 7-29, 2005.

DUIT, R. On the role of analogies and metaphors in learning science., Science Education [s.l], v. 75, n. 6, p. 649-672, 1991.

FERRAZ, D. F.; TERRAZZAN, E. A. O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 107-118, 2002.

FRANCISCO JUNIOR, W. E. Analogias em livros didáticos de química: o caso das obras aprovadas pelo PNLEM 2007. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v 14, n. 1, p. 121-143, 2009.

MONTEIRO, I. V.; JUSTI, R. Analogias em livros didáticos de química destinados ao ensino médio., Investigações em Ensino de Ciências Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 67-91, 2000.

OLIVA, J. M. et al. Una propuesta didáctica basada en la investigación para el uso de analogias en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 19, n. 3, p. 453-470, 2001.

TERRAZZAN, E. A. et al. Estudo das analogias utilizadas em coleções didáticas de física, química e biologia., Enseñanza de las Ciencias Vigo, Espanha, número extra, 2005.

THIELE, R.; TREAGUST, D. An interpretative examination of high school chemistry teachers' analogical explanations. Journal of Research in Science Teaching, [s.l], v. 31, n. 3, p. 227-242, 1994.

TREAGUST, D. F.; DUIT, R. JOSLIN, P.; LINDAUER, I. Science teachers' use of analogies: observations from classroom practice. International Journal of Science Education [s.l], v. 14, n. 4, p. 413-422, 1992.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS