REPRESENTAÇÃO E DISTORÇÕES CONCEITUAIS DO CONTEÚDO “FILOGENIA” EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
REPRESENTATION AND CONCEPTUAL INADEQUACIES OF THE TOPIC "PHYLOGENY" IN BIOLOGY TEXTBOOKS FOR HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172012140310Palavras-chave:
Ensino de Biologia; Evolução; Manual didático.Resumo
Livros didáticos frequentemente são utilizados como único veículo de conteúdos, marcados pela forma fragmentária de organização. Este trabalho objetivou analisar a inserção do tema "Filogenia" nos livros didáticos, procurando detectar incorreções conceituais que dificultam a compreensão do tema. Fizeram parte da amostra livros didáticos de Ensino Médio, analisados com base em critérios fundamentados pela literatura e documentos oficiais nacionais. Analisamos 13 coleções sob os seguintes critérios: conteúdo teórico; recursos visuais; atividades propostas e recursos para o professor. Oito livros contemplavam o assunto, com profundidade e clareza variáveis. Distorções conceituais comuns incluíram a confusão entre "Taxonomia" e "Sistemática", equivalência entre "evolução" e "progresso" e a concepção de evolução como sequencia linear de modificações em processo direcional. Tais distorções são agravadas pela escassez de atividades para o aluno e recursos para o professor sobre o tema.
Biology textbooks have been frequently used as the only content resource, characterized by a fragmentary organization. This research aimed to analyze the insertion of the topic "Phylogeny" in textbooks, searching for conceptual distortions and approaches that endanger the understanding of the subject. The sample consisted of high school textbooks, whose analysis was based on criteria proposed in the literature and in national official documents. We analyzed 13 collections, using the following criteria: theoretical content; visual resources; and the proposal of activities and resources for teachers and students. Eight books presented the topic with varied levels of depth and clarity. Common conceptual inaccuracies included confusion between "Taxonomy" and "Systematics", equivalence between "evolution" and "progress" and the concept of evolution as a linear sequence of modifications in a directional process. Such distortions are aggravated by the scarcity of activities for students and resources for teachers on the subject.
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